Saiba tudo sobre a Calçada da Fama em Los Angeles!

Saiba tudo sobre a Calçada da Fama em Los Angeles!

calçada da fama

A estratégia de marketing dos comerciantes locais para atrair mais turistas deu tão certo que, hoje, a calçada da fama é uma das atrações turísticas mais famosas de Los Angeles, atraindo cerca de 10 milhões de visitantes por ano.

Hollywood Walk of Fame”, em inglês, ficou conhecida no mundo inteiro e virou um ponto turístico obrigatório para quem vai para a “Cidade dos Anjos” pela primeira vez.

No post de hoje, vamos te contar tudo sobre a calçada da fama. Continue a leitura para conferir!

Conheça as maiores curiosidades sobre a calçada da fama

A história é cheia de curiosidades. Você sabe, por exemplo, como faz para ter uma estrela na calçada?  Descubra agora!

  1. A ideia surgiu em 1953

A ideia original para a calçada da fama veio do presidente voluntário da Câmara de Comércio de Hollywood, E. M. Stuart, em 1953, sete anos antes do início das obras.

De acordo com um comunicado divulgado naquele ano, ele propôs a ideia como uma tática de marketing para “manter a glória de uma comunidade cujo nome significa glamour e emoção nos quatro cantos do mundo”.

  1. O conceito original inclui caricaturas

Demorou um pouco para ser definido um conceito e um esquema de cores. Entre as renderizações apresentadas, estava uma estrela que incluía uma caricatura do homenageado, plantada ao longo das calçadas marrons e azuis.

Ambas as ideias acabaram sendo rejeitadas – as caricaturas por causa da dificuldade e as cores, porque entraram em conflito com um edifício que a construtora imobiliária C.E. Toberman estava montando na Hollywood Boulevard.

  1. Originalmente tinham apenas quatro tipos de indicados

Atualmente, existem cinco categorias de indicados, contudo, lá nos primórdios da calçada da fama, havia somente quatro: cinema, televisão, música e rádio. Foi somente em 1984 que a categoria teatro foi adicionada.

  1. Duas leis atrasaram a construção da caminhada

Embora a construção da caminhada oficial tenha começado logo após a prévia das oito estrelas em 1958, dois processos impediram que a Walk of Fame inaugurasse, de fato.

Primeiro, um grupo de proprietários de comércios próximos que não aceitaram de início, avaliando uma cobrança de impostos de US $ 1,25 milhão para a construção da calçada. O juiz decidiu contra eles.

Posteriormente, Charlie Chaplin, Jr. exigiu 400 mil dólares em danos, pois seu pai não foi escolhido como homenageado de primeira.

O caso foi encerrado em 1960, com o velho Chaplin finalmente conseguindo a sua estrela em 1972, mesmo ano em que ganhou um Oscar honorário.

  1. A estrela de Stanley Kramer foi a primeira

Depois de todos os atrasos, a construção da calçada começou, oficialmente, em 8 de fevereiro de 1960.

O cineasta Stanley Kramer – diretor de “Os Desafiadores”, “O Vento Será Tua Herança”, “Julgamento em Nuremberg”, e “Deu a Louca no Mundo” – foi o primeiro homenageado a ter sua estrela gravada, em 28 de março de 1960.

  1. Estrelas de cinema são a maioria das estrelas

Das mais de 2.600 estrelas que a compõem, 47% delas estão – no momento – na categoria Motion Pictures, ou seja, das estrelas de cinema.

Em seguida, estão as estrelas de televisão (24%), música (17%), rádio (10%) e teatro (menos de 2%).

  1. A estrela de Muhammad Ali entrou na categoria teatro

estrela de Muhammad Ali na calçada da fama

Em 2002, quando foi determinado que o boxe era de fato uma forma de performance ao vivo, Muhammad Ali ganhou sua estrela.

Ela é a única na calçada da fama que não pode ser pisada, já que, a pedido do atleta, foi instalada na parede do teatro Dolby.

De acordo com o The Guardian, o lendário atleta não queria que seu nome fosse pisado por “pessoas que não tinham respeito por ele”.

  1. Qualquer pessoa pode indicar uma celebridade para ter uma estrela – mas ela deve concordar

É preciso mais do que apenas talento para ser indicado para uma estrela na calçada – e o processo de indicação não é brincadeira.

