9 melhores países radicais para esportes de aventura

Lista de países mais radicais do mundo para se aventurar nos esportes

Está procurando pelos países mais radicais do mundo para explorar? A sensação de voar pelos céus em queda livre no paraquedismo, ou experienciar ventos gelados das montanhas ao esquiar… Existem sentimentos que somente os esportes mais extremos proporcionam, fazendo com que as pessoas se sintam vivas como nunca.

Este é um guia para os amantes de esportes radicais que estão em busca de emoção! Afinal, não faltam lugares para arriscar novos esportes e explorar a emoção da adrenalina.

Decidir o destino para a próxima aventura é o primeiro passo para fazer um roteiro de viagem inesquecível! Pensando nisso, separamos os 9 melhores destinos para praticar esportes radicais.

Preparar, apontar, vamos!

9 países para quem ama esportes radicais

Praticar exercícios físicos promove qualidade de vida, nos proporcionando saúde em vários sentidos. Quem explica isso é o Ministério da Saúde, através do Guia de Atividade Física para a População Brasileira.  Com isso, não há dúvidas, praticar esportes intensos nos põe em contato com nosso lado mais aventureiro: o que faz muito bem para nosso bem-estar físico e mental.

Existem os mais variados destinos para visitar e modalidades de esportes para experimentar, criando novas memórias. Nós separamos 9 destinos para amantes dos  esportes radicais!

Confira os países mais radicais do mundo:

1. Emirados Árabes Unidos – Dubai

Ao tratarmos de paraquedismo, Dubai é um dos lugares mais visitados por aventureiros do mundo todo. Isso acontece devido ao complexo de ilhas artificiais nos Emirados — a Palmeira Jumeirah — que forma uma árvore quando vista do céu durante o salto. Portanto, se a sua paixão for pelo paraquedas, Dubai é uma ótima opção para seu itinerário!

paisagens da dubai com coqueiros e prédios ao fundo com uma piscina em baixo

  • Principais esportes: Dubai é conhecida por sediar eventos esportivos de classe mundial, como golfe, tênis, corridas de camelos e cricket. Além de ser um centro para esportes aquáticos como vela e jet ski.
  • Idioma local: Árabe, mas devido à diversidade da população, o Inglês é amplamente utilizado em negócios e turismo.
  • Moeda local: Dirham dos Emirados Árabes Unidos (AED).
  • Outras Atividades: Entre as principais atrações estão o Burj Khalifa, a torre mais alta do mundo, e a Palm Jumeirah, a famosa ilha artificial que já comentamos. As belas praias, como Jumeirah Beach e La Mer, são locais perfeitos para relaxar também! Além disso, a cidade é um paraíso para as compras, com o gigantesco Dubai Mall. Isto é fato: não importa quantos dias você passe lá, sempre haverá algo novo para descobrir em Dubai.

Por falar em ótimas opções para seu itinerário, conheça nossas opções dos melhores carros para viajar no exterior.

2. Noruega – Voss

A Noruega é um país escandinavo formado por geleiras, montanhas e vastas áreas verdes para explorar. Para além das lindas paisagens compostas por neve e montes, este é um destino extremamente recomendado para praticar esportes perigosos. A cidade de Voss é capital desse país e responsável por sediar um dos maiores encontros de esportes radicais do mundo: o Ekstremsportveko. O evento foi carinhosamente pelidado de Veko por moradores locais. Mais fácil, né?

São diversas as atividades para aproveitar: kitesurf, skate, base jumping, escalada, entre outas. A lista é longa, ideal para quem quer se desafiar em diferentes desportes radicais. Além disso, Voss possui centros para esquiar com mais de 30 quilômetros de pistas. É lá que ocorrem regularmente os eventos da Copa do Mundo de Esqui.

