O Uruguai é repleto de história, cultura, belas paisagens e uma gastronomia única que atrai inúmeros turistas anualmente. Seja em três, cinco ou dez dias, o roteiro para o Uruguai deve ser bem estruturado para aproveitar todos os minutos neste encantador país.
Conhecido por sua hospitalidade, o país abre as portas para todos os viajantes e quem está pensando em investir em uma road trip pelo país, não percam tempo e venham encontrar o carro ideal para alugar na Happy Tours.
Quantos dias ficar no Uruguai?
A duração da viagem para o Uruguai depende do tipo de experiência que o turista pretende ter. Ou seja, varia se ele deseja visitar apenas as atrações turísticas ou realizar passeios com os moradores locais, por exemplo.
Até para os amantes da natureza ou esporte, o Uruguai é uma opção econômica que encanta os visitantes. Para aproveitar bem o país, confira três diferentes roteiros e saiba quantos dias ficar a seguir.
Roteiro de 3 dias no Uruguai
Apesar de três dias ser um período curto para explorar as belezas naturais do país, contar com boas dicas de viagem para Uruguai pode otimizar seu roteiro para que você possa explorar os principais pontos turísticos do país mesmo em tempo reduzido.
- Dia 1: explore a capital Montevidéu, que reúne grandes esculturas e artes locais no centro do país, enquanto passeia pela Plaza Independencia, degusta da culinária local e visita o Teatro Solís, inaugurado em 1856.
- Dia 2: reserve para passear por Rambla de Montevidéu, localizado na costa do país, que permeia o Atlântico Sul. Ao longo dos 30 km de extensão, é possível degustar da culinária local enquanto aproveita o pôr do sol e tira uma foto no letreiro com o nome da cidade.
- Dia 3: conheça a charmosa cidade Patrimônio Mundial da UNESCO, a Colônia del Sacramento! Este encantador bairro foi fundado pelo embaixador do Rio de Janeiro, Manuel Lobo.
Roteiro de 5 dias no Uruguai
Com cinco dias no país, as dicas de viagem para o Uruguai aumentam para desvendar esse incrível país — afinal, a diversidade natural que o Uruguai possui vai além dos tradicionais pontos turísticos e um dos destinos que os visitantes não podem deixar de ir é Punta del Este.
- Dia 4: conhecida por suas praias deslumbrantes, é o local perfeito para os festeiros, sendo considerada a “Las Vegas latina”, com muito glamour e festas vibrantes que atraem todos os turistas do mundo. Mas, é claro, os cassinos também entreter muitos turistas!
- Dia 5: José Ignacio também é um destino imperdível! Esta vila de pescadores charmosa abriga o melhor da gastronomia e quem busca tranquilidade para desfrutar este canto da cidade não muito comentado pode aproveitar bastante.
Para uma viagem mais completa, é recomendado se hospedar no país de cinco a sete dias, com um roteiro que pode conter experiências mais completas e detalhadas para conhecer toda a cultura local.
Roteiro de 10 dias no Uruguai
Além de Montevidéu, Colônia del Sacramento, Punta del Este, José Ignacio, você também pode adicionais outras cidades na sua viagem ao Uruguai, confira.
- Dia 6: conheça Piriápolis, a cidade litorânea conhecida por suas praias e colinas paradisíacas. A cidade que fica a 100 km do centro do país dispõe um Teleférico Cerro San Antonio, um passeio agradável para relaxar nesta encantadora cidade, enquanto aproveita a vista panorâmica.
- Dia 7: outro destino encantador na viagem para Uruguai dicas é Casapueblo, um pedaço grego em terras latinas. O artista Carlos Páez Vilaró construiu esta escultura à beira do Rio da Prata em 1960 na cidade vizinha de Punta del Este, Punta Ballena. Inclusive, nosso compositor Vinícius de Moraes, grande fã e amigo de Vilaró, escreveu o poema “A casa”, que se transformou em música infantil, inspirada nesta bela construção.
