O que fazer em Bruxelas, capital da Bélgica?

A Europa é um continente fascinante, com uma rica e diferenciada cultural em todas suas regiões, sendo possível notar visivelmente a diferença de costumes e tradições — além de cada país ter sua estrutura única, que caracteriza seu território.

Os pontos turísticos, então, são muitos! Um lugar que você deve visitar e aproveitar para tirar férias é a cidade de Bruxelas, na Bélgica. Ela é uma das cidades europeias mais importantes, tanto que é considerada a “Capital da Europa”, visto que boa parte das sedes institucionais da União Europeia ficam lá.

Com uma cultura mista e vários pontos para conhecer, esse é um destino que, com certeza, deve estar em seu roteiro de viagem. Pensando nisso, a Happy Tours separou quais os pontos turísticos que você deve dar uma passadinha, onde se hospedar e o que comer quando for para lá!

1. Conheça a Grote Markt, ou Grand-Place

Esses são uns conjuntos de prédios, construídos no estilo gótico, trazendo sempre aquele ar de mistério quando passa por ele — principalmente em dias chuvosos!

Esses prédios são: Hotel de Ville, a prefeitura de Bruxelas, a Maison du Roi (Casa do Rei) e a casa que Victor Hugo morou em seu exílio da França, a Le Pigeon.

Além disso, esses prédios são considerados pela UNESCO por todo o seu “Valor Universal Excepcional”. Nela, também, a cada dois anos a praça é toda coberta com flores, formando um tapete e trazendo muito brilho e mágica. E, claro, você não pode perder o passeio pela cidade que sai deste ponto.

2. Manneken Pis, um ponto badalado

Esse é um dos pontos que mais chamam a atenção dos turistas, o Manneken Pis é uma estátua de bronze com um menino em cima — fazendo xixi — isso mesmo!

É um monumento bem famoso que os turistas buscam para tirar uma foto, mas que vale super a pena a visita. O fato interessante dele é que sua roupa muda conforme os dias, então, você não sabe qual ele vai estar vestindo, podendo ser roupas normais ou em forma de homenagem para algum acontecimento, tanto nacional quanto internacional.

A origem desta estátua vem de uma lenda. Em um cerco de inimigos que teve na cidade, um garoto encontrou um pavio fumegante ligado com uma milha de pólvora, então, teve a ideia de fazer xixi no pavio, apagando a chama e salvando a cidade!

Mannekim Pis

3. Jeanneke Pis, a menina fazendo xixi

Certamente, quando falamos de Bruxelas lembramos de crianças fazendo xixi. Esse é um ponto menos frequentado, mas ainda assim, famoso!

Ela fica em um beco pouco frequentado, na frente do “Bar Deliruim”, muito conhecido! Então, quando for ao bar, não custa nada dar uma passadinha por lá para ver ela também. Além disso, ela é considerada a irmã mais nova do Manneken Pis.

Jeanneke Pis

4. Visitar a Galeria Royal Saint Hubert

Com um design único e cheio de glamour, essa galeria tem detalhes em mármores das paredes, e um teto de vidro que ilumina todo o ambiente durante o dia. Nele, você vai encontrar diversas lojas famosas, principalmente de grifes, em um único lugar.

Além disso, há outras lojas de chocolates, exato, chocolate belga! O melhor? Você pode provar quantos quiser antes de fazer sua compra, escolhendo o seu favorito.

5. Museu de Magritte, o maior do surrealismo

O museu reúne a maior coleção de obras de arte de René Magritte, o artista surrealista. Por ser um museu menos frequentado, você consegue ficar por mais tempo e aproveitar para deslumbrar todas suas obras, se apaixonando por cada uma delas.

Tendo a coleção mais importante do artista, durante seu período “vache”. Por lá, você vai encontrar muitas pinturas, esculturas, objetos pintados e desenhos. Essa é uma ótima opção para conhecer mais da arte.

Se você é amante de arte, não deixe de conferir nosso guia com os museus para visitar na Europa.

6. Mont des Arts, um lugar incrível

Esse ponto fica um pouco mais afastado do centro da cidade, ele é uma mistura de parque com praça, com belos jardins e muitas árvores. Esse ponto fica mais elevado se comparado com a cidade, assim, você vai aproveitar uma linda vista, principalmente no início e final do dia.

7. Murais de Histórias em Quadrinhos de Bruxelas

Por toda a cidade você encontra grandes murais com desenhos animados, como do Tintin, Asterix, Guust Flater e muitos outros. São cerca de 30 dessas obras que você pode presenciar enquanto anda por lá. Assim, não deixe de tirar fotos quando passar por uma, criando mais uma lembrança incrível da cidade!

Quadrinhos em Bruxelas

Se você quer mais dicas de viagens pela Europa, confira os pontos turísticos de Paris e o que conhecer na Cidade Luz.

Quais são as comidas típicas de Bruxelas? O que provar?

Batatas fritas, waffles e chocolates! Essas são uma das comidas que você precisa comer quando for para Bruxelas — principalmente as famosas batatas fritas. E os locais para comê-las são vários, tanto quiosques nas ruas de Bruxelas quanto em locais fechados.

  • Friterie du Miroir;

  • Fritland;

  • Chez Clémentine;

  • Frit’Flagey;

  • Chez Fernan;

  • Friterie de la Barrière.

Os waffles também são uma delícia e o melhor: são baratos e com muita cobertura! E, claro, como já falamos ali em cima, os chocolates, eles são super saborosos, cremosos e com as intensidades mais diversas.

Lembra que falamos de um bar ali em cima? Bem, sair para beber no Bar Deliruim é uma ótima opção, juntando a visita na Jeanneke Pis e aproveitando para beber uma boa cerveja (que são bem alcoólicas) e aproveitar a hospitalidade do local, com música ao vivo e muita gente bacana.

Onde se hospedar em Bruxelas?

As opções para se hospedar são ótimas e a localidade é melhor ainda, boa parte delas ficam no centro da cidade, facilitando muito o seu trajeto para visitar os pontos turísticos e também conhecer os restaurantes por lá.

Confira alguns dos melhores regiões para você se hospedar:

  1. Les Marolles: oferece uma ótima hospedagem, com uma mix bem diferenciado em seus hotéis, com vasta cultura de partes do continente;

  2. Sablon: é uma região bem mais antiga da cidade, com ruas em paralelepípedo, muitos cafés, antiquários — e lojas de chocolates! Essa região é incrível, porém, um pouco mais cara que as demais, assim, prepare seus bolsos.

  3. Avenida Louise: uma região mais moderna da cidade, com muitas lojas e restaurantes de luxo, ótima para se hospedar em locais mais modernos. Porém, essa região é mais afastada dos pontos para visitar.

Vale a pena alugar um carro em Bruxelas?

Sim! Com um carro você consegue ter um passeio muito mais tranquilo e rápido, conseguindo sair na hora que você precisar, sem se preocupar com os horários dos metrôs, ônibus ou bondinhos elétricos — a mesmo que você queria ter essa experiência, claro!

Sendo assim, se você precisar de aluguel de carro, conte com a Happy Tours! Contamos com uma rede de aluguel em vários países. Acesse e alugue seu carro em Bruxelas.

Confira dicas para alugar um carro na Europa! Saiba como proceder

Viu só? Quando viajar para a Europa, tire uns dias e aproveite para visitar a cidade de Bruxelas, ela conta com ótimos pontos turísticos, além de comidas deliciosas.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para mais dicas de viagens pela Europa e pelo mundo, — continue seguindo o blog da Happy Tours. Até a próxima!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.