Cuidados essenciais para viajar com crianças + dicas de destino

Cuidados essenciais para viajar com crianças + dicas de destino

Viajar é sempre muito bom, mas quando a família está completa – com o casal e filhos –, há muito mais responsabilidades e coisas a se pensar, ou seja, não é só colocar uma mochila nas costas e sair por aí como era na sua época de solteiro.

O fato é que viajar com crianças para o exterior não é algo que deve ser evitado, mas sim planejado e realizado haja vista o bem que essa prática pode geral para as crianças, sendo fundamental no desenvolvimento cultural dos pequenos e no relacionamento com os seus pais, fortalecendo os laços com a família. Afinal, viagens sempre reforçam os laços familiares e aproximam as pessoas.

Por outro lado, é preciso ficar de olho nos vários procedimentos que os pais devem tomar antes viajar com crianças ao exterior. E pensando nisso, nós da Happy Tours separamos um checklist e algumas dicas de roteiro de viajem para crianças para que tudo saia da melhor forma possível na sua próxima viagem! Continue a leitura:

Checklist pré-viagem: documentações!

Antes mesmo de botar o pé na estrada, alguns cuidados são essenciais quando se viaja com menores de idade. Existem algumas diferenças para viagens nacionais e internacionais, bem como similaridades. Vamos conhecer um pouco mais?

1. Comece pelos documentos pessoais e autorização de viagem

As crianças que vão viajar com o pai e a mãe precisam que estes apresentem seus documentos pessoais, seja carteira de identidade ou certidão de nascimento, além do passaporte, é lógico.

Porém, se os pequenos forem viajar na companhia de outros adultos da família, é necessário que seja providenciada uma autorização autenticada em cartório, que documenta a permissão e ciência dos pais em relação à viagem. No caso de pais divorciados, a autorização deverá também ser autenticada em cartório ou deferida em juízo, já que necessária a ciência e liberação pelo genitor que não participará da viagem.

Essa autorização deve ser apresentada mesmo que os pais se apresentem no check-in de embarque, no momento da viagem, e visa tão somente a proteção da criança tanto em trânsitos nacionais como internacionais por via rodoviária ou aérea.

Dica extra: adolescentes maiores de 16 anos podem viajar sozinhos, porém precisam igualmente de documento expresso de liberação.

Os formulários de autorização (quando não judiciais), podem ser encontrados no site do Tribunal de Justiça de seu Estado (para viagens nacionais) e no site da Polícia Federal (para viagens internacionais).

2. Seu filho ainda não tem passaporte? Saiba como providenciar!

Os procedimentos para a emissão do passaporte para menores de idade são simples e podem ser feitos sem grandes gastos e burocracia, já que este se trata de um documento que é emitido pela Polícia Federal.

Para realizar o procedimento, você precisa comparecer a um dos postos da PF munido de Autorização de Emissão de Passaporte, e em dois momentos distintos:

  • para tirar as digitais e fazer a foto do menor;
  • para retirar o passaporte pronto.

É claro que, nestas duas datas, o menor de 16 anos ou não-emancipado obrigatoriamente tem de estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Ademais, apenas na primeira visita à Polícia Federal é necessário levar o formulário de Autorização de Emissão de Passaporte.

Os documentos necessários para retirar o passaporte são: Carteira de Identidade, CPF e a Certidão de Nascimento, além de preencher a solicitação no site da Polícia Federal, pagar a taxa e agendar a data de atendimento.

3. E o visto, está em dia?

No caso de viagens internacionais é preciso que os genitores observem qual o país de destino e se ele possui alguma normatização acerca de vistos de turistas. Apenas o passaporte, neste caso, não será suficiente para a estadia em solo estrangeiro.

Parece besteira pontuar sobre esta dica, mas acredite: as autoridades americanas, por exemplo, são bem rígidas em relação a este requisito e estrangeiros sem esta documentação são deportados. Você não quer estragar sua viagem e as férias dos seus filhos por uma bobeira, não é mesmo?

4. As vacinas estão certinhas?

Em mesma linha de raciocínio que o item anterior, alguns países também não exigem a carteira de vacinação, porém outros a tem como requisito. Essa dica vai tanto para os pais como para s filhos: estar com a vacinação em dia e ter consigo a carteira de vacinação de todos os membros da família presentes na viagem evita o risco de ser barrado no país de destino ou alguma conexão.

E ao chegar ao destino, qual preocupação devo ter com as crianças?

Se todas as dicas anteriores foram seguidas com parcimônia, as crianças já podem se animar: a diversão terá início! Porém, como todo cuidado é pouco, saiba que em viagens em família o conforto e comodidade são tão importantes como um roteiro completo de lugares a visitar.

Pensando nisso, acreditamos que você, genitor, pensa em alugar um carro para os deslocamentos no destino. Temos uma dica super importante:

Se você for alugar um carro, lembre-se da cadeirinha!

Viajar para o exterior é um sonho, e independente do país que você escolheu para passar as férias, logicamente existem inúmeros pontos turísticos que, certamente, você pesquisou previamente e, com toda certeza, você irá querer conhecer.

Mas, como são muitos lugares a se visitar e quase sempre eles não são perto um dos outros, nesta hora alugar um veículo é sempre a melhor opção, ainda mais para quem está indo viajar com crianças, que não têm o hábito de andar muito e se cansam com mais facilidade.