  • Principais esportes: Voss é conhecida por ser um destino popular para esportes de aventura, como paraquedismo, parapente, rafting, e esqui durante o inverno. Para mais, é um local popular para caminhadas e mountain biking.
  • Idioma local: O idioma oficial é o Norueguês. A maioria das pessoas na Noruega também fala inglês, especialmente em áreas turísticas como Voss.
  • Moeda local: Coroa Norueguesa (NOK).
  • Outras Atividades: Para além dos esportes radicais da Noruega, você pode aproveitar passeios de barco pelo lago Vangsvatnet ou partir para caminhadas nas montanhas próximas, acompanhadas de vistas impressionantes. Ainda, é possível aproveitar as cachoeiras Tvindefossen e Skjervsfossen — essas são imperdíveis, oferecendo um cenário perfeito para fotos.

3. Austrália – Tasmânia

Apesar da fama da Austrália, fique tranquilo que não vamos falar de aranhas gigantes ou cobras perigosas. Hoje, o destaque vai para a Tasmânia, local que é amplamente conhecido pela sua gama de esportes aquático: passeios de caiaque radicais, mergulho e rafting. O point para essas práticas é o Rio Franklin, com corredeiras selvagens e rápidas, envoltas de paisagens naturais surreais!

Mas não é só na água que amantes de esportes ousados se aventuram por lá: na ilha existem formações rochosas de granito perfeitas para se arriscar na escalada radical, onde é possível observar os caiaques e surfistas passeando nas águas da costa.

Quem não iria amar guardar essa cena como lembrança?

  • Principais esportes: A Tasmânia oferece uma variedade de caminhadas e trilhas em suas paisagens naturais, pesca, surfe e esportes aquáticos devido à sua extensa costa. Além disso, é um destino popular para observação de vida selvagem, como o icônico diabo-da-tasmânia.
  • Idioma local: Inglês.
  • Moeda local: Dólar Australiano (AUD).
  • Outras Atividades: Você pode aproveitar a viagem para conhecer vinícolas locais, realizar cruzeiros de um dia, fazer compras em feiras culturais e ainda se deleitar nas cachoeiras australianas.

4. Nova Zelândia – Queenstown

Queenstown é uma pequena cidade da Nova Zelândia localizada à beira do lago Wakatipu — com águas cristalinas , cercado por montanhas e pela natureza local. São poucos carros, vários pedestres e muita aventura! Isso porque essa localidade é conhecida mundialmente como a Capital dos Esportes Radicais. Você pode fazer passeios de barco, saltar de bungee jumping (enquanto sente o coração saltando pela boca), praticar skydiver e ainda se arriscar nas trilhas de mountain biking.

  • Principais esportes: Atletas radicais visitam a Nova Zelândia para aproveitar as modalidades perigosas do esqui e snowboard, além do bungee jumping, paraquedismo, rafting e mountain biking.
  • Idioma local: Inglês.
  • Moeda local: Dólar da Nova Zelândia (NZD).
  • Outras atividades: Além dos esportes de aventura, Queenstown também oferece cruzeiros pelo Lago Wakatipu, inúmeras rotas do vinho e centros de gastronomia. E ainda, caminhadas e trilhas em meio às montanhas, além de passeios de barco pelo Milford Sound.

5. Chile – Patagônia

Nós não precisamos ir tão longe para mergulhar no turismo radical! O Chile é considerado um dos melhores destinos para quem ama esportes e adrenalina na veia. A região é muito elogiada por turistas, dispondo de litoral extenso banhado pelo oceano Pacífico no oeste. Além disso, conta com a presença da cordilheira dos Andes, ao leste, o que lhe confere um relevo montanhoso e paisagens exuberantes para praticar trilhas extensas e desafiadoras. 

paisagens com varias montanhas na patagonia

  • Principais esportes: O Chile pode ser seu destino escolhido caso seus esportes de aventura mais queridos sejam trilhas, canoagem, escalada nas cordilheiras dos Andres, trekkings e surf.
  • Idioma local: Espanhol.
  • Moeda local:  Peso Chileno (CLP).
  • Outras atividades: Outros planos para se fazer ao visitar o chile podem incluir visitas a vinícolas da região (como no Vale do Colchagua e no Vale do Maipo), observar estrelas no deserto do Atacama e explorar cidades histórias com grande peso cultural, como a Valparaíso — Conhecida pela cultura boêmia e arquitetura repleta de cores!

