Como dirigir na neve? Dicas para não correr riscos na sua viagem

dicas-para-dirigir-na-neve

A principal dúvida de muitas pessoas que optam por alugar um carro durante a viagem aos Estados Unidos, sobretudo no final do ano, é sobre como dirigir na neve, especialmente se for a primeira vez no país ou dirigindo por lá. De fato, se não houver atenção, a condução do veículo pode ser um tanto complicada.

É bem comum que, próximo ao Natal, a quantidade de neve aumente. E é justamente nessa época que diversos turistas decidem viajar para realizar o sonho de conhecê-la. No entanto, quem escolhe investir no aluguel de um automóvel precisa ficar atento a alguns pontos.

A neve nem sempre é um problema, acredite. É possível dirigir sem implicações, basta tomar os cuidados necessários com o veículo. Por isso, pensando em você que está com a viagem marcada, separamos algumas dicas sobre como dirigir na neve sem correr riscos. Continue acompanhando o artigo e confira já!

Você sabia que há maneiras corretas de como dirigir na neve?

Provavelmente você já tenha ouvido relatos de acidentes de carros por conta do grande volume de neve no final do ano. É claro que problemas podem acontecer, independentemente da condição climática, se há chuva ou sol… não importa. Ao entrar em qualquer veículo, estamos sujeitos a correr riscos. Aí, entram todos os equipamentos de segurança e controle de velocidade para nos preservarmos.

Grande quantidade de neve e volume de chuva são, sim, dois fatores que aumentam o risco de acidentes. Mas isso não quer dizer que devamos parar de conduzir nessas condições. Existem maneiras corretas de como dirigir na neve que minimizam as chances de complicações. Você sabia?

Os países que têm a forte presença de nevascas costumam ser bem equipados e precavidos. Há várias ferramentas que ajudam a tirar o gelo e uma série de orientações para serem seguidas antes de sair de casa com o veículo. Veja a seguir algumas das dicas que reservamos para você!

checagem-do-veículo

Como se proteger de riscos?

Riscos no momento de conduzir um veículo são comuns, principalmente quando está nevando e as pistas ficam mais lisas. Mas é possível se proteger. Em primeiro lugar, é fundamental fazer uma análise geral do automóvel, verificando as condições da bateria, radiador, nível de óleo, freios, lanternas, faróis, sistema de ignição e a calibragem dos pneus.

É preciso que cada peça esteja funcionando adequadamente para que não ocorram problemas. Para dias de muita neve, a dica é substituir os pneus do carro, ou já escolher um modelo que acompanhe os pneus especiais para trabalhar na neve. Eles apresentam maior aderência e são ideais quando o volume de gelo estiver alto. Na hora de realizar a locação do carro, solicite à empresa um modelo que já possua esse tipo de pneu e que seja equipado com controle de tração e freios.

Quando chegar o momento de dirigir, tenha o cuidado de deixar os faróis e lanternas sempre ligados para que os outros condutores consigam te enxergar. Além disso, mantenha distância do veículo que estiver na sua frente e nunca corra.

Caso precise fazer uma parada e o carro fique coberto por gelo – lembre-se da necessidade de carregar uma específica para isso – utilize a pá para removê-la dos vidros traseiros, para-choques e qualquer outro lugar que dificultar a sua visão e saída. Outros materiais necessários para ter no veículo, além da pá, são: luvas, botas, casacos e chapéu.

Os cuidados são básicos, deu para perceber, não é? Basta segui-los e averiguar as condições do veículo para garantir que ele não dará problemas durante o caminho. Aí, é só aproveitar a sua viagem!

Alugar um carro na Happy Tours!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.