Viajar com pet com um carro alugado: é permitido ou não?

Carro alugado: E meu filho bichológico?

Viajar com seu filho bichológico requer uma série de cuidados: local apropriado e seguro para ele permanecer, paradas para higiene e carteirinha de vacinação em dia. Mas, e quando o carro não é próprio?

Nesse caso depende muito! Algumas locadoras permitem que você leve seu filho de quatro patas com você, outras não.

É importante verificar as políticas de transporte de animais dos locadores de carros, escolher um recipiente apropriado para o animal, fornecer comida e água adequadas, manter a temperatura adequada e seguir as leis e regulamentos relacionados ao transporte de animais.

Entenda mais na sequência!

É possível viajar com um animal de estimação em um carro alugado?

Isso depende muito da prestadora do serviço. Existem empresas que não fazem objeções, mas em outras a presença de pets não é permitida. Essa proibição geralmente se dá por conta dos cuidados das locadoras com as frotas em relação à higiene e limpeza.

Caso a locadora não tenha problemas em aceitar pets, é muito importante ficar atento às necessidades do animal durante o percurso para que você não tenha surpresas desagradáveis durante o passeio e custos inesperados depois. A responsabilidade pelos animais de estimação sempre será dos tutores.

Quais cuidados devo ter com o pet no veículo alugado?

  • Nunca deixe seu filhote solto no veículo! Muitos animais adoram a sensação do ventinho no rosto ou ficam agitados quando estão afastados do dono, mas pela segurança mantenha seu pet preso!

  • Jamais deixe seu pet preso apenas por uma coleira. Em qualquer emergência ele pode ser enforcado pelo acessório;

  • Opte por guias peitorais, são mais confortáveis e seguras;

  • Programe paradas. Os pets são como crianças e precisam satisfazer suas necessidades fisiológicas com maior frequência. Se a viagem for muito longa, pense em paradas a cada duas horas, no mínimo.

cachorro dentro de um carro com coleira

Preciso de documentação para viajar com pet?

Para viagens nacionais, é necessário ter a carteira de vacinação do pet e um atestado de saúde do animal, que pode ser emitido por qualquer médico veterinário.

Se o seu animalzinho é aventureiro e viaja com certa frequência, você pode optar pelo passaporte para trânsito de cães e gatos, emitido pelo Ministério da Agricultura – também é aceito para viagens internacionais (nos países que aceitam o documento). O passaporte não é obrigatório, mas é muito útil, pois agiliza os processos burocráticos e é válido por toda a vida do animal.

Veja também: Como viajar com pets.

Como dirigir com segurança transportando pets no carro?

O primeiro passo para uma condução segura com pet a bordo é deixar o seu bichinho bem acomodado. Se ele não está tão acostumado, é interessante ter um período de adaptação na semana da viagem. Com passeios curtos, ele vai se acostumando com o balanço e o ambiente.

mulher sentada no banco do carro dirigindo e fazendo carinho no cachorro que esta ao seu lado

A caixa de transporte é o item mais indicado, principalmente para os gatinhos que são mais arredios e não gostam muito de “caronas”. Se você prefere um pouco mais de liberdade para o seu filhote, as cadeirinhas para pet oferecem segurança semelhante à da caixa de transporte e vão deixá-lo mais à vontade.

Agora, se o seu companheiro é da turma dos grandões, existe o cinto de segurança e a grade de proteção, que evitam a interação do animal com o motorista.

Você também pode se interessar: Seguro para viagem internacional: vale a pena investir?

Como transportar pets exóticos?

Transportar pets exóticos, como répteis, aves e outros animais não convencionais, pode ser um desafio. É importante seguir todas as leis e regulamentos aplicáveis ao transporte de animais exóticos, incluindo aqueles relacionados à saúde e bem-estar dos animais, à segurança e à proteção ambiental. Aqui estão algumas dicas para ajudar a transportar pets exóticos:

  1. Verifique as leis e regulamentos;

  2. Escolha uma caixa de transporte adequada para a espécie;

  3. Alimente o animal antes da viagem;

  4. Mantenha a temperatura adequada.

BÔNUS: Não se esqueça de levar!

Colocamos aqui uma pequena lista com itens preciosos para você não vivenciar nenhum dissabor no passeio com seu melhor amigo. Então, não se esqueça:

  • Potes de comida e água;

  • Brinquedos;

  • Cata-pregos;

  • Caminha;

  • Petiscos, água e ração;

  • Coleira com identificação.

pessoa segurando um pote para o cachorro beber agua

Com essas super dicas, sua viagem vai ser muito mais feliz na companhia do seu fiel. Viajar com o seu bichinho de estimação em um carro alugado pode ser bem legal, seja para uma viagem longa ou para um fim de semana. Mas, antes de colocar a estrada, temos que pensar em algumas coisas para garantir a segurança e o conforto do pet.

Então, relembrando, vale a pena verificar as regras da empresa de aluguel de carros sobre transporte de animais, escolher uma caixa adequada, levar comida e água, manter a temperatura certa e seguir as leis é importante. Também é importante ficar atento à segurança durante a viagem e fazer o animal se sentir bem o tempo todo.

Seguindo essas dicas e se preparando direito, você pode viajar com o seu animal de estimação de forma tranquila e confortável em um carro alugado. Depois, é colocar os pés e as patas na estrada!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.