E aí, você sabe onde fica a NASA? Ao planejar uma viagem para Orlando é muito comum incluir os parques da Disney e Universal no roteiro, mas esquecer de uma atração incrível: o Kennedy Space Center, o centro espacial da NASA.
Esse é o destino ideal para quem deseja fazer um passeio divertido e agradável em família ou entre amigos, mas antes de enfrentar uma ponte aérea sabemos que você precisa saber um pouco mais sobre ele, certo?
Agora que já plantamos a sementinha da curiosidade sobre o destino desmistificaremos o parque da NASA para você! Vem ler nosso guia de viagem para esse passeio não tão usual, mas igualmente incrível de Orlando!
Onde fica o Kennedy Space Center?
O centro da NASA (National Aeronautics and Space Administration), a agência espacial dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programa de exploração espacial está localizado em um complexo junto ao Cabo Canaveral, mais especificamente na Ilha Merritt, a cerca de 80 km do centro de Orlando, na Flórida.
Embora de fato não fique exatamente em Orlando, o ponto turístico recebe visita de turistas que, usualmente, estão hospedados na cidade.
O parque da NASA é realmente um parque?
Na verdade, não. Comumente muitos costumam usar essa expressão para definir o Kennedy Space Center, mas original e oficialmente ele não é assim considerado.
Ele é um centro de lançamento de foguetes da agência espacial americana que também possui atrações educativas sobre o espaço, avanços e descobertas da humanidade nesse sentido ao longo dos anos – sendo essas as que você visitará.
Quanto tempo reservo para conhecer a NASA?
O centro espacial da NASA em si é gigante, mas a área aberta à visitação é mais restrita justamente pelo trabalho ali desenvolvido por milhares de pessoas diariamente.
Dito isso, você tem duas opções:
- reservar 1 dia e conhecer as principais atrações do Kennedy Space Center, ou;
- separar 2 dias para conhecer tudo e participar das atividades – que tomam tempo – no KSC.
O que podemos destacar é que esse é um passeio alternativo muito legal para dias de chuva em Orlando, visto que a maioria de suas atrações são em ambientes fechados. Já abre nosso artigo sobre o clima de Orlando durante as quarto estações e viaje preparado!
No mais, o ideal é se programar bem em qualquer uma das hipóteses, e a Happy Tours já já te auxilia nisso, mas primeiro, que tal saber como chegar no destino?
Como chegar ao Kennedy Space Center?
Existem várias alternativas para chegar à ilha Merritt onde está o KSC, e essas são algumas delas:
1. Dirigindo até o parque da NASA
O KSC fica a cerca de 90 km de distância do centro da cidade, então ao optar por alugar um veículo em Orlando e ir dirigindo até o local você demorará a média de 1 hora para acessá-lo por meio da SR 528, sentido Leste (east).
Indicamos que você leve dinheiro trocado e moedas, pois nesse caminho você passará por 4 pedágios na ida e na volta, ok?
2. Para quem não vai de carro
Se você não pretende alugar um veículo para ir à NASA, lhe restam duas opções:
- ir de taxi ou uber: o que, sinceramente, vai ficar caro;
- contratar uma empresa de transporte avulso (ou transfer do próprio KSC): fica mais em conta (às vezes), porém normalmente empresas de turismo têm hora para ir e para voltar, e a cobrança é feita por lugares ocupados na van ou ônibus particular. Ou seja, pode sair caro também dependendo do tamanho da família ou grupo que pretende fazer a visita;
- comprar tickets de entrada no KSC com direito a transfer do próprio local: essa também é uma possibilidade, mas novamente ele é cobrado por pessoa.
Existe um motivo pelo qual demos apenas essas opções: não existe transporte público entre Orlando e Cape Canaveral, onde fica o Kennedy Space Center.
O que é bom saber sobre Kennedy Space Center?
Finalmente é chegada a hora do nosso roteiro de viagem pela NASA. Temos as seguintes informações inaugurais para você:
- diferente dos parques de Orlando, o parque da NASA não é divido em regiões (as lands) e tampouco possui uma ordem de prioridade de visitação de cada atração, então nossa dica é que o seu planejamento de roteiro foque nos horários de filmes e apresentações que prestigiará;
- você pode comprar os ingressos para o centro espacial na própria bilheteria do local, ou antecipadamente no site do Kennedy Space Center – a compra antecipada no site pode ter descontos!
- para quem tomar a sábia decisão de ir de carro saiba que o estacionamento do parque da NASA custa, em média, US$ 10 por veículo (bem mais em conta, não é?)
