Como tirar o visto americano? Veja o processo completo!

 

Vai viajar para os Estados Unidos pela primeira vez? Então, precisa saber que ter um passaporte não é o suficiente. Para entrar no país, é necessário tirar o visto americano, um documento que confirma sua autorização para a viagem após a análise de diversos fatores.

Após reclamações sobre a demora no processo de solicitação e retirada do visto, algumas mudanças foram realizadas para diminuir o tempo de espera dos brasileiros. Apesar de ainda haver burocracias, ficou mais rápido e cômodo fazer seu pedido.

Com planejamento e um pouco de paciência para reunir os dados e documentos solicitados, você pode realizar o sonho de conhecer os EUA! Acompanhe o post da Happy Tours e saiba tudo sobre como tirar o visto americano no Brasil.

Quais são os tipos de visto americano?

O site da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil apresenta uma lista com todos os tipos de visto permitidos para brasileiros, que podem ser divididos em dois grandes grupos:

  • Vistos de Imigrantes (estrangeiros que pretendem residir permanentemente nos Estados Unidos);
  • Vistos de Não Imigrantes (viagens temporárias para turismo, estudo, trabalho, entre outros).

O tipo de visto dependerá de fatores como o propósito da sua viagem e uma série de requisitos exigidos pela lei de imigração dos EUA. Antes de dar início ao processo, você precisa conferir se cumpre todas as exigências do tipo de visto que deseja. Venha conferir algumas categorias de vistos comuns:

– Visto para passeio

Esta categoria é ideal para turistas que desejam apenas conhecer o país, seja para viver a magia dos parques de Orlando ou aproveitar o verão nas melhores praias americanas. Com este tipo de visto é expressamente proibido estudar ou trabalhar durante a viagem.

Vale lembrar que a duração do visto é de 10 anos, mas o tempo de permanência no país é definido na imigração, já no aeroporto, e não costuma ultrapassar 6 meses. Além disso, pode ser necessário comprovar o tempo de duração da viagem — tudo depende do oficial que irá atendê-lo.

imagem de mulher no parque de Orlando

– Visto para negócios

O visto de negócios não é exatamente um visto de trabalho, afinal, ele é válido para pessoas contratadas por empregadores não americanos. Nesses casos, é preciso garantir que o trabalhador não ocupará a vaga de um americano, nem receberá remuneração de empresas americanas.

Vale a pena ressaltar que esse tipo de visto é temporário e direcionado para pessoas que possuem habilidades e conhecimentos específicos em suas áreas de atuação. Além disso, esses profissionais devem ter, no mínimo, 2 anos de experiência profissional.

– Visto para estudantes

Existem três tipos de vistos na categoria de educação, cada um com requisitos específicos. Entenda um pouco mais sobre cada um deles:

  • F1: alunos aprovados em alguma instituição aceita pelo serviço de imigração, como escolas de idiomas, universidades ou ensino médio;
  • M1: estudantes que não pretendem entrar na faculdade. Ou seja, alunos de cursos técnicos, colégios vocacionais e outras instituições consideradas não-acadêmicas;
  • J1: Alunos que farão intercâmbios e outros treinamentos nos Estados Unidos estão inclusos estudantes de pós-graduação, docentes temporários e alguns estagiários (vale ressaltar que intercambistas de graduação se enquadram na categoria “Estudante”).

– Visitantes em trânsito

Esse é o tipo de visto solicitado por pessoas que estão de passagem pelo país e ficarão no máximo 48 horas por lá. Ou seja, é utilizado em casos de conexão de avião e outras situações semelhantes. Esse visto é necessário, pois o aeroporto é considerado uma área internacional e não neutra.

– Visto para noivo(a) ou filhos menores de idade

O visto K1 e K2 é voltado para pessoas que irão se casar com cidadãos americanos em breve e se mudarão para o país. Além disso, esse tipo de visto também inclui os filhos menores de 21 anos.

imagem de um homem colando aliança de casamento no dedo de uma mulher

Vale ressaltar que existem algumas condições para que essa autorização seja concedida, primeiramente, ambas as pessoas precisam ser solteiras, viúvas ou divorciadas. Além disso, o casal também precisa ter se encontrado pessoalmente nos últimos 2 anos.

– Visto para artistas e atletas

Como o próprio nome diz, esse visto é voltado para artistas e atletas que prestarão seus serviços para alguma empresa ou organização estadunidense. Mas, além disso, a pessoa precisa ser reconhecida internacionalmente por seu trabalho, apresentando domínio e expertise em sua área.

