No Dia Nacional do Turismo nada melhor que falar sobre os melhores destinos de viagem para conhecer dentro do Brasil. Seja nas praias mais paradisíacas, nas grutas e cavernas mais desafiadoras ou em uma cidadezinha de interior aconchegante e cheia de histórias.
Então já se prepara para planejar os melhores roteiros de viagem a partir das sugestões dos 12 melhores lugares por esse país recheado de belezas diversas de acordo com o que seu espírito aventureiro procura.
1. Pomerode – SC
Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode em Santa Catarina é um destino que mistura cultura, tradição e beleza natural. Lá boa parte da população fala, além da língua portuguesa, o alemão, o que torna o lugar mais autêntico.
A cidade se destaca pela rica arquitetura com casas construídas no estilo enxaimel, que consiste em uma construção sem o uso de pregos, apenas com o encaixe das madeiras.
Existem construções centenárias, algumas tombadas pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que demonstram a riqueza histórica, arquitetônica e cultural da região. Algumas dessas casas têm moradores, enquanto outras são abertas para visitação.
Na época da Páscoa os pomerodenses enchem a cidade de vida com a Osterfest, que é uma festa típica da região com muitas atrações, arte, cultura e gastronomia, além de uma das maiores árvores de ovos do Brasil, com cada ovo decorado manualmente exibindo grandes habilidades artesanais.
2. Gramado – RS
Entre os melhores lugares para viajar está a cidade de Gramado, que fica localizada na região das Hortênsias, na Serra Gaúcha. O coração da cidade é a Avenida Borges de Medeiros e seus arredores. Nela você encontra importantes pontos turísticos como a Igreja São Pedro, a Rua Coberta, a Rua Torta e a Praça das Etnias.
A cidade também conta com três parques temáticos para aqueles que gostam de aventura e emoção! O snowland, primeiro parque de neve do Brasil, o parque aquático Aquamotion que conta com piscinas aquecidas e tobogãs, e a Vila da Mônica, uma opção infantil que garante a diversão de toda a família.
Um dos cartões postais de Gramado é o Lago Negro, famoso pelos passeios em pedalinhos em formato de cines e vegetação exuberante, conta com uma area gramada para fazer piqueniques, fazer belas fotografias ou para relaxar e contemplar a natureza.
Gramado também tem museus como o Museu de Cera, o Museu Hollywood Dream Cars e o Museu do Festival de Cinema de Gramado, formado por um vasto acervo do cinema nacional.
3. Trancoso – BA
Trancoso é um pequeno vilarejo da Bahia, em que seu vibrante centro histórico, o Quadrado, se tornou o coração vibrante da cidade com um ar boêmio e cultural.
Entre ruas de paralelepípedo e edifícios históricos há uma mistura de lojinhas, restaurantes, galerias de arte e casas coloridas que contam histórias sobre quem já viveu ali. À noite, o Quadrado se transforma em um espetáculo de luzes e cores.
A Praia dos Coqueiros é uma das mais populares, com várias opções de barraca à beira-mar. Por ela é possível ter acesso, caminhando cerca de 15 minutos pela areia, à Praia dos Nativos, lugar famoso por promover o encontro do Rio Trancoso com o mar, onde forma uma lagoa de água doce ótima para se refrescar.
Um pouquinho mais afastado tem a Praia de Itapororoca, conhecida pela sua grande formação de corais. Uma praia quase deserta que não possui estacionamento nem barracas. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas de água doce boas para nadar e observar peixes.
Também não deixe de visitar as tartarugas marinhas na Praia das Tartarugas. Ao chegar você será recebido por falésias coloridas e uma extensa faixa de areia branca.
4. Bonito – MS
Bonito é um dos lugares mais famosos para o ecoturismo. Cercado por trilhas, cachoeiras, flutuações e cavernas misteriosas, tem uma história geológica fascinante.
Essa região, há milhões de anos, era um oceano e a matéria orgânica depositada ao longo do tempo se transformou em calcário. Atualmente as águas vêm do lençol freático e passam por rochas de calcário, formando paisagens lindas e águas ricas em magnésio.
O Rio Sucuri é um dos pontos turísticos conhecido por possuir uma das águas mais límpidas do mundo. É na nascente do Rio que os turistas têm a oportunidade de praticar a flutuação e observar a vida subaquática.
Outra experiência única para os amantes de mergulho e aventura é o abismo de Anhumas. O trajeto se inicia numa fenda estreita e conta com uma descida de 72 metros de altura, que equivale a 26 andares de um prédio.
5. Lençóis Maranhenses – MA
Os Lençóis Maranhenses ficam no Estado do Maranhão, no Nordeste do Brasil, e é um verdadeiro patrimônio nacional. Composto por uma vasta extensão de dunas brancas entremeadas por lagoas de água cristalina, é um paraíso natural deslumbrante e singular em todo o mundo.