Roteiro dentro do Kennedy Space Center
Existem atrações imperdíveis e outras que, caso você opte por apenas um dia de passeio é viável “pular”. Vamos a elas pela ordem de entrada no centro espacial:
Early Space Exploration – museu 1
Sem dúvida esse pavilhão precisa estar no seu itinerário de visitação! Encontra-se logo ao lado da entrada do parque e nele você será passará por um onbording (uma introdução) à história da exploração espacial.
Podemos dizer que ele é um museu da ciência espacial e é incrível! Tudo o que mostram em filmes sobre o espaço, ali você encontra!
Rocket Garden – Jardim dos Foguetes
O Rocket Garden, ou Jardim dos Foguetes, é uma das poucas atrações ao ar livre e um lugar perfeito para as fotos e selfies com os foguetes – réplicas fiéis dos de verdade – ali expostos.
Esse local fica também próximo à entrada e caso prefira é possível inverter a ordem com o primeiro, mas será bem mais interessante ver a grandeza dos foguetes depois de entender mais sobre eles no museu.
IMAX Theaters – o cinema intergaláctico
Pode ser que você já tenha visitado um IMAX aqui no Brasil ou nos Estados Unidos, mas o diferencial desse é exatamente o conteúdo a ser assistido e as sensações de estar ali, no meio do centro espacial, assistindo filmes sobre o espaço.
Normalmente dois filmes ficam em exibição e eles podem ser modificados de tempo em tempo, mas desde 2019 o filme “Apollo 11: Firts Steps Edition” vem sendo apresentado em comemoração aos 50 anos do Programa Apollo.
É imperdível participar dessa experiência, seja qual for o filme que estará sendo exibido. Não é à toa que essa atração pode ser uma das únicas que podem te levar a pegar fila.
Atlantis: Space Shttle – museu 2 interativo
A NASA é história, então, não faltarão museus em seu centro espacial. Entretanto, esse é mais interativo que o primeiro.
O Atlantis começa com um filme sobre ônibus espaciais e, após muitas surpresas impactantes, os turistas se depararam com um galpão enorme com o próprio ônibus espacial Atlantis.
São mais de 60 mini atrações interativas nesse espaço e se você quer se sentir em uma estação espacial, esse é o lugar.
Shuttle Launch Experience – simulador de lançamento de ônibus espacial
Engana-se quem pensa que não tem aventura no parque da NASA. Esse simulador promete te dar a real sensação de estar em um lançamento de um ônibus espacial, e dizem ser bastante fiel à realidade, viu?
Tanto que não é recomendado para pessoas muito sensíveis, crianças ou idosos. A altura mínima para essa atração é de 1,11m. Novamente, atenção às filas não tão longas.
Kennedy Space Center Bus Tours: Apollo/Saturn V Center
Esse tour é recomendado como o último do único dia ou o primeiro no dia 2, pois é bem longo!
Você entrará em um ônibus (normal, não espacial dessa vez) do próprio KSC que te conduzirá pelo parque até outro prédio da NASA de onde foi lançado o Apollo 11 – o foguete que levou o homem à lua em 1969.
Lá você pode conhecer diversas atrações e passar também por outros prédios da NASA e até tocar uma pedra lunar autêntica!
No total, o passeio tem duração mínima de 1h30, mas pode ir até 3h dependendo de sua vontade. Mas fique atento: o último ônibus que leva ao tour sai às 14h!
Como dica extra, temos 4 lugares ainda para visitas – se sobrar tempo:
- Astronaut Encounter: já pensou em encontrar-se com um astronauta de verdade, veterano da NASA? Esse é o local! Dura, em média, 1h e tudo é feito em inglês;
- Heroes and Legends: essa atração é um filme 3D sobre histórias da NASA contadas por seus pioneiros, e também concentra o Hall da Fama na saída, com várias fotos de astronautas que fizeram história;
- Journey To Mars — Explorers Wanted: é um museu interativo mais indicado para crianças com mini games e cenários para fotos;
- Astronaut Memorial: esse museu fica fora do parque, ainda no continente, bem na entrada da ilha Merritt e é, de fato, um memorial para aqueles que morreram em missões da agência espacial.
Uma última informação essencial: as opções de comida no Kennedy Space Center são poucas, mas as mais indicadas são o Orbit Cafe e o Moon Rock Café. E fique tranquilo, tem um lugar bem legal para comprar souvenirs!
Afirmamos que esse é um passeio bem divertido para a família, e você, o que pensa de visitar o mundo da lua na sua viagem aos Estados Unidos?