Oktoberfest na Alemanha: dicas para aproveitar a festa ao máximo!

Você provavelmente já ouviu falar da Oktoberfest que acontece na Alemanha, não é? Esta é uma das festas mais conhecidas e cobiçadas do mundo inteiro. Apesar da Oktoberfest estar presente em muitos países diferentes, inclusive no Brasil, a original ocorre em Munique, capital da região da Bavária.

Existem muitos detalhes sobre a festa que você precisa conhecer, especialmente se está pensando em passar alguns dias pela região. Saber aproveitar a festa da melhor maneira possível, pode não ser tão fácil, uma vez que possui pormenores não muito conhecidos.

Pensando nisso, reunimos nesta publicação algumas informações sobre a festa, junto a um guia completo sobre como aproveitar a Oktoberfest ao máximo. Continue lendo e não perca nada!

Quer saber mais sobre os atrativos do país? Confira nossa publicação com dicas imperdíveis do que fazer na Alemanha!

A origem curiosa da Oktoberfest: uma festa de casamento!

Há muitas teorias que englobam a origem do festival e, assim como o funcionamento da Oktoberfest, a história reflete diretamente o contexto histórico do país.

Oktoberfest surgiu na Alemanha nos anos de 1800 quando o rei vigente (Rei Luís I) e a Princesa Tereza resolveram se casar em uma celebração pública que perdurou pelo mês inteiro. Todos os elementos presentes na celebração do casal estão presentes até hoje, com exceção da corrida de cavalos que foi substituída, nos anos seguintes, por cervejeiros.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a Oktoberfest não surgiu na expectativa de embebedar os convidados da festa, mas sim de celebrar o amor. Entretanto, a cerveja rapidamente ganhou destaque nos dias de celebração do casal. Isso porque as produções de cerveja aconteciam nos meses mais frios do ano e precisavam ser consumidas rapidamente para que novos lotes fossem produzidos.

O sucesso da festa foi tão grande que, no ano seguinte, uma nova edição foi apresentada ao público de Munique, repetindo-se também nos próximos anos depois daquele. Começando, portanto, uma nova tradição do país que faria sucesso mundial nos anos seguintes.

Como funciona a Oktoberfest na Alemanha

Todo ano a Oktoberfest recebe quase 7 milhões de visitantes, se levarmos em consideração somente o festival original em Munique. Além disso, a festa recebe nada menos que 7 milhões de litros de cerveja devidamente aproveitados pelos visitantes. Parece pouco para você?

Com 7 milhões de litros é possível preencher duas piscinas olímpicas e ainda sobrar mais cerveja.

O festival pode ser aproveitado, ainda, por crianças. Apesar da cerveja fazer grande parte do evento, a bebida não resume toda a festa. Trata-se de um festival para toda a família e, acredite, especialmente as crianças adoram aproveitar as músicas, desfiles e atrações culturais.

A festa tem início no mês de setembro, apesar do nome, e totaliza quase vinte dias de celebração. O primeiro dia é destinado a um lindíssimo desfile de abertura a céu aberto, com trajes e músicas típicas. Os horários variam de ano para ano e de dia para dia, mas geralmente seguem o padrão das 10 às 23 horas.

Há uma média de 15 galpões de cerveja por toda Oktoberfest que devem ser – todas – experimentadas!

3 Dicas para aproveitar a Oktoberfest ao máximo

Agora que você conhece as principais informações sobre a Oktoberfest, arregace as mangas, beba muita água e vamos para as dicas para aproveitar o festival ao máximo!

1. Beba com cuidado

A primeira dica para conseguir aproveitar bem a festa é beber com moderação. Mas calma, isso não quer dizer que você precisa beber pouco, já que, afinal, estamos falando sobre o festival cervejeiro mais conhecido do mundo, não é?

A dica é, apenas, entender seu limite, estar rodeado de pessoas conhecidas e saber previamente como você vai fazer para ir embora dali. Lembre-se que o festival tem quase 20 dias e você pode aproveitar quase todos se aproveitar com cuidado. Beba água, não se esqueça de comer de vez em quando e esteja rodeado de amigos.

Ninguém quer passar perrengue numa viagem internacional, não é? Por isso, inclusive, escrevemos o texto: “Dicas para viajar com segurança!”

2. Usufrua da gastronomia local

Não só de boa bebida vive a Oktoberfest: a gastronomia é outro delicioso atrativo do festival! Com comidas para todos os gostos, as refeições são tipicamente alemãs e incrivelmente saborosas. Uma dica interessante é, ainda, tomar um café da manhã reforçado antes de sair de casa e lembrar de comer, pelo menos, de três em três horas.

Ah! Não se esqueça de alternar com água e outros líquidos se não cerveja.

3. Desfrute dos desfiles e músicas regionais

Outros grandes destaques da festa são os desfiles da população, junto a cavalos e um bom e tradicional repertório musical. Todos os detalhes do festival fazem com que os visitantes mergulhem em um contexto histórico alemão surpreendente. Como já mencionamos, a cerveja é apenas um detalhe de todo potencial de entretenimento da festa que você pode – e deve! – aproveitar.

Atente-se a toda a programação para não perder nada e se organize com antecedência, seja financeiramente ou com um roteiro de viagem. Toda organização e planejamento são bem-vindos quando o assunto é viagem, portanto, não deixe nada de fora!

Se você gostou dessa publicação, também vai gostar do nosso post com guia de roteiro de museus na Europa. Afinal, a ida à Alemanha também pode se estender pelos países vizinhos. Isso se torna ainda mais fácil para quem aluga um carro no continente, e atravessa as fronteiras com muito mais praticidade. Já pensou na possibilidade? Leia o texto e crie seu roteiro!

Gostou das nossas dicas? Tem mais algum assunto que você queira ver por aqui? Conta pra gente!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.