Entenda como funciona o seguro de carros alugados nos EUA

Entenda como funciona o seguro de carros alugados nos EUA

Viajar para os Estados Unidos para trabalhar, estudar ou lazer costuma ser muito prazeroso. Porém, na hora de organizar a viagem é necessário tomar alguns cuidados para que tudo aconteça tranquilamente. Vale destacar que muitas pessoas nestes casos preferem usar o aluguel de carro, já que o custo-benefício é maior. Mas, afinal, como funciona o seguro de carros alugados nos EUA?

Apesar dos carros alugados serem ótimos modelos e as estradas estarem em boas condições de uso, é importante contratar um seguro para evitar problemas durante sua viagem. Neste post, você encontrará informações sobre quais são os seguros disponíveis nos EUA e como funciona este serviço.

Então, continue a leitura e confira!

O que é seguro para carros?

É uma contratação realizada entre uma seguradora e uma pessoa física ou jurídica com o objetivo de proteger um veículo dos danos causados por colisões, acidentes ou roubos. Nesse caso, existe um documento chamado apólice que inclui todas as cláusulas que orientam a execução do seguro, bem como apresenta as coberturas permitidas.

As seguradoras são regidas pelas leis do país onde ficam localizadas, já que existem seguros opcionais e obrigatórios determinadas por elas. Por isso, é essencial ficar atento a essas informações antes de contratar esse tipo de serviço, seja nos EUA ou em qualquer outra região do mundo.

Quais são os seguros para carros disponíveis?

Nos Estados Unidos existem diversos tipos de seguros para os carros que também abrangem os alugados. Eles protegem você de danos e prejuízos causados por acidentes em todo o território americano. Veja abaixo os principais tipos existentes:

  • Collision Damage Waiver (CDW): este seguro protege contra avarias e danos causados por acidentes, mas não cobre terceiros;
  • Loss Damage Waiver (LDW): além de proteger contra acidentes, ele também te resguarda quanto a roubos, porém os itens protegidos dependem da cobertura do seguro;
  • Liability Insurance (LI): já este seguro, protege contra danos causados à terceiros, incluindo danos materiais e morais. Ele é obrigatório e tem cobertura mínima de U$ 1.000.000, por isso sempre que locar um carro a locadora deve inclui-lo;
  • Extended Pretection (EP): este é opcional e pode ser contratado na própria locadora de carros. Ele serve para aumentar a cobertura em relação aos terceiros;
  • Personal Accident Insurance (PAI): este protege quem está no carro alugado no momento do acidente cobrindo despesas e custas médicas decorrentes da situação, bem como cobre remoção e morte;
  • Roadside Assistance (RSA): por fim, esse seguro cobre assistência em caso de emergências, como pneu furado, problemas com a chave, necessidade de guincho, falta de gasolina, entre outros.

Tanto o CDW e o LDW isentam o locatário da responsabilidade em relação aos danos no carro da locadora, sem ele você precisa arcar com todas as despesas geradas em decorrência dos problemas. Normalmente, estes seguros já estão inclusos gratuitamente na locação do carro.

Já o LI, é obrigatório por lei e resguarda os danos a terceiros. Além disso, ele é essencial para que você também não tenha que pagar pelo conserto do carro ou pelas despesas médicas dos outros veículos envolvidos no acidente. Por isso, ele deve ser contratado no momento da locação.

Lembre-se de que é importante contratar seguros para veículo alugado, pois você estará em outro país e não tem conhecimento de todas as leis vigentes. Então, o seguro é uma forma de resguardar a sua saúde física e financeira.

Leia também: O que levar na mala de viagem internacional: um guia para viajar.

Como funciona o seguro de carros alugados nos EUA?

O seguro de carros alugados nos EUA podem ser contratados diretamente na seguradora, na agência de viagens ou na própria locadora de carros. Vale destacar que nesse último caso o pagamento na maioria das vezes deve ser realizado com cartão de crédito internacional. Lembre-se de que existe a cobrança de IOF, bem como outras tarifas dependendo da operadora do cartão.

Se acontecer um acidente ou uma colisão ou, ainda, se houver falha mecânica, você pode acionar o seguro para que ele oriente como deve proceder. Normalmente, em seguradoras maiores não existe a cobrança de franquia, mas nas menores há uma cobrança mínima e, ainda, as coberturas são mais limitadas.

Além disso, pode solicitar a troca do veículo junto a locadora que, por sua vez, pode trocar por outro da mesma categoria ou similar. Isso vai depender muito do tamanho da empresa, pois em geral locadoras maiores têm uma maior quantidade de veículos do mesmo modelo.

Em resumo, existem seguros obrigatórios e opcionais que são muito importantes para garantir a segurança tanto sua quanto de terceiros envolvidos em colisões ou acidentes. Por isso, saber como funciona o seguro de carros alugados é essencial. Assim, você tem todo respaldo para fazer uma viagem tranquila pelos Estados Unidos.

Agora que você já sabe tudo sobre seguros de carros nos EUA, que tal saber como agir em caso de imprevistos durante as viagens? Então, leia o nosso post como não ser roubado nem sofrer golpes: dicas de segurança para viajar e aproveite para aprender a se proteger nas suas próximas aventuras pela América do Norte.

Até o próximo post!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.