06Os lugares para viajar sem passaporte são uma opção prática para economizar na hora de conhecer as belezas naturais de outros países. Para os brasileiros, os destinos da América do Sul são destinos imperdíveis para explorar, sem a necessidade de utilizar um passaporte.
Graças aos acordos do Mercosul, os nossos países vizinhos permitem viagens sem passaporte a brasileiros, que podem utilizar apenas o seu RG. Essa facilidade permite que o fluxo de turistas aproveite esses 11 destinos imperdíveis com maior facilitade.
1. Cartagena
Localizado na Colômbia, esse destino encanta viajantes solos pelas praias paradisíacas que permeiam o mar do Caribe. Não só isso como, também, a presença da arquitetura colonial sem abdicar dos elementos modernos presentes nesse encantador país estimulam a beleza visual.
Por ser uma cidade cercada pelo mar, a Playa Blanca e as Ilhas do Rosário são excelentes opções para relaxar e aproveitar a paisagem. Já pela noite, aproveite para realizar um tour noturno em um ônibus antigo desativado e aproveite uma deliciosa Cuba Libre durante todo o trajeto.
2. San Andrés
Pertencente ao Caribe colombiano, a ilha de San Andrés é o destino ideal para quem busca paisagens paradisíacas e momentos de relaxamento e descanso. O local é popularmente conhecido por sua água cristalina, praias de areia branca e o ponto ideal para os mergulhadores que buscam um destino ideal para praticar o hobby.
3. Bogotá
Aos turistas interessados em viagens históricas, arquiteturas e ambientes carregados de cultura local, a capital da Colômbia, Bogotá, é um excelente destino. Passeie pelas charmosas ruas de La Candelaria, um bairro histórico repleto de edifícios coloridos.
Durante o dia, conheça imponentes museus, como o Museu do Ouro, e aprecia a empolgante vida noturna do local. O destino é parada obrigatória para os que desejam agitação 24h por dia!
4. Ushuaia
Frequentemente presente em rankings de melhores lugares para viajar sem passaporte, Ushuaia também é conhecida como a “Cidade do Fim do Mundo”. Situada na província da Argentina, ela é uma porta de entrada para a Antártida.
O local é carregado de paisagens de tirar o fôlego, o que proporciona uma experiência única para os viajantes que podem realizar cruzeiros para a Antártida e esportes de inverno. Ainda, é possível fazer um roteiro eclético de viagem com esse destino, ideal para famílias, turistas aventureiros e viajantes solos.
5. Quito
Com o seu centro histórico declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, Quito, a capital do Equador, é uma importante visita para aqueles que desejam conhecer história, belas paisagens e cultura.
Quito fica localizado nas montanhas dos Andes e, ainda, você pode explorar a biodiversidade do Parque Nacional Cotopaxi, enquanto conhece um dos únicos vulcões do Equador ainda ativos.
6. Isla Margarita
Se o seu objetivo é diversão e relaxamento, Isla Margarita é o local ideal. A ilha venezuelana possui belas praias paradisíacas, como a El Água e o Parguito, assim como também um clima ensolarado durante todo o ano.
Além das praias, a ilha fornece uma vida noturna rica e empolgante para os turistas. Os clubes de praia e bares à beira-mar oferecem deliciosos drinques e músicas festivas para curtir o seu tempo na Venezuela.
7. Lima
Popularmente conhecida por sua excepcional gastronomia e vasta história, Lima, capital do Peru, é um ótimo destino para os que buscam experiências de culinária local, uma bela costa do Pacífico e excelentes sítios arqueológicos carregados de história.
Além da gastronomia, Lima possui um centro histórico tombado pela UNESCO. Ele é repleto de igrejas, praças e edifícios coloniais perfeitos para viajantes que amam conhecer a história de diferentes países.
8. Ciudad del Leste
Caso deseje uma viagem com preços acessíveis, Ciudad del Leste, no Paraguai, deve ser considerada no seu roteiro de viagem. A cidade é um grande centro de compras com preços baixos.
A cidade paraguaia que faz fronteira com a Foz do Iguaçu dá uma nova perspectiva para as Cataratas do Iguaçu que conhecemos, considerada uma das mais impressionantes maravilhas do mundo.
9. Deserto do Atacama
Sede do famoso Vale da Lua, o Deserto do Atacama, localizado no Chile, possui paisagens exclusivas e inesquecíveis, como salinas e gêiseres que percorrem todo o país. O deserto é conhecido pela clareza no céu e se torna o destino ideal para os amantes de estrelas.
O local, considerado um dos mais áridos do mundo, é o destino ideal para os praticantes de montanhismo, mountain bike, off road, entre outros esportes radicais. Assim, se torna um dos lugares preferidos pelos viajantes para viajar sem passaporte.
10. Montevidéu
Com o título de maior cidade do Uruguai, Montevidéu possui grande espaço para os turistas e viajantes que desejam realizar viagens inesquecíveis. A cidade combina o charme e hospitalidade sul-americana ao oferecer atrações e gastronomia de tirar o fôlego.
Desde os edifícios históricos da cidade, com museus e galerias, Montevidéu proporciona aos visitantes experiências únicas e momentos empolgantes. Não deixe de conhecer a Plaza Independencia, rodeada de muitos pontos turísticos!
11. Santiago
Considerado o maior e mais importante centro urbano do Chile, Santiago também detém o título de destino turístico nacionalmente. O estado possui muitos atrativos culturais e históricos que atraem os brasileiros com sua metrópole.
Santiago possui uma vasta opção de passeios, como o Museu de História Natural de Santiago, o Museu de Moda e o Museu de Arte Contemporânea de Santiago, além de ser uma excelente opção para os que procuram se aventurar na neve.
Quais documentos levar para viajar?
Os principais documentos que devem ser levados para viajar, incluem um documento de identidade, que pode ser RG original ou a CNH e o passaporte, quando solicitado. No entanto, é importante se atentar às indicações de cada companhia aérea.
Explorar a América do Sul é uma excelente opção para brasileiros, não só pela proximidade, mas pela diversidade de cultura e riqueza das paisagens dos lugares para viajar sem passaporte que os nossos países vizinhos nos proporcionam.
Os países do Mercosul precisa de passaporte?
Muitos se perguntam se países do Mercosul precisam de passaporte e, ao contrário dos países da América do Norte, os países da América do Sul não necessitam de um passaporte para a entrada. Inclusive, apesar do passaporte ser um documento válido para a entrada, as autoridades migratórias desses países não carimbam o passaporte.
Os documentos necessários para visitar lugares incríveis na Argentina, por exemplo, não são muitos. Na verdade, para a entrada de brasileiros nos países vizinhos basta a apresentação de um documento de identidade com foto com menos de 10 anos de emissão e em bom estado de conservação.
Qual a melhor forma de locomoção nesses lugares?
A melhor forma de locomoção nesses lugares para viajar sem passaporte definitivamente é por meio de um carro. Alugar um carro em viagens promove muitos benefícios, como a facilidade de locomoção e a liberdade de ir e vir.
Conte com a Happy Tours e confira o melhor veículo para a sua viagem e realize uma road trip que pode começar no Brasil e atravessar as fronteiras com o conforto necessário para você e sua família.
Explorar os lugares para viajar sem passaporte da América do Sul é uma excelente oportunidade de conhecer as praias paradisíacas e a vida noturna dessas cidades vibrantes. Há uma infinidade de destinos para conhecer com uma road trip com a Happy Tours, que dá liberdade para curtir cada destino no seu ritmo. Faça uma simulação e planeje sua próxima aventura ainda hoje!