Jet Lag: por que acontece? Veja 5 dicas para amenizá-lo!

Sofrer com o Jet Lag é quase inevitável em viagens longas e, às vezes, o incômodo pode durar algum tempo após a aterrissagem. Ele acontece porque nosso organismo está acostumado com o fuso horário padrão, o que estamos diariamente e, quando mudamos nosso local de uma forma rápida, como em uma viagem de avião, nosso corpo pode demorar para se acostumar novamente e sentir alguns sintomas.

Pensando nisso, separamos mais sobre o assunto para você ficar por dentro e conseguir driblar esse desconforto e aproveitar mais sua viagem. Ah, mas atenção! É preciso ter paciência e seguir as dicas à risca, hein? Continue aqui com a Happy Tours e boa leitura!

O que é Jet Lag e como funciona?

A tradução literal do termo é “fuso horário”, mas, quando falamos de Jet Lag, estamos nos referindo aos sintomas sentidos referentes à diferença de horários do destino inicial para o final. Cientificamente falando, o Jet Lag está ligado ao termo “dissincronia” que significa a mudança repentina a que seu corpo e metabolismo estão sujeitos.

Na prática, o Jet Lag impacta nosso corpo com sintomas como cansaço e sono, respostas que nosso metabolismo dá para a mudança desse horário que se alterou rapidamente. Principalmente, quando é uma viagem de três ou mais zonas de mudança de fuso.

De maneira geral, quanto mais distante para a sua viagem, maiores serão as consequências do Jet Lag. Então, é bom você se preparar bem para a sua próxima viagem, a fim de diminuir esses possíveis efeitos.

Está querendo ir viajar? Confira as principais dicas para viajar sozinho e não depender de ninguém!

Por que o Jet Lag acontece?

Podemos dizer que o Jet Lag acontece porque nosso organismo se adapta ao cotidiano em que estamos no momento , esse é o motivo básico para termos sono à noite e ficarmos a maioria do dia acordados. O principal ciclo que sofre com essas alterações é o ritmo circadiano — termo referente à regulação entre dia e noite.

Ou seja, quando viajamos de avião, saímos em um horário no período do dia e, em poucas horas, já estamos em uma região totalmente diferente, onde já é noite, por exemplo. Desse modo, nosso corpo estranha essa mudança brusca do fuso, principalmente porque nossas refeições podem estar totalmente alteradas com a viagem.

A verdade é que o Jet Lag é comum para a maioria das pessoas que passam por essa situação, mas os efeitos podem variar de organismo para organismo. Algumas pessoas possuem mais facilidade de adaptação do que outras, tendo sintomas muito menores ou com uma duração inferior.

imagem de uma mulher estressada com a mão na cabeça em um avião

Quais são os sintomas do Jet Lag?

O cansaço e o sono durante o dia são os principais sintomas do Jet Lag, mas não os únicos. Dentre os principais, não podemos deixar de mencionar os seguintes:

  • concentração prejudicada;
  • dor de cabeça e no corpo;
  • náusea;
  • vômito;
  • variação de humor;
  • adversidades gastrointestinais;
  • lentidão;
  • irritações na pele;
  • perda de memória leve.

Quanto tempo demora para nosso corpo se adaptar?

Como já adiantamos, os sintomas variam de pessoa para pessoa e cada viajante possui suas próprias particularidades sobre o tempo de adaptação.

Por outro lado, há um tempo geral estipulado para ajuste, conforme exibiu a NASA, de um dia por fuso . Dessa forma, se você seguiu para um destino com diferença de três fusos, você terá três dias para se adaptar ao Jet Lag.

Dentro desse tempo, é possível que você sofra com alguns dos sintomas que exibimos, principalmente os problemas relacionados ao sono cansaço.

Confira 5 dicas infalíveis para superar o Jet Lag

Agora que você conhece as principais informações sobre o assunto Jet Lag e como ele ocorre, é hora de conhecer dicas valiosas para passar pelos sintomas da melhor maneira possível. Veja mais:

1. Organize-se com antecedência

É possível que você sofra mais com o jet lag, caso não se organize corretamente. Um planejamento em cima da hora pode causar muito estresse antes e depois da viagem.