6. Itália – Le Marche

“Voar voar, subir subir, ir por onde for, descer até o céu cair…”  Lembra da música ‘Sonho de Ícaro’? Em Le Marche, na Itália, atletas radicais levam a sério a parte de ‘voar, voar’.

Essa região da Itália se destaca (e muito!) no turismo radical, onde suas paisagens italianas e céu limpo tornam a cidade um paraíso para amantes do paraquedismo. Entre colinas e cidades históricas, lá você encontrará o cenário perfeito para descer ‘até o céu cair’.  Além disso, Le Merche fica perto do mar Adriático, nas quais suas águas calmas e cristalinas são o refúgio perfeito para descanso e férias.

  • Principais esportes: Ao visitar a Itália, você encontrará oportunidades para esquiar, praticar paraquedismo, ciclismo, vela e rugby.
  • Idioma local: Italiano.
  • Moeda local: Euro (€).
  • Outras atividades: Rota do vinho, caminhadas e trilas nas montanhas Sibillini, passeios de barco, mergulho na costa do Adriático e festivais tradicionais como “Caccia al Cinghiale” em Mondavio formam a verdadeira experiência italiana que muitos sonham!

Para passear pela costa italiana, chegar às praias lindas da região e aproveitar a aventura radical do paraquedismo italiano, conte com a Happy Tours para alugar seu carro e garantir transporte seguro e confortável.

7. Suíça – Interlaken

Você gosta de asa-delta? Se sim, visite os Alpes Suíços! Esta modalidade é muito reconhecida e praticada na região, devido às paisagens frias, naturais e majestosas da Suíça. O pais é repleto de montanhas imponentes, águas cristalinas, gramados verdes e vilarejos pitorescos, podendo ser o destino perfeito para seu turismo de esportes radicais.

Além disso, lá encontramos algumas das estações de esqui mais famosas do mundo: as estações na área de Interlaken contam com uma mistura de pistas demarcadas e áreas abertas para esquiadores e snowboarders de todos os níveis, do básico ao avançado.  Patinação no gelo, caminhadas com raquetes de neve e paragliding também são esportes radicais que encontramos por lá.

  • Principais esportes: Na suíça, você pode se divertir nas aventuras das trilhas de esqui, snowboard, parapente, pular de parapente, escalar montanhas, praticar ciclismo nas montanhas e ainda se arriscar (e se divertir) com escaladas e sentir aquele friozinho na barriga com base jumpping.
  • Idioma local: Alemão (predominantemente), francês e italiano (também são falados em algumas áreas da Suíça).
  • Moeda local: Franco Suíço (CHF).
  • Outras atividades: Para além dos gritos e ação dos esportes mais radicais do mundo que encontramos na Suíça, você também pode aproveitar passeios de trem panorâmicos (como o Jungfraujoch, Top of Europe), visitas a museus, fazer compras de artesanato local e produtos típicos suíços (coo chocolate e relógios) e ainda explorar cavernas e grutas (como as St. Beatus Caves).

8. África do Sul – Cidade do Cabo

Este é um dos destinos mais indicados para quem gosta de esportes radicais aquáticos. Isso porque a Cidade do Cabo fica localizada entre as montanhas e o mar, se tornando um local ideal (e muito bonito) para praticar surf, caiaque e velejar.

Saindo um pouco das águas e partindo para a cidade de Table Mountain (ou Montanha da Mesa), há tirolesas mais hardcore, escaladas radicais em montanhas rochosas, paraquedismo e trekking para se jogar de vez na aventura!

  • Principais esportes: Se divirta com esportes aquáticos e ao ar livre! Surfe nas praias do Atlântico, pratique windsurf, kitesurf, mergulho, faça trilhas nas montanhas, escalada, ciclismo e caiaque.
  • Idioma local: Inglês (predominantemente) Africâner e Xhosa.
  • Moeda local: Rand Sul-Africano (ZAR).
  • Outras atividades: Para além dos esportes mais radicais da Cidade do Cabo, você também pode aproveitar passeios de barco até a Ilha Robben, visitas ao Cabo da Boa Esperança, explorar o Jardim Botânico Kirstenbosch e fazer passeios de teleférico até a Montanha da Mesa. Além disso, degustar vinhos nas vinícolas locais e conhecer a vibrante vida cultural e gastronômica da cidade também são planos favoritos de turistas que visitam a região.

