Vai para o exterior? Veja como tirar ou renovar o passaporte

torre eiffel paris

Você está realizando o grande sonho de muitos brasileiros: viajar para o exterior! Se você já pesquisou sobre o assunto, deve saber que, para visitar a maioria dos países fora da América do Sul, é preciso apresentar seu passaporte.

Esse é o primeiro passo para planejar uma viagem internacional, logo após a definição das datas, pois você precisa se certificar de que o documento ficará pronto antes da partida.

Parece óbvio, mas muita gente deixa para fazer a solicitação após garantir uma promoção de passagens, por exemplo, o que pode sair mais caro se houver algum atraso na entrega do passaporte e você precisar remarcar as datas.

Mesmo quem já tem o documento não pode se acomodar; é necessário garantir que ele esteja válido e atualizado antes de embarcar, para não ter problemas. A Happy Tours trouxe um passo a passo simples para te ajudar a tirar ou renovar o passaporte. Acompanhe!

Como tirar meu passaporte? Veja o passo a passo!

viagem para o exterior

Nos dias atuais está ainda mais simples e rápido solicitar seu passaporte junto à Polícia Federal. Basta um pouco de organização e um pequeno investimento financeiro. Neste post, estamos considerando o passaporte comum, para brasileiros. Veja as etapas:

1. Consulte e separe os documentos necessários

Certifique-se de que seu RG esteja atualizado – após 10 anos pode ser necessário tirar a 2ª via, caso você esteja muito diferente da foto do documento. Apresentaremos a lista de documentos mais à frente.

2. Faça a solicitação do passaporte

Para isso, acesse o site da Divisão de Passaporte da Polícia Federal. Você precisará preencher, com atenção, um formulário com seus dados pessoais básicos, além de informações de documentos e dados de contato.

Quando essa parte for finalizada, um protocolo será gerado junto com a Guia de Recolhimento da União (GRU), um boleto bancário para o pagamento.

3. Efetive o pagamento

Ao gerar sua GRU, fique atento à data de vencimento – você só poderá agendar o atendimento depois da compensação bancária, quando o pagamento é confirmado.

É possível pagar em lotéricas ou por internet banking. Caso você tenha perdido o prazo, dá para emitir a segunda via do boleto no site.

4. Agende seu atendimento

Agende o melhor dia e horário pelo site – esse processo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de solicitações no momento. Não desista! O começo da tarde costuma ser um bom horário para tentar seu agendamento.

5. Compareça ao atendimento

Vá à Polícia Federal no dia marcado com meia hora de antecedência e todos os documentos necessários, inclusive o protocolo da solicitação e o comprovante de pagamento da GRU.

Não se preocupe em levar foto 3×4: a imagem é gerada no local, para seguir as configurações ideais. A exceção são as crianças com menos de 3 anos – nesse caso, é preciso levar uma fotografia 5×7 atual e colorida, com fundo branco.

Suas digitais também serão coletadas no dia. Depois disso, é só aguardar! Normalmente, o prazo para a entrega é de 6 dias úteis, mas você pode acompanhar o andamento do processo pelo site.

6. Retire seu passaporte

Somente o titular do documento pode comparecer ao posto de atendimento para fazer a retirada. Apresente seu documento de identidade e o recibo do atendimento anterior com sua assinatura. Pronto: agora é só fazer as malas!

Para menores de 18 anos, o processo tem algumas particularidades que podem ser consultadas no site da PF.

Quais os documentos necessários para tirar o passaporte?

tipos de vistos

  • Documento de identidade

São aceitos o RG, a Carteira de Habilitação (CNH) com foto, a Carteira de Trabalho ou a carteira funcional que seja válida por lei federal. No caso de renovação, o passaporte anterior também vale.

  • CPF

Se o número do CPF já aparece em seu RG, CNH ou carteira de trabalho, não é necessário levar os dois documentos.

  • Certidão de casamento

Apenas se você tiver alterado o nome após o matrimônio.

Título de eleitor, comprovante de votação e de serviço militar não são mais exigidos, mas é feita uma consulta on-line para verificar se a sua situação com a justiça é regular. Certifique-se de estar em dia com suas obrigações.

Meu passaporte venceu. Como posso renovar?

A validade do documento é de 10 anos. No entanto, não é possível fazer a renovação ou tirar a 2ª via de um passaporte – se o prazo de validade expirou, você terá que solicitar a emissão de um novo.

Ou seja, é preciso fazer todo o processo novamente, incluindo a apresentação de documentos e o pagamento da taxa. Caso você queira fazer a solicitação antes do vencimento do primeiro passaporte, deve levá-lo ao atendimento junto com os outros documentos, para que ele seja cancelado.

Tirar o passaporte não é um procedimento difícil, mas exige atenção e organização. Se você pensa em viajar para os Estados Unidos, saiba mais sobre como tirar o visto americano, dicas com roteiros de viagens e muitos outros conteúdos úteis no blog da Happy Tours!

Alugar um carro na Happy Tours!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.