Super Bowl: conheça a história desse mega evento!

Estádio de futebol USA

O futebol americano não é um esporte famoso mundialmente como o soccer, que é o futebol tradicional, jogado com os pés, porém, nos Estados Unidos, esse esporte é uma paixão nacional, superando a popularidade do basquete e do baseball, que também prendem a atenção dos americanos.

A temporada de futebol americano é especialmente importante, tanto que resultou em um evento que ficou famoso mundialmente,  o Super Bowl, que é, na verdade, a grande final que coroa os campeões do ano.

Se você é fã dessa modalidade de esporte, conheça a história do mega evento que movimenta os EUA anualmente!

Conheça a história do Super Bowl e viva a emoção de anos de tradição

Show do Super Bowl

A tradição da final da liga de futebol americano, a NFL (National Football League),  tem mais de 50 anos, já que a ideia da coroação dos campeões da temporada nasceu em 1966, com a idealização de Lamar Hunt, proprietário do AFL Kansas City Chief.

O primeiro campeonato foi disputado oficialmente em 1920, ainda com o nome American Professional Football Association (APFA). Algum tempo depois, o nome foi mudado para National Football League (NFL).

Contudo, essa não era a única liga desse esporte antigamente, isso porque, em 1959, um grupo de empresários americanos que era fã de futebol americano, investiu em uma nova liga, a American Football League (AFL).

Mas essas partidas não foram disputadas separadamente por muitos anos, já que aconteceu a união das duas para formar apenas uma grande liga nacional. O motivo é que havia a necessidade de formar uma liga altamente competitiva, pois os melhores jogadores estavam distribuídos entres elas.

A primeira final especial entre as duas começou a entrar em pauta em 1966, e o primeiro Super Bowl aconteceu no ano de 1967, com Green Bay Packers, comandado pelo técnico Vince Lombardi, que venceu o Kansas City Chiefs, tornando-se o primeiro grande campeão do Super Bowl.

Esse modelo foi consolidado em 1970, quando a AFL foi finalmente incorporada a NFL, criando um único campeonato que passou a ser disputado anualmente. E o Super Bowl se mantinha fazendo a festa dos fãs, que esperavam ansiosamente pela grande final. Assim, o evento se tornou um dos mais importantes dos EUA.

Estrutura do evento e movimentação da economia

Jogador comemorando

A estrutura é, sem dúvida, grandiosa. Trata-se de um acontecimento que atrai milhões de espectadores, batendo recordes de audiência televisiva no país.

Ele é realizado cada vez em um estádio diferente, que é definido no começo da temporada. Geralmente, é o maior estádio que se torna sede da final. Além disso, há a presença de artistas internacionais para cantar o hino nacional no início, enquanto no intervalo vários artistas famosos mundialmente fazem uma apresentação de, em média, 20 minutos (Halftime Show).

Até o final dos anos 80, eram as bandas universitárias americanas que faziam os shows nos intervalos. No entanto, no começo dos anos 90, a cantora Irma Thomas, junto com Pete Fountain e Doug Kershaw fizeram um lindo espetáculo. Em 91, foi a vez da primeira banda famosa no Super Bowl: a New Kids on the Block!

Até que em 1993, os produtores do evento apostaram alto e trouxeram o rei do Pop, ninguém menos que Michael Jackson, aumentando o nível consideravelmente.

Daí para frente, artistas como Rolling Stones, U2, Madonna, Red Hot Chili Peppers, Coldplay, Beyonce, Justin Timberlake, Bruno Mars e Kate Perry são alguns dos que já fizeram a festa no intervalo do evento.

Nos dias de hoje, muitos fãs esperam mais pelo show do que pela própria partida de fato. Confira nosso post e conheça os maiores eventos e festivais de Miami! 

O evento também movimenta a economia americana de uma forma impactante. Para se ter ideia, é uma das datas que mais vendem comida e bebida, ficando atrás somente do Dia de Ação de Graças, que é uma data simbólica.

O mercado de transmissão televisivo só se beneficia com o acontecimento, já que são milhões de pessoas sentadas em frente à TV esperando para viver tantas emoções. Para as marcas que querem anunciar no intervalo do Super Bowl, as propagandas chegam a casa dos milhões de dólares.

Na próxima temporada, o Super Bowl LIV acontecerá no dia 2 de fevereiro de 2020 na cidade de Miami Gardens, no condado de Miami-Dade, na Flórida.

O Estádio dessa vez será o Sun Life Stadium, que já recebeu cinco edições – XXIII, XXIX, XXXIII, XLI e o XLIV e, novamente, sediará a grande final desse esporte tão amado pelos americanos!

Se você pretende conhecer Miami e curte o esporte, anote a data. Quem sabe não dá para assistir esse mega evento?

Para ir para Miami, a dica é alugar um automóvel para deixar a sua viagem mais completa e confortável. Aqui na Happy Tours você consegue comparar os preços das principais locadoras de carros do mundo.

E se quiser, pode fazer a reserva do veículo antecipadamente e pagar somente na hora de retirá-lo. Aproveite as condições!

Alugar um carro na Happy Tours!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.