O que fazer em Helsinki? Confira com a Happy Tours!

Quando falamos de viajar para a Europa, geralmente, temos em mente os principais países do continente, onde encontramos os principais pontos turísticos, os mais famosos, e acabamos esquecendo de outros países surpreendentes para conhecer.

Um desses lugares é a Finlândia, um país do norte europeu, com uma cultura muito rica!

Pensando nisso, a Happy Tours trouxe alguns tópicos para falar de Helsinki, a capital finlandesa, mostrando seus principais pontos, falar um pouco sobre a arquitetura, cultura, quais locais se alimentar e onde se hospedar! Para entender e se aventurar mais sobre esse país, continue conosco e aproveite a leitura!

Afinal, onde fica Helsinki?

Helsinki, também escrito como Helsinque, é a capital da Finlândia. A cidade foi fundada em 1550 e é uma das maiores cidades do país. Por conta da Finlândia ter sido anexada ao governo russo, a Rússia mudou a capital de Turku para Helsinki, visando diminuir a influência sueca no país e aproximar da própria.

Por ganhar certa autonomia para sua governança com a presença de um Grande Ducado, um chefe de estado, o país começou a evoluir cada vez mais. Assim, a cidade começou a adotar um estilo de arquitetura neoclássico, se assemelhando a São Petersburgo, na Rússia.

Outra mudança em sua arquitetura ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, por conta dos ataques sofridos, a cidade sofreu muito com a destruição, precisando se reconstruir, assim, a capital começou a abrigar diversos estilos de construções, complementando ainda mais sua história.

Tudo sobre seguro viagem na Europa: saiba escolher o seu! Confira e entenda mais.

O que fazer e conhecer em Helsinki?

Agora que entendeu um pouco sobre a história do país, confira quais são as principais atrações e comece a criar seu mais novo roteiro de viagem!

1. Catedral de Helsinki

A catedral é um dos principais cartões-postais do país, conhecido mundialmente. Ela é uma igreja luterana e, pelo território ter tido grande influência russa, é uma homenagem ao Czar Nicolau I da Rússia.

Catedral de Helsinki

Ela foi construída entre os anos de 1830 e 1852, e você pode encontrar essa construção em estilo neoclássico no centro da cidade, na Praça do Senado. Ah, e não se esqueça de conhecer seu interior, ele é lindo!

Ainda, tem uma parte subterrânea, e você encontra um café e, de vez em quando, alguns eventos por lá. Por ser o principal ponto turístico, ela recebe mais de 350 mil pessoas anualmente.

2. Praça do Senado

Quando visitar a catedral, consequentemente, você já vai visitar a praça, também! Mas você consegue conhecer outros prédios, como a sede do Senado Finlandês, o Palácio do Conselho de Estado e a grande Universidade de Helsinki.

A praça é gigantesca, e conta com um lindo monumento no centro dela. Dependendo do dia que visitar, você pode se deparar com algum evento, seja um show, campeonatos de snowboard ou feiras.

3. Market Square

Essa é uma feira que reúne a venda diversificada de itens e comida, por lá, você vai encontrar barracas com artesanatos locais, banca de peixes, frutas, legumes e verduras, sendo um ótimo local para adquirir uma lembrancinha para presentear alguém e provar um pouco mais da comida local.

imagem de umonte de casa

4. Old Market

Esse é um famoso mercadão, por lá você encontra uma variedade enorme de produtos, seja um bolo, café, peixe ou até mesmo especiarias, com certeza, se procurar, você acha!

O bacana de dar uma passadinha por lá, é para conhecer mais sobre a culinária local e experimentar novos sabores, assim como no Market Square.

5. Esplanadi Park

O parque é um passeio ideal para aquele dia quente e ensolarado, com muitas árvores, jardins e um bom cheiro de ar livre, o parque é repleto de estátuas e cafés, ótimo para aproveitar durante todo o dia! Além disso, há um teatro por lá, o qual você pode aproveitar para conhecer alguma peça e aproveitar um bom evento.

6. Teatro Nacional Finlandês

O teatro também é conhecido pelo nome local, o Suomen Kansallisteatteri. Ele conta com uma ampla programação cultural, com diversas peças e espetáculos.

