Regras para usar cadeirinha ou bebê conforto no exterior

Regras-para-usar-cadeirinha-de-bebê

 

Viajar para o exterior já é um tanto trabalhoso e gera muitas dúvidas, imagine viajar com crianças pequenas! Entre as maiores delas está “como e qual usar: cadeirinha ou bebê conforto no exterior?”

É certo que esse cuidado jamais pode ser negligenciado em nenhum canto do planeta. As crianças são sensíveis, pequenas e suscetíveis à traumas se transportadas sem um equipamento de segurança.

Vale lembrar que cada faixa etária, peso e tamanho requerem um tipo adequado de proteção, que são desenvolvidos especialmente considerando as necessidades anatômicas dos bebês e crianças em relação ao design dos veículos.

Posso alugar uma cadeirinha ou bebê conforto no exterior?

Mais do que isso: deve! Ainda que as legislações de trânsito sejam muito particulares de país para país, algumas medidas de segurança são muito parecidas e quase universalizada, também por se tratar de produtos, como a cadeirinha ou bebê conforto que, no exterior, seguem os mesmo modelos. Além de alugar o carro, este é um ponto importante a ser verificado.
Mesmo cada estado das federações, como no caso dos EUA, tendo mais autonomia para legislar sobre o trânsito, deixar de usar os equipamentos básicos de segurança acarretará em penalizações pesadas.

Se antecipe, pesquise sobre a legislação de trânsito do país ou estado para o qual irá, para poder presumir o tipo de cadeirinha que precisará usar. No Brasil, a regra em relação aos modelos de cadeiras para bebês são:

  • Baby Car Seat (Bebê Conforto): indicado para crianças de até 2 anos e no máximo 16 quilos. Deve ficar posicionada em oposição à frente do carro, ao sentido contrário de como os outros passageiros estão sentados.
  • Forward-Facing Car Seat (Cadeirinha): Recomendado dos 2 aos 4 anos, o aparelho fica voltado para a frente do carro, no mesmo sentido de todos os outros passageiros. É grande, às vezes dá trabalho de carregar, mas salva vidas.
  • Booster (Assento Elevatório): Para crianças a partir dos 4 anos. Continua mantendo sua elevação para proteger o rosto e parte superior do torso de traumas. Muitos assentos elevatórios acompanham um encosto à parte ou que pode ser montado e removido de forma prática, de acordo com a necessidade.

bebe sentado na cadeirinha para bebe dentro do carro - Happy Tours

Nos EUA, por exemplo, a maioria dos estados legislam de que a partir dos 8 anos ou 1,45cm, as crianças já podem usar apenas o cinto de segurança comum, estando no banco traseiro. Enquanto as exigência do uso de bebê conforto são mais rígidas. As punições em multa também variam para cada estado.

No Canadá, o bebê conforto é exigido em boa parte das províncias até os 10 quilos e a idade permitida para andar apenas com o cinto no banco traseiro é de 9 anos.

Na Alemanha o uso de cadeiras adequadas é requerido até os 12 anos ou 1,55cm de altura!

Algumas dicas para viajar com crianças

Vale bastante a pena se informar sobre as legislações do estado que você irá, um detalhe negligenciado ou presumido das leis pode acabar resultando em uma multa inesperada. Saiba que as leis de trânsito em alguns destinos populares são bem mais rígidas do que as nossas.

Você consegue alugar sua cadeirinha, elevador ou bebê conforto direto com a locadora de carros ou comprá-la em alguma loja, mas não saia de carro com a criança sem o equipamento de segurança adequado, está bem?

Muitas vezes alugar é mais viável, por ser barato e, ao fim da viagem, ou você terá de abandonar a cadeirinha ou pagar o peso extra para despachá-la até seu país.

Caso os valores de aluguel sejam realmente caros, dá para levar a de sua casa, ao menos se for um assento elevador, já que os outros dois são totalmente inviáveis.

Algumas instruções para entender as medidas norte-americanas, ao interpretar suas legislações:

1 pound, ou libra, refere-se à 454 gramas.
1’ feet, o pé, refere-se à 30 centímetros
1” inch, a polegada, refere-se à 2,5 centímetros

Algumas lojas, principalmente as de departamento, próximas a centros de locação de automóveis podem inclusive possuir condições especiais para aqueles que estão com carros alugados.

bebe conforto instalado dentro do carro - Happy Tours

Tratando-se da segurança dos pequenos, é importante optar por um seguro de saúde, além do seguro do carro. Lembre-se que em países como os EUA, a saúde é majoritariamente privada e tem custos elevadíssimos até para procedimentos relativamente simples. Até uma pequena gripe é capaz de se tornar uma grande dor de cabeça.

Viajar é ótimo, com segurança e confiabilidade, melhor ainda. A Happy Tours possui um serviço completo de aluguel de veículos para que você possa desfrutar ao máximo o seu destino com praticidade, qualidade e ótimas condições.

Confira no blog outras postagens interessantes sobre viagens e locação de automóveis em diversos lugares diferentes. Ao acessar, aproveite e assine nossa newsletter para receber tudo em primeira mão!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.