Passo a passo para tirar o visto americano

Neste post, vamos focar no visto para não imigrantes, pensando em quem vai aos Estados Unidos a passeio, estudo ou trabalho. Veja como funciona o processo para tirar o visto:

1. Preencha o formulário de solicitação de visto

O formulário de visto DS-160 é a primeira etapa e uma das mais importantes, pois exige muita atenção. O site é todo escrito em inglês e suas respostas também devem estar nessa língua — se precisar, peça ajuda a alguém que saiba escrever bem ou contrate um serviço de tradução.

Além disso, não pode acontecer nenhum erro ou divergência de informações, por isso, antes de enviar, confira tudo novamente. Não se esqueça de salvar todas as etapas concluídas e o número do formulário. São muitos campos para preencher e você não vai querer começar tudo de novo caso a página expire ou a internet caia, por exemplo.

imagem de homem sentado mexendo no celular

2. Realize o pagamento da taxa

Com o formulário enviado, você deve verificar se existe alguma taxa a ser paga e qual o valor conforme a categoria do seu visto. O pagamento é feito no site do agendamento e é necessário fazer um cadastro. É possível pagar com cartões de crédito e boleto bancário, mas vale a pena ressaltar que a confirmação de pagamento costuma ser mais rápida com a primeira opção.

3. Agende sua visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

Com o pagamento confirmado, está na hora de iniciar o processo de agendamento da entrevista. Você escolhe o dia e a hora em que poderá comparecer ao CASV com seus documentos, conforme a disponibilidade de atendimento do órgão e faz o agendamento on-line ou pelo call center. Para isso, você vai precisar do número do DS-160 e do recibo de pagamento da taxa.

Além disso, antes de realizar o agendamento é necessário realizar um cadastro e escolher a forma de entrega do passaporte com o visto. Já no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, serão registradas suas impressões digitais e uma foto será tirada.

Para escolher o local onde você realizará esses procedimentos, basta acessar o site da embaixada e consultar os endereços disponíveis. Muitas pessoas precisam se deslocar para cumprir esta etapa do processo, então, fique atento para alinhar este agendamento com o próximo passo, o qual é a entrevista no consulado.

4. Agende a entrevista no consulado americano

A última etapa do processo de solicitação do visto é o agendamento e realização da entrevista no consulado americano. Para isso, você deve escolher algum dos consulados no Brasil, agendar a visita e comparecer com os documentos necessários. Menores de 14 e maiores de 80 anos são dispensados desta etapa – a não ser quando solicitado pela embaixada.

Para evitar fazer duas viagens, tente combinar as duas datas das visitas (registro das informações e entrevista no consulado). Nesta etapa, muita gente fica nervosa ao imaginar as perguntas que serão feitas, mas fique tranquilo: basta responder com calma, clareza e sinceridade, conforme os dados preenchidos no formulário.

imagem de mulher entregando visto para um homem

Quais são os documentos necessários para tirar o visto americano?

O processo de tirar um visto é cheio de burocracias e necessita de muita atenção. Um desses cuidados é com os documentos, que precisam ser entregues corretamente para evitar problemas. Confira a lista dos dados necessários:

Para a visita ao CASV, leve:

  • Seu passaporte;
  • O formulário DS-160 preenchido;
  • O comprovante de agendamento.

Para a entrevista no consulado:

  • Seu passaporte (e os anteriores, caso já tenha renovado);
  • O formulário DS-160 preenchido;
  • O comprovante de agendamento;
  • Duas fotos 3 × 4;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Declaração de Imposto de Renda atual;
  • Extratos bancários e comprovantes de salário dos últimos três meses;
  • Documentos que variam conforme o visto, como: comprovante de matrícula, caso seja estudante; carta de custeio, se houver patrocínio; comprovante de emprego, caso vá trabalhar.

Além disso, caso você tenha bens em seu nome (como imóvel, terreno e veículo) não se esqueça de levar os documentos referentes aos bens, como escrituras, documentos dos veículos e outros. Se você for casado, também apresente a certidão de casamento. Caso você tenha filhos e eles fiquem no Brasil durante sua viagem, leve a certidão de nascimento e RG deles.

O último passo é buscar ou receber o visto. É possível retirá-lo em um CASV ou recebê-lo em casa, com o pagamento de uma taxa de entrega. Você pode acompanhar o processo de entrega pelo site no qual o formulário foi preenchido. Depois disso, é só montar seu roteiro de viagem para os Estados Unidos, arrumar as malas e aproveitar seu passeio!

Aproveite e confira também as melhores formas de locomoção nos Estados Unidos. Confira!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.