Vai viajar? Saiba como encontrar passagens baratas de avião!

pessoas embarcando no avião

Foi-se o tempo em que viajar era uma atividade cara! Atualmente, existem muitas maneiras de encontrar passagens baratas de avião – a internet é sua aliada nesse momento. A busca online apresenta benefícios como praticidade, rapidez, ampla variedade de opções e personalização das informações, de acordo com seus objetivos.

Sabemos que as passagens constituem uma das partes mais caras da viagem e, por isso, trouxemos 8 dicas para te ajudar a economizar e viajar mais barato. Você verá como é fácil conseguir grandes descontos, basta estar disposto a investir seu tempo e um pouco de esforço nesse processo.

Os elementos fundamentais para obter as melhores promoções de passagens aéreas são organização e foco na pesquisa. Dessa forma, você otimiza seu orçamento e consegue conhecer mais lugares gastando menos do que imagina. Parece um sonho? Saiba como transformá-lo em realidade!

8 dicas para comprar passagens baratas de avião

1. Pesquise com antecedência

pesquisando por passagens de avião baratas

A primeira dica não poderia ser outra; quanto antes você começar a planejar sua viagem, mais chances você terá de encontrar promoções. Isso é ainda mais importante quando se trata de destinos muito turísticos ou da alta temporada, quando tudo fica mais concorrido.

O ideal, nesses casos, é fechar a compra com 6 meses de antecedência. Pode parecer muito tempo, mas, acredite: é o melhor momento! Os valores aumentam cerca de 2 meses antes, pois é quando a maioria das pessoas começa a pesquisa.

Além disso, precisamos lembrar que a distribuição das passagens funciona com classes tarifárias. O primeiro “lote” que costuma ser mais barato, logo quando as datas são confirmadas, é limitado. Quando esse lote acaba, o preço sobe.

O contrário também acontece: se houver muitos assentos vazios quando as datas da partida estiverem próximas, as companhias aéreas podem reduzir os valores para preencher os espaços.

Leia mais e saiba “Como tirar o visto americano

2. Seja flexível com as datas

Nem sempre é possível ter flexibilidade na escolha das datas da viagem, mas, sempre que puder, selecione um período maior para fazer sua pesquisa. Muitas vezes você encontrará uma grande variação nos valores apenas alterando um dia ou dois.

A alta temporada sempre custará mais caro; evite datas comemorativas e feriados se quiser economizar. A ida e a volta em fins de semana também apresentam preços mais altos. No caso de destinos procurados para viagens de negócio, o começo da semana costuma ser bem concorrido.

Outro ponto importante é a duração da viagem, quando você compra vôos “casados” de ida e volta. Lembre-se que, quanto menos tempo você passar no lugar, mais caro será chegar até lá. Há muitas promoções de passagens para quem fica, no mínimo, 7 dias no destino.

3. Seja flexível com o destino

A mesma regra vale para o local escolhido para a viagem – esteja aberto para mudanças! Todo mundo tem uma lista de destinos que deseja conhecer com prioridade; escolha cerca de 5 e fique alerta para os descontos em passagens nestes lugares.

Se o seu objetivo com a viagem for conhecer novos lugares, sem destino certo, suas chances de se surpreender com cidades menos turísticas são altas! Com essa liberdade entre datas e destinos você terá mais oportunidades para viajar barato.

Caso o caminho seja longo até seu destino final, aproveite as escalas para visitar outras localidades. Essa estratégia é conhecida como stopover – você ganha algumas horas, durante a conexão, que possibilitam sair do aeroporto, conhecer pontos turísticos e voltar a tempo de pegar o próximo voo.

4. Utilize buscadores de passagens

Abuse dos sites que procuram o melhor preço de passagem! Com eles você tem acesso aos valores das principais companhias aéreas e pode comparar as opções, com diversos filtros como as datas desejadas, os locais e até o seu limite de gastos. Tudo de forma prática, rápida e gratuita!

Além das buscas online, também dá para baixar os aplicativos desses sites para fazer a pesquisa no seu smartphone. Outra dica é segui-los nas redes sociais – é comum ocorrer a divulgação de descontos de última hora nos stories do Instagram, por exemplo.

5. Ative alertas de promoções

pessoa pesquisando no celular

Para otimizar ainda mais o seu tempo, cadastre-se nos sites de busca de passagens para receber alertas de promoções. Em muitos deles é possível selecionar o destino e os dias da viagem e ser informado quando esse preço em específico estiver mais baixo.

Isso funciona muito bem quando se tem a flexibilidade mencionada antes; as melhores promoções aparecem sem aviso prévio, em datas aleatórias, para lugares variados. Às vezes é melhor aproveitar uma oportunidade como essa para planejar sua viagem, do que ter tudo estruturado para, só então, buscar a passagem.

6. Use alguns truques de pesquisa

Na hora de buscar as melhores passagens, alguns truques podem ajudar:

Limpe os cookies do seu navegador. Os sites podem identificar que você fez muitas buscas para o mesmo destino e exibir resultados com valores mais altos. Limpe os dados de navegação para burlar essa estratégia.

Faça a pesquisa em guia anônima (ctrl + shift + N)

De preferência, busque no começo da semana e durante a madrugada, pois este período é mais propício a apresentar descontos exclusivos.

7. Troque suas milhas acumuladas

Quem usa muito o cartão de crédito pode contar com o benefício de trocar os pontos acumulados por milhas. Cadastre-se em um programa oferecido por alguma companhia aérea e aproveite para economizar muito na compra de passagens!

Informe-se sobre as regras e acompanhe seu saldo. Quando juntar um número suficiente de milhas é só procurar opções para adquirir seus tickets. Com frequência os viajantes conseguem passagens praticamente de graça com a ajuda das milhas!

8. Considere o custo-benefício de cada opção

Às vezes você compra uma passagem mais barata, mas precisa passar muito tempo dentro do aeroporto e acaba gastando muito com comida, além de não ficar confortável.

Pode ser, também, que o aeroporto da promoção fique muito longe do seu destino final e você perderá dinheiro e tempo com o transporte. Nestes casos, o valor gasto com os imprevistos são capazes de reduzir ou anular a economia com as passagens, o que não vale a pena no fim das contas.

Aproveite essas dicas incríveis, fique atento às promoções e embarque para o próximo destino!

Acompanhe nosso blog e fique ligado nas nossas dicas de viagem. Confira nosso post e saiba “Como montar seu roteiro de viagem para Miami“.

Alugar um carro na Happy Tours!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.