5 cidades de Portugal que precisa conhecer!

É muito comum as pessoas começarem as suas experiências turísticas pela Europa a partir das cidades de Portugal, porque, além de simplesmente lindas e apaixonantes, o país também é um destino não muito caro em termos de estadia, alimentação e passeios.

Se esse é o seu caso, é importante que saiba desde já que Portugal é uma nação pequena em extensão, porém, enorme em divisões territoriais. Por lá, além das cidades, existem as chamadas “regiões nacionais” e as “sub-regiões”. E o mais bacana é que cada lugar que você visita tem características únicas, mesmo pertencendo a um mesmo país.

Está se programando para conhecer os solos lusitanos em breve? Então, que bom que você chegou até aqui porque nós, da Happy Tours, compilamos informações sobre as cinco cidades mais incríveis que você não vai se arrepender de conhecer na sua ida para as terras de Fernando Pessoa, Eça de Queiroz e Cristiano Ronaldo.

Bora conhecê-las?!

Quais cidades não posso deixar de conhecer em Portugal?

Os principais locais que, sem dúvidas, ficarão guardados para sempre em sua memória ao visitar Portugal são:

  • Lisboa;

  • Porto;

  • Braga;

  • Coimbra;

  • Faro.

Cada uma dessas cidades possui encantos particulares. Algumas são mais badaladas, outras mais tranquilas e aconchegantes, o que possibilita que públicos variados possam desfrutar da sua passagem por lá da melhor maneira.

1. A capital, Lisboa

cidade de Lisboa com várias casa e uma ponte na frente

Lisboa é a capital e a maior cidade do país. Cheia de cores e sabores, a cidade conta com colinas a partir das quais é possível ter uma visão ampla e panorâmica da região.

Os vários bairros dão um toque todo especial para o lugar e são repletos de lindos azulejos distribuídos pelos prédios, as ladeiras e as casas que as portas dão para a rua e cada uma tem a sua cor.

Durante o dia, você pode aproveitar para conhecer os pontos turísticos e compreender um pouco mais sobre a sua história. Por lá, você vai encontrar a Torre de Belém, a Praça do Comércio e a do Rossio, o Arco da Augusta, o Castelo de São Jorge, o Mosteiro de São Vicente de Fora, o Ascensor da Bica, onde você pode conhecer e fotografar os famosos bondinhos.

A vida noturna também merece atenção. Existem diversos barezinhos charmosos, boteco bem estilo bossa nova e casas noturnas. Uma coisa boa por lá é que uma grande quantidade desses estabelecimentos estão concentrados na região central da cidade, permitindo que você os visite com facilidade.

Veja mais dicas sobre o que fazer em Lisboa.

2. Porto: a cidade banhada pelo Atlântico

cidade de Porto com várias casa do lado um riu e em cima um ponte

O Porto fica às margens do Rio Douro e é um show à parte, simplesmente!

As diversas ruas coloridas, os casarões, o centro histórico e o pôr do sol formam uma harmonia completa e tiram o fôlego de qualquer pessoa.

Capaz de unir o moderno com o clássico, Porto é referência não apenas pela arquitetura, mas também pela gastronomia, por isso, não deixe de experimentar o vinho e os pratos do norte de Portugal quando passar por lá.

Alguns dos pontos históricos que você vai se encantar são: a estação São Bento, o centro histórico, a Praça da Liberdade, a Catedral da Sé, a Capela das Almas, a Igreja de São Francisco, entre outros. Se você é um amante da leitura, não deixe de ir até a Livraria Lello.

Além disso, conheça a Ponte D. Luís I, a Rua das Flores e o Cais da Ribeira do Porto.

3. Braga: a mais charmosa!

Braga

Do Porto, você consegue fazer um bate e volta à Braga. A cidade é a mais antiga e estando lá você consegue desfrutar de um tour por diversas igrejas lindas e delicadas, além dos museus e jardins incríveis e bem cuidados.

A cidade é referência em estudos religiosos e tem a Universidade do Minho localizada em seu território.

Visite o Santuário do Bom Jesus do Monte, cuja arquitetura é interessantíssima, a Igreja da Sé de Braga, o Palácio do Raio, o Jardim de Santa Bárbara, o Museu da Imagem, o Muse dos Biscainhos e a belíssima Rua do Souto.

Veja também: Passeios em Portugal — conheça diferentes alternativas que vão desde praias à passeios culturais.

4. A poética Coimbra

casas e em baixo um riu e do lado uma ponte

Quando se fala em Coimbra, por certo, logo vem à mente a famosa Universidade de Coimbra, referência no mundo todo dada a sua qualidade de ensino. Contudo, a cidade vai muito além.

Cheia de tradições, ruínas romanas e ruelas agitadas, a cidade de Coimbra conta com vários museus e o rio Mondego, que atravessa o município. Por ser um polo universitário, você vai encontrar os estudantes com a capa preta por todo lado e no mês de maio, ocorre a Queima das Fitas, um festival super bacana que reúne os estudantes nas ruas para comemorar o fim do ano acadêmico.

Vale a pena conhecer o Mosteiro de Santa Cruz, a linda Sé Velha de Coimbra, a Quinta das Lágrimas, o Convento de Santa Clara, o Jardim Botânico e o Aqueduto São Sebastião, o mini mundo Portugal dos Pequeninos e a Biblioteca Joanina em Coimbra.

5. Faro: a mais turística

Faro

Faro é um tesouro nem tanto explorado pelos turistas, o que é uma pena porque a cidade litorânea conta com lindas praias e um centro histórico com visual único, com uma mistura da Grécia com o toque europeu.

Com excelentes opções de restaurante e vários atrativos como passeio de barco, visita às colinas repletas de castelos e muito mais. Seja para relaxar na natureza ou contemplar a beleza do local, garantimos: Faro não vai te decepcionar!

Você sabe a importância do seguro viagem na Europa? Acesse o nosso conteúdo e entenda mais sobre o assunto!

Como alugar um carro para se locomover por Portugal?

Como adiantamos no início do artigo, Portugal não é um país grande, contudo, existem muitas divisões. Por isso, a fim de que você conheça e desbrave o melhor que cada uma dessas cinco cidades têm para te oferecer, vale a pena investir em um meio de transporte eficiente, seguro e prático.

Assim, muito embora Portugal conte com transporte público e existam meios alternativos, entendemos essencial que os percursos pelas cidades seja feito de carro para que você possa elaborar o seu roteiro de forma personalizada e otimizada de acordo com o seu gosto pessoal e, desse modo, consiga aproveitar ao máximo.

A Happy Tours é referência no aluguel de carros em Portugal e pode proporcionar uma viagem sem transtornos e com muito conforto.

Bem, agora você já pode incluir as sugestões das cidades de Portugal no seu planejamento de viagem e se preparar para colecionar fotos, experiências e memórias. Até mais!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.