Com uma extensa área de mais de 150 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981 com o intuito de preservar e proteger o local.
As principais opções de base para explorar os Lençóis Maranhenses são Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Barreirinhas é uma alternativa maior com variedade de hospedagem e serviços. Santo Amaro tem uma pegada mais rústica e isolada, porém oferece acesso direto ao Parque, e Atins é famosa por suas pousadas cheias de charme e proximidade com o mar.
Além do passeio nas Dunas e lagoas, a região conta com atividades variadas e experiências únicas como o passeio de barco no Rio Preguiças, caminhadas pelas trilhas ou um sobrevoo de avião para apreciar o Parque de cima.
6. Urubici – SC
Urubici é um destino de viagem que cativa o coração de quem o visita, com suas paisagens deslumbrantes, culinária irresistível e aventuras emocionantes. Um tesouro escondido nas montanhas de Santa Catarina.
Algo que tem em abundância em Urubici, são os morros imponentes que proporcionam vistas deslumbrantes. Entre os pontos turísticos, destaca-se o Morro Campestre, um local imperdível para testemunhar o espetáculo do pôr do sol.
Outros pontos imperdíveis em Urubici são o Morro da Igreja e a Pedra Furada. Localizados em uma área de preservação ambiental, é necessário autorização prévia para visitação.
A cidade também é abençoada com lindas cachoeiras de águas cristalinas. Uma das mais famosas é a Cascata Véu da Noiva, com aproximadamente 60 metros de queda.
Existem outras cachoeiras, inclusive passando pela Serra do Rio. Com suas 218 curvas sinuosas, que a princípio pode dar um frio na barriga, ela revela uma beleza que compensa e se destaca como um dos tesouros mais preciosos de Santa Catarina.
7. Ilha do Campeche – SC
A Ilha do Campeche em Santa Catarina é conhecida como o Caribe Catarinense, e conta com uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do Brasil.
Para chegar à Ilha saindo de Florianópolis, você pode optar por pegar o barco na Barra da Lagoa, um passeio com uma hora de duração, mas que vale a pena pelos cenários e praias deslumbrantes. Ou você pode sair da Praia do Campeche, com um trajeto de 10 a 15 minutos de bote.
Os quatis são habitantes da ilha e é de extrema importância não alimentá-los. Eles são conhecidos por roubar comida e até mesmo objetos pessoais. Então tenha cuidado com seus pertences e respeite as regras locais.
A Ilha conta com pinturas rupestres datadas de cerca de 5 mil anos antes de Cristo. Para chegar a essas pinturas, a Ilha oferece trilhas que tornam a experiência ainda mais inesquecível. Só há um restaurante e um quiosque no local, os quais não costumam aceitar cartão, então esteja preparado com dinheiro em espécie ou Pix.
8. Jalapão – TO
Localizado no coração do cerrado brasileiro, no Estado de Tocantins, o Jalapão é uma região repleta de dunas douradas, com fervedouros deslumbrantes, cachoeiras e paisagens.
Os fervedouros são a verdadeira atração, um verdadeiro oásis de águas cristalinas que brotam do chão. A experiência de flutuar por elas é indescritível, além da possibilidade de vivenciar tudo isso a luz da lua.
O Jalapão também é cercado por cânions. O mais famoso é o Cânion Sussuapara, com belas quedas de água e paisagem encantadora, é possível praticar esportes de aventura como rapel, escalada e trekking.
Outro atrativo famoso é a Cachoeira da Velha, a maior cachoeira da região com 100 metros de largura e 15 metros de queda. Devido à força e intensidade de suas águas, é proibido se banhar.
Alguns destinos que não podem ficar de fora do roteiro do Parque Estadual do Jalapão são a Cachoeira da Formiga e a Prainha do Rio Novo. A Cachoeira da Formiga fica dentro da comunidade dos Quilombolas, tem uma coloração de água turquesa e é considerada uma hidromassagem natural pela pressão da água.
A Prainha do Rio Novo é conhecida por possuir um dos maiores rios que fornecem água potável do mundo. Vale a pena estudar mais sobre o local e colocá-lo no seu próximo roteiro de viagem.
9. Alter do Chão – PA
Situado às margens do Rio Tapajós, Alter do Chão é um dos distritos mais encantadores do município de Santarém, no Estado do Pará. Conhecido como o Caribe Brasileiro, ganhou essa fama por abrigar a mais bela praia de água doce do mundo.
As atrações turísticas em Alter do Chão são bem diversificadas: você pode fazer um passeio de barco rumo ao encontro das águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, fazer pesca esportiva e até visitar as comunidades ribeirinhas.
