A Trilha dos Apalaches, ou Appalachian Trail, é uma das melhores e mais visitadas trilhas dos Estados Unidos e do mundo. Com mais de 3.500 quilômetros de extensão e 80 anos de história, esta é a maior trilha do mundo. Considerando sua história e principais características, temos muito o que falar!
Estados Unidos é berço de grandes aventuras para além das trilhas. Se, por acaso, você é mais chegado em Road Trips, confira nosso post com “dicas para fazer uma Road Trip inesquecível nos EUA“.
Nesta publicação, separamos as principais informações sobre a Trilha dos Apalaches e outros roteiros para quem ama ecoturismos. Com dicas, características e indicações de três das melhores trilhas dos Estados Unidos. Além disso, veja mais sobre o famoso filme A Walk in the Woods, responsável por inspirar muitas trilhas pelo mundo.
A famosa Trilha dos Apalaches
A longa extensão da Appalanchian Trail perpassa por 14 diferentes estados norte-americanos e recebe, todo ano, uma média de três milhões de turistas que amam trilhas de longa distância. A instituição não governamental da Trilha dos Apalaches, a Appalachian Trail Conservancy, é responsável por proteger e preservar toda área, além de deter todas as principais informações sobre a trilha.
Mais do que a própria organização, os voluntários e turistas também cuidam da região, seja recolhendo resíduos ou retocando os avisos da trilha.
Poucas pessoas têm aptidão para percorrer toda extensão, pois a duração da trilha toma de cinco a sete meses e começa no sudeste dos Estados Unidos, mais precisamente em Geórgia, e termina ao extremo nordeste, no estado de Maine. Em média, as pessoas realizam uma caminhada de 25km por dia e apenas 25% dos caminhantes conseguem percorrer todo o território.
Podemos subdividir a trilha em quatro sessões: Montanhas do Sul, Nova Inglaterra, Montanhas da Virgínia e as Terras Baixas do Atlântico Médio. A maioria dos trekkers utilizam o caminho do norte – Geórgia ao Maine – começando em março/abril e finalizando em setembro. As estações mais indicadas para a caminhada é primavera, verão e outono, de março a novembro.
Para quem for viajar no inverno, lembre-se de levar na mala roupas específicas para neve. Veja nossa publicação com dicas do que levar na mala de inverno, para não esquecer nada!
O caminho ao sul é considerado o mais difícil e somente mil pessoas por ano conseguem completar essa caminhada. Virgínia é o estado com maior parte da Trilha dos Apalaches, enquanto West Virginia, o menor.
História da Appalachian Trail
A história da Appalachian Trail (A.T.) começou nos anos 20, em que o ex-guarda e jornalista, Benton MacKaye, propôs que a Trilha dos Apalaches fosse um refúgio natural de conexão com a natureza. Na década seguinte, a trilha já estava preparada para receber visitantes de todo mundo, mas somente teve sua oficialização em 68.
A Trilha dos Apalaches é repleta de belezas naturais e paisagens exuberantes. Berço de uma ampla diversidade de animais e vegetação. Para quem pretende percorrer a extensão, é preciso estar ciente no que pode ser encontrado na região. Os ursos pretos e cobras venenosas são alguns dos animais presentes na Appalachian Trail.
A Walk in the Woods – O filme
“Uma caminhada na floresta” é um clássico do cinema de 2015, dirigido por Ken Kwapis. O filme conta a história de Bill que, ao voltar aos EUA já na terceira idade, junta com seu conhecido Stephen Katz e embarca em aventuras naturais, dentre elas, uma caminhada pela Trilha dos Apalaches.
A obra é responsável por inspirar os aventureiros de plantão que amam fazer trilhas. O filme foi baseado no livro Walk in The Woods. Durante a caminhada do protagonista, ele se irrita com a sinalização presente na região, mas, assim que pesquisado mais a fundo, Bill fica ainda mais interessado pela Trilha dos Apalaches e segue em sua aventura.
Isso acontece com a maioria das pessoas que ficam sabendo da existência da grande A.T.
As melhores trilhas dos EUA
A Trilha dos Apalaches, apesar da sua importância no cenário turístico, é somente uma parte do que pode ser feito na Costa-Leste dos Estados Unidos. Inclusive, você pode encontrar mais dicas em nossa publicação com dicas para curtir a costa leste dos EUA!
A seguir, selecionamos mais três roteiros de trilhas pelos Estados Unidos, tão bom quanto a Appalachian Trail:
The Superior Hiking Trail
The Superior Hiking Trail é uma das mais conhecidas trilhas dos Estados Unidos – mais precisamente Minnesota – e Canadá. Trata-se de uma caminhada de 500 quilômetros, rica em belas paisagens e vistas extraordinárias. Para quem está de passagem pela região, a trilha The Superior Hiking Trail é uma das principais atrações para os amantes de trilhas.
Franconia Ridge Traverse
A Franconia Ridge Traverse é a trilha mais desafiadora e íngreme da região das Montanhas Brancas. Sua extensão é de, em média, 14 quilômetros de extensão que, para quem observa por fora, acredita ser uma aventura fácil. Mas está longe de ser. Os picos chegam a 4 mil pés de altura, exigindo que os aventureiros estejam em ótima forma.
Angels Landing Trail
Para quem tem medo de altura, a trilha de Angels Langing não deve ser considerada. A vista deslumbrante do ponto mais alto da caminhada é o objetivo que todo mundo busca ao se arriscar nessa aventura. A caminhada é estimada em três e seis horas, o que definitivamente não é para todo mundo.
E aí, você está preparado para essa aventura?!
A Trilha dos Apalaches é a trilha mais conhecida por todo o mundo e não é atoa. Com 3.500 quilômetros de extensão e lar de incríveis de diversidades naturais, esta é uma trilha imperdível para os amantes aventureiros.
Ah! Não deixe de conferir nosso blog com dicas e informações sobre o universo das viagens. Continua a leitura conferindo o texto Como preparar uma viagem ao exterior com segurança e praticidade.