Check list de viagem internacional: pra não esquecer nada!

Quando vamos viajar sempre ficamos com aquela dúvida: por onde começar e o que fazer, não é mesmo? Mesmo se preparando ainda temos aquela sensação de que algo está faltando e que assim que chegarmos ao nosso destino lembraremos de algo que ficou em casa.

Pensando nisso, a Happy Tours separou algumas dicas de como você pode se organizar para sua próxima viagem, quais documentos deve se atentar, sobre seu destino, malas, imprevistos e muito mais. Para conferir mais, continue com a gente e aproveite!

1. Prepare-se com antecedência

Esse é um dos passos fundamentais para qualquer viagem: a antecedência!

 mulheres em um quarto vendo um mapa

O tempo pode ser um fator diferente para cada um, se for uma viagem mais curta, não precisa começar muito tempo antes, mas caso seja mais longa, o planejamento deve ser mais preciso ainda, visto que você vai precisar separar mais roupas e quantidades diferentes de cada produto.

Assim, comece aos poucos pensando sobre os itens, documentos, roupas e outras coisas que você vai precisar levar. Aqui é o momento que seu checklist começa, então, elenque sempre os itens básicos para o dia a dia, depois sobre roupas, acessórios e calçados, além de equipamentos de tecnologia.

2. Confira quais são os documentos necessários

A parte da documentação deve ser sempre vista antes mesmo de marcar a sua viagem internacional, confira se eles estão todos com você, se não houve nenhuma perda ou, até mesmo, o vencimento dos mesmos.

mulher lendo papeis

Dessa maneira, além de verificar essas informações, confira quais documentos são necessários para entrar no país. Em muitos países documentos solicitados são esses:

  • documento de identificação;

  • comprovante de vacinas;

  • visto;

  • passaporte;

  • extrato bancário;

  • carteira de motorista;

  • passagens de voo de volta;

  • seguro viagem;

  • reservas de hotel.

Não que o destino que você está prestes a ir vá pedir toda essa documentação, mas boa parte delas, sim! Então, se atente e coloque um dia no seu checklist para organizar isso.

3. Conheça muito bem o seu destino

O planejamento não está apenas na parte de documentos e malas, — está no destino, também!

duas pessoa olhando para o lado com um mapa na mão

Você já sabe que quer conhecer aquele lugar, mas separe um tempo e estude mais sobre os pontos turísticos, o que fazer, onde comer e se hospedar.

Além de verificar como é a segurança da cidade, o sistema de saúde, sobre os habitantes, costumes e crenças do povo, afinal, em muitos lugares fazer certos gestos ou falas sobre algo, pode não ser muito bem-visto e causar mal-desentendidos.

Aliás, se você quer conferir dicas de destino, não deixe de dar uma olhadinha em nossos blogposts de viagens!

4. Prepare-se para possíveis imprevistos

Não queremos que isso ocorra, porém, é necessário falar, — se prepare para possíveis imprevistos! Eles ocorrem quando menos esperamos, assim, devemos sempre estar preparados para lidar com isso. Nesse sentido, se atente a alguns detalhes como:

  • tenha seus documentos no meio digital, eles podem te ajudar caso perda a carteira;

  • faça um seguro viagem para caso ocorra algum acidente, alguns países contam com um sistema de saúde muito caro! E aqui cabe muito bem a dica de conhecer o sistema de saúde da cidade, afinal, nunca temos certeza de nada;

  • esteja preparado para mudanças de clima;

  • não descarte ter que trocar de hotel, você pode chegar lá e não ser bem isso ou ocorrer algum imprevisto com o seu check-in.

5. Faça suas malas e se atente aos detalhes

Lembra que você já estava começando a elencar coisas para levar na sua viagem? Não é tudo que você pode colocar na sua mala, afinal, ela é verificada antes de você entrar no voo. Dessa maneira, é fundamental estar atento ao que pode ou não levar na viagem, já que não queremos ser barrados!

mulher dobrando roupa dentro de uma mala de viagem

Assim, você não pode levar itens como:

  • armas;

  • objetos cortantes ou pontiagudos;

  • ferramentas de trabalho;

  • substâncias explosivas ou inflamáveis;

  • substâncias químicas.

Entre outros itens citados pela ANAC, acesse e confira mais no site.

Além disso, se você quer mais dicas: não deixe de conferir nosso post sobre o que levar na mala de viagem internacional: um guia para viajar, — e confira muito mais dicas de o que levar e como organizar a sua mala.

E se você for viajar para o frio, confira quais as roupas para neve e o que não pode faltar na sua mala de viagem!

6. Use a tecnologia ao seu favor

Se você gosta de praticidade e tecnologia, há aplicativos que te ajudam com um planejamento mais assertivo para viajar, com checklists que você vai marcando conforme resolver a situação, dando dicas e colocando datas para cada atividade!

mulher feliz mexendo em um computador

Viu só? São alguns passos que vão deixando o seu planejamento mais preciso e organizado para quando chegar o dia da viagem já estar tudo pronto.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para conferir mais dicas de viagens, — continue seguindo o blog da Happy Tours. Até a próxima!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.