Embora qualquer um, incluindo fãs, possam indicar sua celebridade favorita, há um processo de inscrição completo que tem de incluir uma carta de acordo do indicado ou do empresário dele.

  1. Para ter uma estrela, é preciso pagar uma taxa de US $ 40.000

Ter uma estrela não é de graça, cada solicitação de indicação deve ter um patrocinador que concordará em cobrir os US $ 40.000 que são cobrados, para criar, instalar e mantê-la, pois ela é feita de terrazzo e latão.

  1. Nomeações póstumas são permitidas, mas há uma regra

Das de 24 estrelas que são colocadas em média a cada ano, uma é homenagem póstuma. A única regra é que a celebridade em questão tenha falecido, no mínimo, há cinco anos.

  1. Em 1994, 450 estrelas foram removidas durante a construção do metrô

Em 1994, as estrelas de 450 celebridades (alguns nomes como Elvis Presley, Marilyn Monroe, Walt Disney, Gene Kelly, Arnold Schwarzenegger e Charles Chaplin, entre outros) foram empacotadas e guardadas por aproximadamente três anos para permitir a construção de duas novas estações de metrô na Hollywood Boulevard.

  1. Estrelas múltiplas são permitidas

Hollywood Walk of Fame

As celebridades não estão limitadas a apenas uma estrela: Bob Hope, Roy Rogers, Mickey Rooney e Tony Martin têm estrelas em quatro categorias.

Além desses, mais de 30 nomes possuem estrelas em três categorias, incluindo Bing Crosby, Dean Martin, Frank Sinatra e Jack Benny.

Já o artista Gene Autry é a única celebridade a ter uma estrela em todas as cinco categorias da Hollywood Walk of Fame.

  1. Há dois Harrison Ford e dois Michael Jackson

Muitos fãs do Rei do Pop Michael Jackson tiram fotos, enganados, na estrela do apresentador de rádio Michael Jackson, afinal, a única diferença delas é o ícone representativo da modalidade de indicação.

E eles não são os únicos, o ator da era do cinema mudo, Harrison Edward Ford, ganhou uma estrela em 1960, enquanto Harrison Ford que fez o personagem Han Solo em Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) obteve a sua estrela em 2003.

Uma curiosidade é que quando o Rei do Pop faleceu em 2009, uma enorme multidão de fãs se reuniu para prestar homenagem a ele… Na estrela errada.

  1. Contagem de estrelas ficcionais

Há 16 celebridades fictícias com estrelas na calçada da fama (ou mais, se contarmos os Muppets e os Simpsons, por exemplo, já pertencem a uma estrela, porém são múltiplos personagens).

Mickey Mouse foi o primeiro a ser introduzido em 1978. Depois, Pernalonga, Pato Donald, Branca de Neve, Pica-Pau, Os Simpsons, Rugrats, Kermit, Big Bird, Godzilla, Ursinho Pooh, Os Munchkins, Shrek, Tinker Bell, Os Muppets (o que significa que Kermit e Big Bird têm duas estrelas cada), e o Snoopy também ganharam uma. A mais recente é a de Minnie Mouse, em 2018.

  1. Quatro estrelas já foram roubadas

Em 2005, Gregory Peck se tornou a quarta celebridade a ter sua estrela roubada da calçada.

Embora tenha sido substituída imediatamente, a estrela original nunca foi recuperada. Cinco anos antes do roubo de Peck, as de Jimmy Stewart e Kirk Douglas desapareceram e foram recuperadas na casa de um trabalhador da construção civil que tinha sido encarregado de protegê-las.

Uma das estrelas de Gene Autry também foi roubada e substituída posteriormente.

E aí, gostou das maiores curiosidades da Hollywood Walk of Fame, a “calçada da fama”? Deu vontade de conhecer?

Se você pretende ir para Los Angeles em breve não pode deixar de visitar esse ponto turístico tão legal.

E com um carro alugado fica tudo mais fácil, por isso, dê uma olhada nos preços das principais locadoras de automóveis aqui no site da Happy Tours.

Com um veículo a sua disposição, você tem a oportunidade de conhecer a calçada da fama e todos os outros pontos turísticos interessantes deL.A com a maior praticidade do mundo!

Alugar um carro na Happy Tours!

Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Facebook
Facebook