O que precisa para alugar um carro? Confira tudo com a Happy!

Viajar, conhecer novos lugares ou poder se locomover livremente dentro da cidade sem depender de táxis e caronas por aplicativo é maravilhoso, não é? Afinal, muitas vezes deixamos de ir a certos locais por ser complicado demais chegar até lá.

Para isso existe uma solução: o aluguel de carros! Uma ótima escolha para te trazer conforto, praticidade e liberdade. Quer saber o que precisa para alugar um carro?

No post vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o aluguel de carros: as exigências, cuidados e o que fazer quando acontece algum imprevisto. Aperte os cintos e boa leitura!

Afinal, o que eu preciso para alugar um carro?

Os documentos e exigências necessárias mudam de locadora para locadora, mas existem alguns requisitos considerados padrão. Confira os principais critérios:

Idade mínima de 21 anos

Para alugar um carro em território nacional, o requisito padrão é que o motorista tenha, no mínimo, 21 anos. Ah, mas lembre-se que isso não vale como regra, uma vez que esse requisito é um critério da empresa de locação.

homem de blusa mexendo em um celular

Alguns negócios permitem o aluguel para jovens entre 18, mas cobram taxas extras por conta dos riscos relacionados à idade e à falta de experiência no volante.

No mínimo 2 anos de habilitação

A maioria das empresas exige, no mínimo, 2 anos de expedição da carteira. Outro fator importante é que ela esteja dentro do prazo de validade: se sua CNH está vencida, mas ainda está dentro dos 30 dias permitidos para dirigir, não será aceita. Então fique de olho nas condições e exigências da locadora!

Documentos pessoais

Cada locadora exige documentos diferentes. O padrão mais comum é apresentar CNH, RG, CPF e comprovante de residência. Com esses documentos, a locadora consegue tomar as medidas necessárias em casos de imprevistos.

Vale lembrar que o comprovante de residência precisa estar no mesmo nome dos documentos ou de alguém de parentesco próximo.

Cartão de crédito

Também é comum que as empresas peçam um cartão de crédito com limite disponível para pré-autorização da caução – por questões de segurança e garantia. A caução é uma garantia dada à locadora para possíveis danos causados no automóvel.

mãos com cartão de credito e do lado um planta e um computador

E para alugar um carro no exterior? O que muda?

Existem poucas diferenças para alugar um carro no exterior! A CNH brasileira é aceita em muitos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália e muitos outros, basta usá-la acompanhada de seu passaporte e pronto.

Para países que não aceitam a carteira brasileira, será necessário ir até o Detran de sua cidade e pedir para emitir uma Permissão Internacional para Dirigir. Essa permissão varia de valor de estado para estado.

Confira as habilitações necessárias para locar nos EUA, Canadá e Europa!

Outro fator importante para alugar carros no exterior é a idade. Apesar de no Brasil ser possível a partir dos 21 anos, alguns locais exigem que o condutor tenha 25 anos. Vale lembrar que, dependendo da locadora, é possível dirigir tendo menos que essa idade, mas para isso você vai precisar pagar uma taxa diária a mais do valor do aluguel.

O que acontece se eu bater o veículo?

A locadora deve ser informada imediatamente, independentemente do nível do acidente. É indispensável que um boletim de ocorrência seja feito em no máximo 24 horas após o ocorrido, uma vez que a seguradora será acionada e a locadora analisará se você terá que cobrir os custos ou não.

homem com uma mão no carro batido e com o celular no ouvido em uma rua com arvores ao lado

Ao alugar um carro, não se esqueça de prestar atenção no seguro do veículo alugado e na forma de pagamento do mesmo. Os cartões de crédito nacionais não funcionarão, então é necessário que você tenha em mãos um cartão internacional!

E se o veículo for roubado?

Existem seguros que cobrem furtos e roubos de carros de aluguel. Tudo depende da cobertura contratada e de seu contrato com a locadora! Independentemente do seguro acordado, é necessário avisar imediatamente a locadora, ir à delegacia, registrar a ocorrência em no máximo 48 horas e apresentar o B.O. (boletim de ocorrência).

homem na janela de um carro apontando uma arma

Toda precaução nunca é demais! Ao contratar um serviço de aluguel de carro, faça questão de que o seguro de acidentes e furto esteja no contrato. Afinal, custear uma pequena taxa extra é muito melhor do que arcar com danos muito grandes.

Se deseja viajar para outro país, aproveite para conhecer os tipos de seguros para alugar um carro no exterior!

O que acontece se eu perder a chave do carro alugado?

O procedimento, em geral, é simples! Basta entrar em contato com o número da assistência rodoviária da locadora, relatar o que aconteceu e esperar as instruções para a substituição das chaves! Caso você não tenha acesso ao contato, acione o escritório local da empresa.

homem encostado no carro no telefone em uma estrada

Cada locadora tem suas formas de lidar com uma situação como essa, mas o comum é que você tenha que pagar os custos de uma chave nova. Dependendo do modelo e tipo de chave, a substituição pode custar de R$50 até R$800.

Posso estacionar o veículo alugado em vias públicas?

Sim, você pode estacionar seu carro alugado em vias públicas! Mas, para evitar prejuízos por descuidos com coisas simples, sempre tenha cuidado. Confira algumas dicas para evitar imprevistos com seu carro alugado:

  • Confira se o local é seguro e não tem muitos riscos de roubo;

  • Em dias de chuva, estacione em lugares abertos e longe de árvores;

  • Verifique as travas das portas, janelas e porta-malas;

  • Não deixe objetos de valor à vista dentro do carro, eles podem chamar a atenção de assaltantes.

Veja também o material que preparamos com dicas para não ser roubado e nem sofrer golpes durante suas viagens.

O que acontece se eu for multado?

O valor da multa e os pontos na carteira são inteiramente de responsabilidade de quem assinou o contrato! A multa chegará para a locadora e ela te notificará. Caso tenha condutor adicional e ele seja o motorista na hora da infração, o locatário terá que avisar a locadora para que os pontos na carteira cheguem para a pessoa certa.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para te ajudar a alugar um carro! Agora que você já sabe sobre aluguel de carros, que tal aprender sobre seguro para viagens internacionais? Esperamos você no próximo post.

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.