A sua construção externa é toda em pedra, uma estrutura grande, chamando muito a atenção quando se aproxima dele. Em frente ao prédio, você vai ver a estátua de um famoso escritor do país, considerado até hoje um dos maiores, Aleksis Kivi, famoso pelo livro “Sete Irmãos”.

7. Catedral Ortodoxa Uspenski

Com sua construção em um dos pontos mais altos da cidade, ela chama muito a atenção, ainda mais por conta dos tijolos vermelhos, que se ressaltam ainda mais sua imponência.

imagens de uma Catedral Ortodoxa Uspenski

Foi fundada em 1868, com seu projeto realizado por Aleksei M. Gornostajev, um arquiteto da nobreza russa, famoso por construções de vários locais famosos.

8. SkyWheel de Helsinki

Essa roda gigante foi construída em um local bem estratégico para ter uma vista ampla e bela de toda a cidade, e claro, ótima para tirar fotos!

Ela fica perto da praça do mercado e do porto, deixando a vista muito bonita. Além disso, ela tem suas cabines fechadas, cortando o vento e clima frio dos dias de baixas temperaturas, podendo aproveitar em todas as épocas do ano.

9. Ilha de Suomenlinna

A ilha é no formato de ilha-fortaleza, era utilizada para proteger o país em tempos de guerra, com várias guarnições e fortes. A ilha tem uma igreja bem antiga e alguns museus com peças, equipamentos e vestimentas dos períodos de guerra, uma ótima escolha para se conectar à história do país.

Para chegar na ilha é feito um passeio de barco, que dura cerca de 10 a 15 minutos, apenas. O caminho é curto, mas você vai aproveitar muito em cada segundo que ficar por lá.

Museus na Europa – Um guia especial para amantes de artes.

10. Capela do Silêncio

A capela é ecumênica, ou seja, é destinada para todas as religiões, assim, quando alguém sentir necessidade das suas orações, o local é aberto em boa parte do dia, abrindo diariamente.

imagem de Helsinki Capela do Silêncio

Ela tem esse nome, justamente, para as pessoas buscarem um local em silêncio, para se acalmar e fazer suas preces, — sem serem interrompidas ou julgadas.

O que comer em Helsinki?

A culinária é bem diversa, você pode aproveitar comidas de outras regionalidades ou aproveitar mais da comida local. Um local bem típico da região é o Restaurante Savotta, com pratos bem finlandeses.

Mas, você encontra muitas cozinhas italianas e contemporâneas.

Um ótimo local para aproveitar é o Regatta Café, que conta com comidas locais deliciosas, muitas bebidas e um bom café. Além disso, todo o seu redor é lindo e perfeito para fotografar!

Onde se hospedar em Helsinki?

Para aproveitar melhor a cidade, o ideal é aproveitar e ficar no centro, conseguindo aproveitar mais da vida noturna, indo aos bares, baladas e ficando próximo aos pontos turísticos, claro.

Entretanto, o custo dos hotéis é um pouco mais caro, mas com uma boa pesquisa na época que viajar, você consegue, sim, encontrar um local de qualidade e com um bom preço.

Ou se preferir, você pode ficar mais afastado da cidade e aproveitar para curtir mais o momento e ficar em ambientes menos agitados. Além de encontrar locais mais em conta para se hospedar.

Vale a pena alugar um carro durante a estadia em Helsinki?

Sim! Independente se você ficar no centro ou mais afastado da cidade, o aluguel de carro é um passo indispensável para qualquer viagem. Ele traz muito mais conforto e praticidade para o dia a dia, sem precisar depender de horários do transporte local, fazendo você planejar todo seu roteiro em cima dessas horas.

Quer se aventurar e ver mais sobre lugares da Europa? Confira também: Amsterdã é a capital da Holanda, conhecida também como Países Baixos.

Lembre-se: esses são apenas alguns dos locais para se visitar na capital, por lá, você encontra muitos outros pontos turísticos, muitas igrejas, museus, cafés e restaurantes. Uma dica muito útil é tirar um dia sem nada na sua programação, apenas vá andando pela cidade e explorando aos poucos, você não vai se arrepender.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e para mais dicas de viagens, — continue acompanhando o blog da Happy Tours! Até a próxima.

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.