Amsterdã é a capital da Holanda, conhecida também como Países Baixos.

A capital holandesa fica no lado oeste do país e é também uma cidade litorânea com um sistema de canais interessante, tanto que possui um dos portos de cruzeiros mais importantes da Europa e estima-se que todos os anos mais de 300.000 pessoas passam por lá e mais de 150 barcos atracam no seu cais. Dali, é possível chegar facilmente ao Reino Unido viajando em embarcações.

Conhecida também por seu patrimônio artístico, casas estreitas com telhados da era dourada do século XVII, a cidade atrai bastantes turistas que desejam conhecer suas belezas e as atrações da cultura holandesa. Fique com a gente e confira o que fazer em Amsterdã!

O que fazer em Amsterdã? O que colocar no roteiro de viagem?

Amsterda

Fundada no século XII como uma vila de pescadores, a cidade ganhou o seu graças ao rio Amstel, o principal da cidade. Então, a vila foi batizada de Amstellodamus, que séculos depois evoluiria para Amsterdam.

Há muitas atrações disponíveis para quem pretende viajar para essa maravilhosa cidade do norte da Europa. E o melhor é que dá para conhecer tudo de bicicleta, já que a prática do ciclismo é um meio de transporte bastante utilizado na cidade, que possui uma grande quantidade de ciclovias.

Mas, agora, vamos ao que importa, confira as atrações que você deve colocar no seu roteiro quando for conhecer Amsterdã!

1. Conheça os museus Van Gogh e Stedelijk

Museu Van Gogh e stedelijk

Ambos os museus ficam no bairro Museumplein, o conhecido “bairro dos museus”, uma vez que abriga os dois mais importantes do país e, na opinião de muitos, os mais relevantes e indispensáveis museus de arte de toda a Europa.

Como o próprio nome já diz, o Museu Van Gogh é um dos que mais abriga obras do artista homônimo. Devido a um aumento considerável de visitantes no museu, se fez necessário uma modernização do edifício. Por isso, o novo edifício conta com uma fachada de vidro de 12 metros, onde as estruturas de vidro (vigas e montantes) funcionam como elementos principais do prédio.

O Museu conta com a maior coleção de obras originais do Van Gogh, com 200 pinturas, 500 desenhos, mais de 700 cartas e uma coleção de gravuras japonesas de Van Gogh. Para quem aprecia a obra do artista, com certeza, a visita tem que estar no roteiro de viagem para Amsterdã. O museu ainda disponibiliza uma visita multimídia com áudio para os visitantes, é incrível!

Já o museu Stedelijk, que também deve fazer parte do roteiro, é focado em artes modernas e contemporâneas, por isso, conta com um rico acervo com obras de Piet Mondrian, Marc Chagall, Karel Appel, dentre outros.

No museu, é possível prestigiar quadros importantes de várias vertentes do mundo artístico, como iluminismo, cubismo, expressionismo. Lá, você verá também um acervo de pinturas de Casimir Malevich, algumas obras importantes de Pablo Picasso, além de uma coleção de fotografias, móveis e objetos típicos do país. Vale a visita!

Para ler depois: Museus na Europa – Um guia especial para amantes de artes!

2. Não vá embora sem fazer uma foto no letreiro “I Amsterdam”

Aproveite que você já estará no bairro Museumplein e procure o famoso letreiro gigante “I Amsterdam”, onde os turistas do mundo todo vão tirar ao menos uma foto de recordação da sua passagem pela cidade.

É como se fosse uma parada obrigatória durante o passeio, porque é um registro que você vai querer ter de lembrança da cidade. Além disso, a região que concentra os melhores Museus de Amsterdã também é um lugar muito bonito e gostoso para passear.

Lá, também há um enorme lago artificial no meio e vários comércios em volta. Se você tiver tempo, vá até esta localidade mais de uma vez durante sua estada na viagem.

