Carteira internacional de habilitação: o que é e como tirar?

Um ponto que costuma gerar muitas dúvidas entre os turistas que nunca alugaram um carro no exterior é justamente a respeito do tipo de habilitação necessária para trafegar seguramente nas rodovias internacionais, sem correr riscos de irregularidades com documentação e afins.

Para isso, temos a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que estabeleceu algumas determinações comuns bem importantes sobre essa questão da direção. Ela garante que o motorista está dirigindo adequadamente e seguindo as leis do tráfego de estrangeiros.

Assim, facilitando a adaptação e entendimento sobre como dirigir ao redor do mundo inteiro, separamos alguns tópicos para te explicar como a PID funciona e o que é necessário para obtê-la. Continue conosco e entenda mais!

O que é a Permissão Internacional para Dirigir?

vista superior sobre a aplicação do Green Card

A Permissão Internacional para Dirigir é como se fosse uma carteira internacional de habilitação, uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) internacional. De modo geral, ela serve como uma CNH em outra língua.

Nesse sentido, na PID constam seus dados nativos da CNH, com todas as especificações, como necessidades especiais, restrições de tipos de veículos a serem pilotados, entre outras. Apesar de existir essa permissão, ainda é fundamental que você esteja com a sua CNH original no seu país de origem. Ou seja, é fundamental estar com a carteira nacional e a internacional.

Contudo, lembre-se que o registro que irá legitimar e declarar sua condição de dirigir é a sua CNH original emitida pelos órgãos do seu país, a PID serve como uma tradução de todos os seus dados, caso as autoridades competentes necessitem confirmar algum deles.

Além disso, esse documento é válido apenas para países que são signatários da Convenção de Viena, que é um acordo entre vários países que estabelecem várias regras, entre elas a permissão para dirigir.

Como viajar para os Estados Unidos pela primeira vez?

Como tirar a sua PID?

Para solicitar a sua PID, é bem simples. Primeiro você precisa procurar uma unidade do DETRAN ou pela internet e fazer o pagamento de uma taxa de serviço. Assim que pagar, você precisará apenas de dois documentos para dar finalidade ao processo:

  • A CNH original;
  • Comprovante de pagamento da taxa da PID.

Assim, os agentes irão verificar a sua situação completa de motorista e, se tudo estiver correto, farão a liberação da permissão para dirigir.

Um detalhe é que o DETRAN no qual você precisa fazer a solicitação deve ser o mesmo do estado em que a sua CNH foi emitida. Caso não resida mais no mesmo estado, será preciso solicitar uma transferência para dar entrada na documentação.

Se houver alguma restrição, cassação ou se a sua carteira estiver antiga para os padrões de emissão da permissão, você terá de regularizar sua situação para, depois, obter a licença.

Qual o valor da PID?

O valor da permissão varia de acordo com o Detran de cada estado. Assim, não há um número fixo, mas os valores podem ir de R$ 78,00 a R$ 544,95.

Quanto tempo demora para solicitar PID?

vista superior sobre a aplicacao do greencard alternativa

O tempo para ter a permissão é bem rápido, cerca de 3 dias úteis após o pagamento da taxa, se retirada presencialmente. Para aqueles que desejam recebê-la em casa, o tempo pode ser até 14 dias úteis.

Como tirar o visto americano? Veja o processo completo!

Quais são as restrições da carteira internacional de habilitação?

A principal restrição é que a PID deve ser utilizada apenas para fins turísticos. Isso significa que não é permitido desempenhar nenhuma tarefa com fins lucrativos que envolvam o veículo alugado. Caso contrário, você pode sofrer penalidades do país em que estiver.

Há também exemplos de países mais radicais, como o Japão, que não é signatário da Convenção de Viena. Com isso, se exime das responsabilidades adotadas pelos demais países que a assinaram.

Por lá, não é permitido a estrangeiros dirigirem, nem mesmo os que possuem a Permissão Internacional para Dirigir! O país tem suas particularidades, um sistema de sinalização que não está nos parâmetros internacionais.

Para dirigir no Japão e nos outros países não signatários, você precisa de permissões distintas, todas determinadas especificamente por eles. A Alemanha é um exemplo que, embora aceite sua CNH por um curto período, para conseguir uma permissão com prazo maior, você deve se submeter às determinações do país.

Por fim, a dica mais importante é que é sempre válido se informar sobre as legislações do seu país de destino ao se preparar para sua viagem, assim vai evitar dores de cabeça e restrições que possam limitar seus planos. Além disso, o planejamento também é um processo fundamental, principalmente quando for tirar a sua PID.

Aqui, no blog da Happy Tours, você fica por dentro de tudo que precisa para não ter surpresas inconvenientes na sua viagem. Ah, e agora que você já sabe sobre a PID, confira o que você precisa para alugar um carro no exterior.

Assine nossa Newsletter e receba tudo com exclusividade. Até a próxima!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.