9. Nepal – Manaslu

Esse último destino é para quem pensa e respira escaladas! Para algumas pessoas, escalar é mais que um hobby, é estilo de vida.  Pensando nisso, o Nepal é o melhor destino. Muitos visitam o país para caminhar pelas trilhas intensas do Himalaia.

montanha coberta de gelo ao fundo com construções antigas

Com isso em mente, a cidade de Manaslu é apreciada por montanhistas do mundo todo, localizada no distrito de Gorkha, no noroeste do Nepal.  Mas atenção: essa viagem não é para iniciantes!

Por que falamos que não é para iniciantes? Porque são trilhas intensas, que se iniciam com caminhos pela floresta, rodeado de pinheiros e pela fauna local. Porém, o trajeto vai se intensificando pela trilha, escalando paredes de pedra e gelo que atingem alturas de mais de 7 mil metros. — É difícil, é radical, é fantástico!

  • Principais esportes: No Nepal, você encontra esportes radicais e divertidos como escalada nas montanhas gigantescas de Manaslu, alpinismo e trekking.
  • Idioma local: Nepalês.
  • Moeda local: Rupia Nepalesa (NPR).
  • Outras atividades: você também pode aproveitar as trilhas culturais e eventos religiosos da região, visitar a mosteiros budistas, explorar vilarejos tradicionais, observar a vida selvagem e a flora nativa.

Você já conhecia todos esses destinos para esportes radicais? São países onde definitivamente você encontrará trilhas envolventes e emoções à flor da pele para seus roteiros emocionantes!

Existem opções para todos os tipos de paixão pelo esporte de aventura, com mergulhos, montanhas, alpes, escaladas entre outros, todos envoltos de cenários naturais surpreendentes aos olhos.

Por falar em viajens para se aventurar, você pode conferir nosso artigo Como economizar em viagens internacionais? Veja 10 dicas! após terminar esta leitura!

O cenário dos esportes radicais no Brasil

Nossas paisagens favorecem os esportes radicais! O clima brasileiro, a vegetação e o relevo diversificados faz com que no Brasil sejam praticados diversos tipos de modalidades radicais por diferentes estados. Com isso, é possível aproveitar o frio na barriga, que somente a experiência dos esportes radicais oferecem, aqui em território nacional!

Uma ideia de viagem para aproveitar os esportes radicais no Brasil: Alugue uma minivan, chame a família, amigos ou colegas que também são apaixonados pela adrenalina e faça uma tour pelas aventuras que só nosso país pode oferecer, como paraquedismo sobrevoando a paisagem verde e praiana do Rio de Janeiro.  Conheça 10 viagens para fazer de carro pelo Brasil!

Dessa forma, sem precisar ir muito longe, você pode visitar grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e se divertir! Essas são grandes capitais do país onde você pode aproveitar esportes como paraquedismo, surf, rapel e rafting.

Para entender como alugar um carro maior para levar todo o pessoal nesta aventura, leia o artigo O que precisa para alugar um carro? Confira tudo com a Happy!

Esperamos que tenham gostado deste guia sobre os países mais radicais do mundo! Nós apresentamos os principais pontos turísticos para praticar esportes radicais, porém existem muitas outras regiões para explorar.

Para escolher sua próxima viagem radical, pense na modalidade que você pratica (ou deseja praticar), leia sobre a cultura local, compare valores de viagens, monte seu roteiro e claro, conte com a Happy Tour para alugar seu carro sem estresse! Somos especialistas em turismo e locomoção! Nossa missão é proporcionar o máximo de conforto e segurança em sua viagem através do aluguel de carros.

Acreditamos que você pode gostar muito deste conteúdo: Check list de viagem internacional: pra não esquecer nada. Por hoje é isso, te esperamos no próximo artigo!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.