- Dia 8: para os amantes de animais marinhos, o Cabo Polonio é o destino ideal para o oitavo dia no país! É possível avistar os leões marinhos no Parque Nacional Cabo Polonio, esta pequena vila à beira-mar, que fica a 150 km de Punta del Este.
- Dia 9: San Javier também é um destino encantador perto da Cordilheira de Córdoba, um destino excelente para os amantes de aventura, que podem percorrer as trilhas por meio de trekking e ciclismo.
- Dia 10: para o último dia, pensando nos amantes de luxo, o Carmelo é o destino perfeito. Às margens do Rio da Prata, a cidade vizinha da Colonia del Sacramento é considerada um destino internacional de luxo, ideal para quem procura um destino para noivar e aproveitar a lua de mel.
Além disso, pela proximidade dos países, é possível conhecer outros destinos da América Latina em uma única visita. Quanto mais tempo nos países vizinhos, mais você consegue aproveitar a cultura local e conhecer as inúmeras curiosidades que cercam os países ao nosso entorno.
Quanto custa uma viagem para o Uruguai?
Os custos de uma viagem para o Uruguai variam conforme o roteiro e o estilo de viagem e atividades que se procura realizar. No geral, a passagem aérea e a hospedagem em hotéis são os gastos mais elevados, principalmente durante os meses de alta temporada, ou seja, em julho, dezembro e janeiro.
Além disso, a cidade e o bairro interferem nos preços da viagem. Hospedar-se em locais centrais, como Montevidéu, costuma ter valores mais elevados, uma vez que a capital fica centralizada perto de todos os locais históricos.
Em compensação, a localização da capital ajuda que os turistas consigam se mover com facilidade e agilidade utilizando o sistema de transporte público. Também é possível se locomover facilmente a pé, o que torna a viagem mais econômica.
Outro ponto que encarece significativamente a sua estadia é o período da viagem. Do final de março a junho, o outono do Uruguai, é uma época de pouca movimentação, o que faz os preços diminuírem. Outras datas que possuem um valor moderado são de setembro a novembro, em que as temperaturas chegam a 21 °C, e pode-se aproveitar o país tranquilamente.
Saber o que levar na mala para uma viagem internacional é um ponto crucial para ter uma viagem tranquila e livre de gastos extravagantes e é uma das dicas de viagem para Uruguai. Esta prática evita as compras de roupas e remédios desnecessários quando previamente pensado sobre todos os possíveis eventos e clima na época em que o país será visitado.
Documentos para viajar para o Uruguai
Felizmente, conforme o contrato entre o Brasil e a América do Sul, os brasileiros não necessitam de um visto para sua permanência de até 90 dias no país. Basta um passaporte ou carteira de identidade, como um RG, com foto legível e emissão válida em até 10 anos.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é inválida como forma de entrar ao país, mas é obrigatória para quem aluga carro na América Latina e demais países. Confira na Happy Tours a cotação para aproveitar diversos países, como a Argentina, o país do Tango, no qual você aluga ainda no Brasil, evitando dores de cabeça durante sua viagem.
Antes de sair do país, é necessário verificar no site oficial do Consulado Uruguaio se há vacinas para serem tomadas de maneira obrigatória. Embora o Uruguai não tenha exigências sanitárias para os brasileiros atualmente, é necessário estar atento para não ser impedido de entrar ao país.
Agora, para viajar com seu cão ou gato, é necessário estar em conformidade com o Certificado Veterinário Internacional (CVI) emitido por um médico veterinário e validado pelo Ministério da Agricultura.
As dicas de viagem para Uruguai são inúmeras e nós recomendamos que você uma visão da América Latina sobre quatro rodas! Com a Happy Tours, você aluga um carro confortável para comportar toda a família com segurança e tranquilidade enquanto se delicia da cultura local, aproveite!