Quais os tipos de seguro para quem vai alugar um carro no exterior?

Quais os tipos de seguro para quem vai alugar um carro no exterior?

Tipos de seguro carros - Happy Tours!

É natural ter dúvidas em relação aos tipos de seguro quando se aluga um automóvel, especialmente estando no exterior.

Locar um carro durante a viagem faz uma grande diferença nos seus planos, você não fica restrito aos roteiros pré-determinados pelas companhias de turismo, tem a liberdade de curtir as paisagens no seu tempo e não tem de pagar taxas para carregar os seus pertences, que, dependendo do que forem, podem custar bastante caro. Em resumo, é uma forma de garantir a integridade dos seus objetos pessoais e de viajar livremente.

Quem já locou um veículo, independentemente do lugar, sabe que existe diversos tipos de seguro que variam nas modalidades de uso e nas necessidades de garantia de segurança. Quem tem carro próprio, entende, também, a importância de estar assegurado para seguir com tranquilidade.
Imagina em um país estrangeiro onde, por mais que pesquisemos e nos preparemos, sempre haverá pormenores, algo que estava fora do nosso conhecimento, riscos que podemos correr por não sabermos exatamente como é o estilo de vida do local.

Estar assegurado é fundamental, no entanto, contratar um pacote completo de serviços pode sair caro e, às vezes, não atender as suas necessidades. Maior parte das locadores já possui um seguro padrão que vem incluso no contrato, é muito importante conhecer os tipos de seguros para que, além de ter tranquilidade, você esteja ciente daquilo que estará ou não assegurado, e daquilo que será preciso contratar de forma extra.

Para isso, separamos uma lista com dados dos principais tipos de seguros de automóveis de aluguel para você já ir preparado e conseguir curtir a sua viagem com tranquilidade!

verificando-os-tipos-de-seguros

 

Tipos de seguro ao alugar um carro no exterior!

CDW (Collision Damage Waiver)

Renúncia de Danos de Colisão, esse é o seguro padrão da maioria das locadoras e, como o próprio nome diz, cobre danos relacionados à acidentes.

Com ele, você se isenta de arcar com danos ao sofrer algum tipo de acidente. Imagine quanto se eximir desse seguro poderia custar caso você batesse o carro, mesmo que sem gravidade.

Sem dúvidas ele é o mais recomendado.

Apesar de ser padrão em muitos lugares, vale a pena ter certeza do que é assegurado no serviço, e mais: saber exatamente como são os termos do contrato, pois alguns países o fazem de forma diferente. Nos EUA e no Canadá, ele também cobre roubos, já na Europa há um seguro específico contra roubos, o Theft Protection.

LDW (Loss Damage Waiver)

Renúncia de Danos Gerais, embora o CDW cubra danos de colisão, ele não cobre problemas menores, como avarias no sistema do carro, arranhões, faróis e outros pequenos impactos que não são considerados necessariamente um um dano de batida.

E, acredite, esses acontecimentos são bem comuns, e o valor de mercado das peças, além de alguma eventual penalidade, podem ter um custo elevadíssimo dependendo do modelo veículo, do país e afins. O LDW é quase tão importante quanto o primeiro caso você queira estar seguro contra despesas eventuais.

LI ou PAT

Esse também é importantíssimo, pois assegura o motorista contra danos envolvendo outras pessoas. Os dois primeiros cobrem apenas prejuízos no próprio veículo mas, ao causar algum acidente a terceiros, estando fora do seu direito legal no trânsito, você será responsabilizado em arcar com as consequências.

Imagine a quantidade de despesas que pode surgir. Por isso, vale a pena contratar o serviço para não precisar nem mesmo pensar nisso!

Batida-na-traseira-de-um-carro

PAE, PEP/PEC

Esse tipo de seguro protege os bens que você deixa no carro caso ele seja arrombado. É importante, especialmente, para aqueles que levam itens caros e sensíveis, como equipamento de filmagem, instrumentos musicais, artigos esportivos e outras peças de valor.
É importante observar bem as circunstâncias ao contratá-lo, pois em alguns casos a desatenção do próprio motorista pode não ser coberta, como deixar a porta aberta, sem ter havido arrombamento.

RSP (Roadside Protection)

Proteção Em Estradas. Uma cobertura ampla para eventualidades, como um socorro privado, serviço de guincho rápido e outras modalidades. Vale a pena contratá-lo em países com estradas muito remotas, como no Chile, nos Estados Unidos e demais países com grandes extensões e poucos pontos de referência entre estradas distantes.

UMP e PAI

Esses são seguros médicos. O UMP se refere a uma cobertura em que, caso o causador do acidente não possua seguro ou forma imediata de cobrir suas despesas, você possa contratar o que for necessário sem depender de terceiros.

Já o PAI, Personal Assistance Insurance, é o seguro de assistência pessoal que pode custear as despesas médicas e até de óbito em decorrência de acidentes automobilísticos, outro serviço indispensável em países com poucas políticas de saúde pública ou extremamente caras, como nos Estados Unidos.

 

Viajar seguro e poder curtir os seus planos com tranquilidade não tem preço. É sempre importante estar informado sobre qualquer tipo de pormenor que possa envolver a sua jornada. No blog da Happy Tours você fica por dentro de todos os itens essenciais para viajar bem preparado. Acesse nosso blog, assine a newsletter e receba tudo em primeira mão!

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook