Muitas pessoas se perguntam como fazer um roteiro de viagem e a verdade é que, quando você tem um bem estruturado em mãos, é possível curtir diversos pontos turísticos e se aventurar por locais especiais sem grandes imprevistos.
Com ele, ficamos cientes dos horários para conhecer determinado museu e qual local visitar na sequência, por exemplo. Confira nossas dicas de como montar o seu roteiro de viagem personalizado a seguir.
1. Defina seu orçamento
O primeiro passo para montar um roteiro de viagem é definir o seu orçamento de viagem. A partir dele, será possível definir todos os próximos passos de forma que você não passe apertos ao chegar ao destino.
Calcule a estimativa dos custos relacionados ao hotel, transporte, alimentação e diferentes atividades que você queira fazer. Por exemplo, é indicado, montar uma planilha especial apenas para definir os locais que precisam ser conhecidos e quais os valores inclusos no processo.
Defina o que você quer conhecer, quais restaurantes são de seu interesse visitar e, com relação ao aluguel de veículo, a Happy Tours conta com diversos estilos de carros para você escolher o que mais faz sentido para você.
Em viagens pode acontecer alguns imprevistos e, por isso, é importante manter uma quantia em dinheiro reservada apenas para esta finalidade. Mesmo que nada aconteça durante todo o período que você estiver fora, tem a segurança necessária que precisa para aproveitar o passeio sem se preocupar com gastos acima do orçamento.
2. Definir o perfil de viajante
Todas as pessoas que gostam de viajar têm um perfil específico que pode ser o aventureiro que busca por locais radicais, o cultural que gosta de conhecer mais da história regional, o ecoturista que adora tirar fotos da natureza e paisagens e o luxuoso que prefere aproveitar o local da forma mais confortável possível.
Se você não sabe como fazer um roteiro de viagem, o adequado é analisar o que você quer fazer de diferente ou se a intenção é apenas relaxar. Existem muitos países ou estados brasileiros que oferecem praias maravilhosas para descansar e apreciar a vista do mar.
3. Escolha do destino
Faça uma boa pesquisa sobre os destinos que são do seu interesse e não esqueça de analisar opções que combinem com o seu orçamento, além de lugarem que ofereçam exatamente o que você quer conhecer.
Além disso, é fundamental considerar a sazonalidade do local. Isso porque, ao longo do ano, o destino de interesse apresenta paisagens diferentes e até programas específicos para serem aproveitados.
Se a sua intenção é de conhecer a neve, por exemplo, a Argentina é um destino próximo ao Brasil e agradável. É possível visitar Mendoza, Ushuaia, Córdoba e San Martín e curtir este cenário.
4. Definição de duração e período da viagem
Determine o tempo ideal para conhecer mais sobre o destino que você escolheu a fim de que todos os locais escolhidos sejam visitados. Se possível, opte por definir um itinerário flexível para ter tempo suficiente de aproveitar a viagem e também se aventurar nas excursões sem pressa.
É necessário considerar os períodos sazonais que podem conter festivais ou eventos especiais, que somente ocorrem em determinada época. Por exemplo, na Itália, além dos pontos turísticos, o Carnaval de Veneza ocorre exclusivamente no período de quaresma e é muito aguardado não apenas pelos moradores, mas por turistas que tem como destino esta região.
Já se o destino for o Piauí no Brasil, você tem a oportunidade de passear no parque ambiental encontro dos rios, ponte estaiada e belíssimas praias como a de Macapá e Coqueiro durante os meses mais quentes do ano.
5. Pesquisa e reserva de alojamento
No seu planejamento de viagem, é importante incluir uma boa opção para descansar durante a noite como os hotéis, pousadas, albergues ou aluguel de temporada. Existem diversas opções para aproveitar os momentos de descanso sem gastar muito.
O ideal é analisar também informações relacionados à localização do local, optando por alojamentos próximos aos pontos turísticos que deseja conhecer e dos serviços essenciais.
Deste modo, você consegue aproveitar ainda mais a sua viagem sem precisar se deslocar por vários minutos até chegar aonde precisa. Outra forma de economizar tempo no descolamento é alugando um carro para a sua viagem ao exterior, assim você não fica dependendo dos horários e demora dos transportes públicos.
Fique atento porque reservas de última hora podem dificultar a busca por uma boa acomodação com preços baixos. Escolher a hospedagem na qual você quer ficar com antecedência é vantajoso porque há:
- Facilidade para encontrar um bom quarto;
- Preços mais em conta;
- Mais tempo para aproveitar a viagem;
- Menos burocracias.
6. Planejamento de atividades e atrações
Muito antes de fazer as malas e partir para a viagem, é necessário selecionar os pontos turísticos que precisam fazer parte do seu roteiro. Dentre as opções, podem conter atividades culturais e de lazer que incluem museus, galerias de arte, praias, castelos e construções de civilizações antigas.
Em alguns lugares, os visitantes podem fazer passeios de barco e também conferir belezas naturais como o salto das baleias. Deste modo, o ideal é fazer uma pesquisa completa sobre o país de interesse antes de viajar para, assim, conseguir conhecer os pontos anotados no roteiro.
7. Transporte
Mesmo que uma pessoa tenha um bom roteiro pré-definido, ainda necessita verificar informações fundamentais como o tipo de transporte necessário.
Independente de conhecer alguma cidade específica do Brasil ou se aventurar na Noruega e ver a aurora boreal, é importante contar com um bom carro. Com a Happy Tours, você tem a oportunidade de escolher um excelente carro para dirigir tranquilamente no local e chegar aos destinos em menos tempo.
Uma pessoa que não sabe como fazer um roteiro de viagem, deixa de considerar os deslocamentos necessários, quais os custos, tipos de transportes e os horários. Deste modo, o passeio não é aproveitado integralmente pela falta de opções para se locomover com rapidez.
8. Preparação e Checklist
Se a viagem for para o exterior, o passaporte e visto precisam estar sempre em dia, assim como a carteira de motorista internacional e a carteira de vacinação. Também é fundamental ter o seguro de viagem para se manter protegido de imprevistos relacionados a saúde e bem-estar no destino escolhido.
Não esqueça de montar uma lista com todos os itens essenciais como a bagagem, acessórios e também vestuário. Lembre-se de levar uma necessaire com produtos de higiene pessoal e remédios, lanches para comer durante o voo, carregadores e demais dispositivos de entretenimento para relaxar até chegar ao destino.
Ao saber como criar roteiro de viagem, você tem a oportunidade de vivenciar uma experiência inesquecível. Com a Happy Tours você tem a oportunidade de se aventurar por diversos estados brasileiros ou regiões internacionais!