Uma das praias mais famosas é a Praia do Amor, que recebeu esse nome por conta de sua atmosfera romântica e paisagem exuberante cercada pela Floresta Amazônica. A praia oferece passeios de caiaque e stand-up paddle.
Apesar de ser um pequeno Distrito, Alter do Chão oferece uma infraestrutura adequada, com opções de comércio, como mercados e lojas de conveniência, além de restaurantes e bares com refeições e vivências deliciosas.
10. Manaus – AM
Manaus é a porta de entrada da Amazônia Brasileira. Originária de uma pequena vila indigena, a cidade cresceu rapidamente no final do século XIX, durante o ciclo da borracha, tornando-se um dos maiores centros urbanos do Brasil. Essa movimentação deixou um legado importante na história e na arquitetura.
Com a riqueza e o boom econômico gerado com o comércio da borracha e a mão de obra diversificada atraída de várias partes do país, construções de edifícios e infraestrutura foram financiadas, assim como um dos maiores pontos turísticos da região, símbolo do período de ascensão: o Teatro Amazonas.
Além disso, Manaus está às margens do Rio Negro e dá acesso privilegiado à Amazônia, maior floresta tropical do mundo. Um convite à biodiversidade com botos cor de rosa e pássaros cheios de cores. Para os amantes da natureza, um passeio pelas águas do Rio Negro ou uma visita ao Parque Nacional de Anavilhanas são destinos obrigatórios.
11. Caconde – SP
Caconde é uma Estância Climática, um refúgio a apenas 290 km de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, na divisa de Minas Gerais e São Paulo. É uma das estâncias da região mais procurada para o turismo rural e cultural.
A primeira parada obrigatória é o Mirante de Caconde, um lugar gratuito com uma vista panorâmica deslumbrante, com as montanhas de Minas Gerais se mesclando com um lago represa. O espaço também possui algumas comodidades, como mesinha para lanches e um café para relaxar enquanto se admira a paisagem.
As opções de lazer ao ar livre são inúmeras e para se conectar com a natureza local existem cachoeiras na região, como a Cachoeira da Usina Velha e Cachoeira da Santa Quitéria, além de trilhas que vão te proporcionar vistas inesquecíveis.
12. Chapada dos Veadeiros – GO
Localizada no coração do Brasil, a Chapada dos Veadeiros é um lugar cercado por uma rica biodiversidade e uma atmosfera mística que atrai visitantes de todo o mundo.
Com mais de oito municípios e uma infinidade de trilhas e cachoeiras, há uma variedade de opções para todos os gostos e níveis de experiência. São três as principais bases para conhecer a Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso, São José e a Base Cavalcante.
Algumas das cachoeiras têm acesso a trilhas fáceis como a Cachoeira do Label e do Caracol. Já a Cachoeira do Dragão e a Cachoeira do Segredo, umas das mais incríveis da região, tem um nível de dificuldade de moderado a difícil. No entanto, a beleza dessas águas compensa qualquer esforço!
Há também o famoso Vale da Lua, uma formação rochosa única que se assemelha a crateras, cavernas e canais produzidos pela força das águas ao longo de milhões de anos. É possível se refrescar nas piscinas de água natural que se formam enquanto explora um ambiente incrível.
Além das atrações aquáticas é possível assistir ao espetáculo do nascer do sol no Mirante da Janela, um Mirante espetacular dentro do Parque Nacional.
História do Dia Nacional do Turismo
O Dia Nacional do Turismo é comemorado todo ano no dia 08 de maio, data oficializada em 2012 através da lei 12.625/2012, com o intuito de promover e incentivar um setor tão importante para o desenvolvimento do país, o turismo. O Brasil é um país repleto de belezas diversas e ao optar por viagens nacionais, o viajante contribui para a cultura, a economia, investimentos e preservação ambiental e patrimonial.
Por que investir no turismo nacional?
O turismo é uma força econômica imensa, limpa e sustentável, que segundo o Ministério do Turismo emprega cerca de 7 milhões de pessoas e movimenta cerca de 8% de todos os bens e serviços produzidos em nosso país.
Em termos de contribuição financeira, o Turismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico, ultrapassando outros setores importantes como o da construção civil, indústria automotiva e produção agrícola.
Precisa alugar um carro para viajar? Vem para a Happy Tours!
Além disso, o incentivo ao turismo nacional possibilita que regiões com menor desenvolvimento sejam beneficiadas, pois as pequenas cidades e zonas rurais ganham destaque com seus atrativos gerando renda e emprego.
O aumento de turistas traz maiores oportunidades para as pessoas começarem novos negócios, o que contribui positivamente para a comunidade. Além do mais, viajar pelo próprio país é uma maneira de vivenciar sua história, cultura e biodiversidade e aproveitar os mais diversos lugares para visitar no nosso país. Qual será o seu próximo destino?