Viajar com toda a família exige que um meio de locomoção prático, confortável e que te economize tempo na sua viagem para que toda a família aproveite muito mais o destino. Para quem tem filhos ou netos pequenos o cadeirinha para carro já az parte do seu dia a dia.

O uso de cadeirinhas por crianças é uma prática que, de tão importante que é, deverá também ser aplicada no exterior, haja vista que a maioria dos países possuem leis rígidas com relação a esse fator. Sem contar que além da legislação, estamos falando da segurança e do bem-estar dos pequenos, não é mesmo?

Por isso, é importante verificar com a empresa que você está reservando o seu carro se eles possuem a cadeirinha para alugar ou se é necessário que esta seja providenciada por outros meios. Além disso, é importante avaliar o custo-benefício e comparar qual opção vale mais a pena.

As melhores locadoras de veículos trabalham, normalmente, com o aluguel de cadeirinhas para crianças e o valor varia em torno de 10 a 20 dólares. Outro ponto a ser observado, é que se deve escolher o modelo mais adequado de acordo com o tamanho e idade da criança, além de saber instalar a cadeirinha no carro de aluguel corretamente e com toda segurança.

Roteiros de viagem para crianças

Agora que os papais já sabem quais cuidados ter com seus pequenos quando se trata de viagens internacionais, vamos mostrar alguns dos destinos mais escolhidos para realizar o sonhos das crianças!

1. Walt Disney World Orlando – Flórida/EUA

A Flórida, sem dúvida, é um dos estados americanos que mais recebem estrangeiros, e dentre eles as crianças estão em sua maioria. Nessa localização fica o paraíso da fantasia e imaginação: a Disney!

Reserve pelo menos uma semana (7 dias) para conhecer todo o complexo Disney, haja vista seu tamanho e imensidão de opções. Ademais, é preciso respeitar o limite corporal das crianças, e esse tempo dará a elas o pace indicado. É importante também saber como é o clima em Orlando.

A Disney de Orlando possui alguns parques temáticos, e um por dia é o indicado para que as atrações temáticas e gastronômicas possam ser bem aproveitadas. Os 7 mais visitados são:

  • Parque Disney Magic Kingdom Orlando;
  • Parque Disney Epcot Orlando;
  • Parque Disney Hollywood Studios Orlando;
  • Parque Disney Animal Kingdom Orlando;
  • Parque Universal Studios;
  • Parque Islands of Adventure Orlando;
  • Parque Sea World;
  • Parque Bush Gardens;
  • Legoland (a 40 minutos de Orlando, então estar de carro é essencial para não depender de transfer).

Não conhece Orlando? Anote nossas 10 dicas para quem vai para Orlando pela primeira vez! Já visitou? Então confira nossas dicas de diferentes destinos para conhecer na Flórida.

Para saber mais acerca do aluguel de veículos na Flórida, indicamos sempre a Happy Tours!

2. Parc Disneyland Paris – Île de France/FRA

Ainda focados no maior destino requisitado pelas crianças, temos a Disney França, na Europa. O complexo segue o mesmo padrão dos parques-irmãos da Disney, e é composto por 2 parques temáticos, além de hotéis e vilas de compras e gastronomia.

Os dois parques são:

  • Disneyland Park: castelos, shows e atrações clássicas;
  • Walt Disney Studios Park: brinquedos e estúdios interativos;

E sobre esta visita, temos uma dica importante! Faça seu passeio no sentido anti-horário: pegue caminho ao lado esquerdo do Castelo da Bela Adormecida e assim você encontrará filas menores nas atrações e as crianças não terão de esperar muito pela sua vez. O sentido a ser percorrido é esse: Discoveryland > Fantasyland > Adventureland > Frontierland.

Novamente, o aluguel de carro fará com que os pais possam aproveitar a Europa integralmente, indo de carro para a Disney Paris e ainda podendo aproveitar os arredores de Paris em outros dias. Legal, não é mesmo?

3. Toronto – Província de Ontário/CA

Pode não parecer muito usual, mas você já pensou em levar as crianças para o Canadá? Lá se encontram algumas atrações tão incríveis quanto as das Disney, e estas são para crianças mais aventureiras!

Caso os pais tenham que fazer uma viagem de negócios para o Canadá, levar as crianças pode sim ser uma boa ideia, pois o destino tem passeios super legais! Quer saber quais são? Veja:

  • Ripley’s Aquarium of Canadá: o oceanário de Toronto é incrível! As crianças vão sentir como se estivessem andando dentro do mar!
  • Canadá’s Wonderland: o maio parque temático do Canadá, com 17 montanhas russas de diferentes tamanhos e para diferentes idades, reserva do Snoppy e muito mais;
  • Toronto Zoo: já pensou em levar os pequenos para o maior e mais cuidadoso zoológico do Canadá? ele é afastado do centro da cidade, motivo pelo qual o transporte público ou o aluguel de um veículo são indicados!

E, então, esse conteúdo foi útil para você? Nos conte nos comentários o que achou. E se você quer ficar atento a tudo que envolve viagens e aluguel de carros no exterior, o blog da Happy Tours é, sem sombra de dúvidas, o certo para você. Continue aproveitando todos os nossos conteúdos assinando a nossa newsletter!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.