Dessa maneira, procure arrumar suas malas um ou dois dias antes , se não quiser colocar na mala, pelo menos já separe todas as peças de roupas, sapatos e produtos que você utilizará durante todos os seus dias fora.

Ah, adquira e deixe os documentos todos no mesmo local, separe uma bolsa ou caixa para ir colocando tudo o que vai precisar, como o passaporte, os documentos de identificação, seus cartões e outros itens integrados para você!

imagem de uma mulher feliz organizando uma mala de viagem

Além disso, separamos um guia de tudo o que não pode faltar ao viajar: confira nosso check list de viagem internacional: pra não esquecer nada!

2. Evite tomar remédios para dormir durante o voo

Os voos longos são atrativos para tirar aquele cochilo, certo? Para evitar o Jet Lag é muito importante que você não durma profundamente e, sim, canse pequenos cochilos . Tente se manter ativo, dê uma caminhada ao banheiro sempre que possível e evite tomar remédios para dormir.

imagem de homem colocando cápsula de remédio na mão

3. Siga corretamente o horário do destino

É comum que as pessoas mantenham o mesmo horário do país de onde saíram e vivam com as horas trocadas, justamente pela comodidade. Acontece que isso só atrasa ainda mais o processo de adaptação e fará com que você se sinta mais cansado e sofra com outros sintomas.

mulher batendo em um despertador com um martelo

4. Tenha uma alimentação balanceada

Também é importante que sua alimentação seja balanceada o suficiente para suprir as necessidades do seu organismo. Invista em alimentos leves e ricos em proteína. Sua alimentação saudável deve começar já no voo e alcançar até que os sintomas do Jet Lag sejam superados. Ah! Não se esqueça também de se manter sempre hidratado.

imagem de pessoa entregando bandeja com comida para uma mulher em um avião

5. Evite bebidas alcoólicas em excesso

As bebidas alcoólicas são os grandes vilões para quem sofre com Jet Lag. Além de atrasar o processo de adaptação do organismo, o álcool potencializa ainda mais os efeitos do fenômeno. Dessa forma, a melhor dica é esperar que você esteja devidamente adaptado para aproveitar do jeito que achar melhor.

imagem de um homem com uma taça na mão e olhando para uma mulher

6. Aproveite o primeiro dia para dormir e descansar bastante

Você chegará de viagem bastante cansado e o primeiro dia precisa ser destinado para você colocar seu sono em dia. Não planeje nada para esse dia, apenas descanse!

Preocupe-se em organizar suas coisas e descanse o tempo que for preciso. Dessa forma, você vai estar mais descansado para aproveitar sua viagem. Pode parecer negativo perder o primeiro dia no novo destino dormindo, mas isso é extremamente necessário!

imagem de uma mulher descansando em um sofá com os braços para cima

Para não deixar que isso interfira no roteiro da sua viagem, uma dica nossa é investir no aluguel de um carro para poder se locomover com mais agilidade entre um passeio e outro, principalmente se estiver com toda a família ou em grupo!

Assim, você não precisa se preocupar com o longo tempo de viagem de ônibus ou trem, e terá mais tempo — tanto para descansar, quanto para aproveitar a viagem com os diferentes passeios do seu roteiro!

Veja também os principais destinos turísticos em Lisboa para você curtir !

Viu só? Por mais que seja um desconforto bem chato e estressante, ainda mais quando queremos chegar e já sair aproveitando tudo do nosso destino, é fundamental que tenhamos um pouco de calma e descanso, assim, os efeitos serão logo reduzidos e vamos conseguir aproveitar muito mais nossos passeios, sem nenhum sintoma do Jet Lag!

Gostou das nossas dicas? Não deixe de conferir nossos outros posts no blog com mais dicas e novidades sobre o universo das viagens. Até logo!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.