3. Conheça “a casa mais estreita do mundo”

A casa mais estreita do mundo - Amsterdam

Mais uma curiosidade de Amsterdam é que a cidade abriga a casa mais estreita do mundo e ela fica em meio aos prédios clássicos da cidade, no endereço Oude Hoogstraat 22. Para quem está andando distraído na rua, é possível que tenha passado por ela e nem tenha visto.

A Singel 166, como é conhecida, tem apenas ínfimos 2 metros de largura, sendo o imóvel mais estreito da capital holandesa, Amsterdã. Mas, atualmente, já perdeu o posto de casa mais estreita do mundo, já que a Casa Keret, localizada na Polônia, tem apenas 1,52 cm de largura, contudo, ela foi feita exatamente com essa intenção.

Hoje, a Singel funciona como uma casa de chás, onde é possível sentar-se para degustar um delicioso chá de sua preferência. No entanto, é preciso antecipar uma reserva, uma vez que a casa é bem famosa e como você deve imaginar, tem pouquíssimo espaço para seus convidados.

4. Visite o Natura Artis Magistra

Esse é um passeio bem legal para se fazer com crianças, afinal, o Natura Artis Magistra, ou simplesmente Artis, é um zoológico localizado no centro de Amsterdã que abriga diversas espécies de animais, como gorilas, macacos, girafas, elefantes, leões, tigres, leopardos, camelos e muitas outras.

Esse é um dos jardins zoológicos mais antigos da Europa e lá, os animais são livres e muito bem cuidados pela administração do local. Também é possível conhecer um aquário, com várias espécies marinhas. Você também não pode deixar de passar pelo Butterfly Pavilion, um santuário de borboletas e diversas árvores centenárias.

Além disso, você também pode conhecer o planetário, local em que você irá se divertir vendo diversas miniaturas dos planetas e astros do espaço sideral.

5. Dica para os adultos: conheça os Coffee Shops de Amsterdã!

Coffee Shops de Amsterdam

Não há como negar que Amsterdã também é conhecida como a capital da maconha, mas, ao contrário do que a maioria pensa, a erva não é liberada, é apenas descriminalizada e o consumo é tolerado em alguns locais específicos.

A verdade é que, por lá, existe uma tolerância à maconha e é possível comprá-la e consumi-la em estabelecimentos registrados, conhecidos como Coffee Shops.

Não é permitido comprar ou consumir maconha fora destes estabelecimentos e nem portar uma quantidade maior do que 5 gramas nas ruas. Além disso, é estritamente proibido sair do país com maconha. Isso é considerado crime e tentar comprar maconha para levar embora, com certeza, não é uma boa ideia.

Mas você pode provar um bolo ou um brownie especial nos cafés e ter uma experiência diferenciada quando estiver em Amsterdã!

Aproveite e leia também: Conheça as principais regras sobre bagagens em voos internacionais!

6. Mais uma dica só para adultos: conheça a Red Litgh Street e o Museu do Sexo

Outra dica que é estritamente direcionada para adultos é conhecer a Red Light Street e o Museu do Sexo. A capital da Holanda é muito famosa por ter o sexo como um assunto comum, tanto que ele sempre fez parte da história do país.

No Distrito da Luz Vermelha, é possível ver várias casas noturnas com “atrações para adultos”, onde é possível conhecer apenas por curiosidade ou até mesmo para aproveitar e vivenciar alguma experiência nova.

Para quem se interessa de verdade pela história da sexualidade, o SEXMUSEUM é uma excelente escolha, visto que é possível conferir diversas exposições, com personagens, desenhos, pinturas, esculturas, vídeos e fotografias da história do sexo. Você precisa estar preparado, pois algumas dessas obras podem, realmente, te impactar.

Mas, para quem fica à vontade com o assunto, é uma atração que, sem dúvidas, deve fazer parte do roteiro de viagem para Amsterdã!

E aí, gostou do nosso post? Se precisar alugar um carro em Amsterdã, visite o nosso site e conheça todos os modelos disponíveis para reservar e aproveitar a sua viagem com ainda mais conforto. Ficaremos muito contentes em te atender!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.