Confira as principais dicas para viajar sozinho!

Viajar sozinho pela primeira vez pode causar muito medo e ansiedade. Mas apesar de parecer assustador, a experiência é muito tranquila e pode criar memórias para a vida toda.

Pensando nisso, a Happy Tours preparou para você uma série de dicas para te ajudar a começar a viajar sozinho. Venha com a gente e confira as dicas!

Confira 13 dicas para viajar sozinho pela primeira vez!

Não existe um manual de regras que devem ser seguidas para viajar sozinho. Apesar disso, existem algumas dicas que podem transformar sua experiência e fazer com que sua viagem seja um sucesso. Confira as dicas que a Happy Tours preparou para você!

1. Faça passeios em grupo

Se você tem o sonho de conhecer locais remotos ou com poucos habitantes, opte por passeios em grupos. Pesquise por agências de turismo que oferecem pacotes com guias e mais pessoas. Além de promover mais segurança, esse tipo de passeio te permite fazer amizades com os integrantes do grupo.

duas pessoa felizes olhando para o lado e outras duas olhando para um mapa

2. Leve sempre um quantia de dinheiro extra

Imprevistos podem acontecem em todos os lugares. Por isso, sempre leve uma quantidade a mais de dinheiro para não faltar em casos de emergências. Outro fator muito importante relacionado ao financeiro é garantir duas formas de pagamento – como o dinheiro em espécie e um cartões pré-pagos.

3. Aproveite para refletir

Estamos tão acostumados com a rotina cheia de pessoas a nossa volta que por vezes sequer tiramos um tempo para respirar e aproveitar a paisagem. Viajar sozinho proporciona momentos de paz e calma, perfeitos para refletir e descansar.

mulher dormindo em cima de um pano estendido no chão

4. Informe amigos e familiares os detalhes da sua viagem

Ao colocar o pé na estrada e viajar, é muito importante deixar uma pessoa próxima a par dos detalhas de sua viagem: itinerários, horários de embarque e previsão de chegada, endereços e passeios planejados. Essa é uma das medidas de segurança mais fundamentais para aqueles que vão viajar sozinhos.

mulher escorada em uma mesa com uma xicara na mão e mexendo em um celular

5. Leve cópias autenticadas de documentos

Sempre verifique seus documentos antes de viajar e garanta que os mesmos são aceitos em seu local de destino. Principalmente em destinos internacionais, tenha certeza que seus documentos estão conforme as leis e faça uma cópia autenticada dos mesmos para casos de furto ou perda.

mulher em um escritório sentada em uma cadeira com papel na mão

Se quer ficar mais tranquilo durante suas viagens, entenda melhor sobre o seguro para viagens internacionais!

6. Faça amizade com pessoas locais

A melhor forma de conhecer os destinos, é conhecendo as pessoas que moram lá! Pensando nisso, não tenha vergonha de conversar e fazer amizades com locais, busque informações, converse, consiga companhias e crie memórias em suas viagens.

duas mulheres felizes em uma casa

7. Não fique tão paranoico com questões de segurança

É muito importante tomar cuidado e buscar formas seguras de conhecer o mundo. Apesar disso, não deixe o medo te impedir de realizar a viagem ou fazer passeios e conhecer locais novos. Mantenha os mesmos cuidados que você teria em sua cidade: cuide de seus pertences, não ande sozinho durante a noite e evite lugares muito perigosos. Com isso, sua viagem será bem sucedida e feita de forma segura.

mulher com um mapa na mão olhando para o lado

8. Aposte em hostels

Viajar sozinho por vezes pode ser solitário, e os hostels são ambientes muito propícios para a realização de novas amizades. Além disso, esse tipo de acomodação tem um custo menor que os hotéis comuns, ajudando a economizar durante sua viagem.

9. Conheça destinos locais

Até mesmo as cidades pequenas têm destinos históricos e culturais que podem agregar em uma viagem. Esses locais podem representar muito sobre o povo local e mostrar costumes e tradições. Por isso não deixe de visitar esses lugares! Separe um dia do seu cronograma e passeie pela cidade.

10. Experimente a culinária local

A gastronomia é uma das formas mais comuns para se conhecer uma cultura e tradições. Durante suas viagens, tire um tempo para pesquisar sobre a culinária local e os pratos típicos, e para conhecê-los. Procure por restaurantes de moradores da cidade e saia da rota turística para ter uma experiência imersiva da gastronomia típica.

11. Alugue um carro

A locomoção durante uma viagem sozinho pode ser muito complicada. Alugar um carro é uma ótima forma de se deslocar de um ponto turístico para o outro. Além disso, hoje em dia existem diversos locais para alugar carros que são em conta e muito práticos.

mulher feliz sentada em um banco de um carro

Se você quer viajar para os Estados Unidos, aproveite para entender como funciona o aluguel de carros no país!

12. Tenha em mão contatos úteis

Tenha em mãos telefones úteis para casos de emergências! O número da embaixada brasileira, polícia turística e números emergenciais do lugar (como bombeiros e polícia local) podem ajudar – e muito – em situações difíceis. Por isso, sempre tenha anotado em locais de fácil acesso.

mulher sentada em um sofá mexendo no celular

13. Evite o excesso de álcool

Bebidas alcoólicas podem reduzir a concentração e a atenção, e quanto mais você bebe, mais vulnerável fica. Por isso evite o excesso de álcool durante as viagens sozinho! Lembre-se que você não está em um lugar conhecido e cuide de seu bem-estar.

mulher feliz, com um copo de bebida alcoólica na mão

E aí, preparado para fazer as malas e ir conhecer um novo lugar sozinho? Continue acompanhando o blog da Happy Tours para mais dicas de viagens. Até a próxima!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.