O que levar na mala de viagem internacional: um guia para viajar

Depois de preparar toda a documentação e estudar roteiros de viagem, chegou a hora de preparar as malas.

Para uns, é um momento divertido e para outros, uma sequência de dilemas. Programar o que levar na mala de viagem internacional é ideal para não ter transtornos nem com o despache nem com a falta de algo importante ao chegar no destino.

Como começar a preparar sua mala

Depois de escolher sua companhia aérea, você precisa consultar suas regras sobre bagagens. Hoje em dia, grande parte das companhias definem a mala grande, de despacho, com limite de até 23kg (contando a própria mala) e malas de mão, que vão dentro do avião, com até 10kg. Essas regras variam de acordo com a companhia, com algumas ainda permitindo 32kgs no despacho.

A primeira etapa de preparar uma mala de viagem internacional é estudar o clima da região durante a época de sua estadia. Mesmo para viagens no longo prazo, em que a previsão do clima não é tão precisa, vale a pena se basear na média de outros anos.

Roupas de frio costumam ser mais pesadas e ocupar mais espaço, e quando o frio é muito rigoroso, acaba valendo mais a pena comprar uma blusa mais resistente direto no destino e voltar vestindo ela, já que o ar dos aviões costuma ser bem forte.

Além do clima, considere quanto tempo vai passar em seu destino e se vai praticar atividades que exigem trocar de roupa.

Agora que você definiu o tipo de roupas e quantas trocas, em média, vai levar, é hora de começar sua lista.

Crie uma lista

Tenha uma lista preparada em seu celular ou no bloquinho de notas do quarto para anotar tudo aquilo que você considera importante levar de acordo com seu roteiro.

É importante pensar que, por mais que hotéis ofereçam toalhas e artigos de higiene pessoal, por exemplo, vale a pena ter ao menos uma toalha de banho e outra de rosto preparadas para situações emergenciais.

Vá escolhendo suas roupas favoritas para cada ocasião da viagem e separando elas em pequenas mudas completas, com calça, camisa, meias e roupa íntima. Crie várias pequenas trocas de roupas e organize na ordem em que vai usar, do topo para o fundo.

Separe um espaço para as compras

Se seu interesse é conhecer outlets, comprar eletrônicos ou souvenirs, não se esqueça que eles precisarão voltar na mesma mala, então, se não quiser ter que deixar nada para trás, deixe um espaço reservado para seus artigos novos.

Lembrando que é importante sempre levar eletrônicos em sua bagagem para mão e devidamente documentados, com nota fiscal preparada para declarar na alfândega (temos um post aqui em nosso blog te ajudando nessa etapa).

O se deve levar e não levar em sua mala de viagem internacional

Evite tudo aquilo que possa representar alguma ameaça física ou química dentro do avião, como objetos pontiagudos, com lâmina, que contenham componentes químicos potencialmente tóxicos ou inflamáveis. Aerossóis, por exemplo, devem ser levados apenas na mala para despachar.

Se vai viajar com algum tipo de equipamento técnico, como câmeras ou instrumentos musicais, o ideal é guardar todos os componentes juntos, para os agentes entenderem sua função, e de preferência na bagagem de mão que leve com você, quando possível.

Se viaja a trabalho, o ideal é que todos os documentos profissionais e afins também estejam na mala de mão.

Preparando a mala de mão

Não deixe de ir bem preparado para um novo ambiente, com uma pequena farmácia de medicamentos contra enjoo, dores físicas e estomacais. Se tomar medicamentos controlados, leve uma prescrição de seu médico, de preferência traduzida e assinada, apenas com a quantidade proporcional para a viagem.

Itens de higiene pessoal são importantes, mas devem seguir alguns critérios: nada líquido deve ultrapassar 100 mls, então compre um kit de necessaires que acompanhe separadores de plástico e, no mercado, procure pelos kits com pasta, enxaguante e escovas de tamanho mini, assim como kits de shampoo e condicionador.

Esses artigos são necessários mas devem ser levados na menor quantidade possível, para evitar criar peso com coisas baratas, que podem ser facilmente compradas no destino.

Em tempos de pandemia, itens como máscaras e álcool em gel se tornaram obrigatórios também, então não deixe de comprar um pacote de máscaras descartáveis que atendam aos critérios da companhia e, mesmo que ofereçam álcool no avião, leve sua própria reserva.

Todos seus documentos devem estar na mala de mão, preferencialmente com cópias autenticadas para evitar transtornos caso você perca algo.

Posso levar mochila no avião?

Grande parte das empresas permitem levar um item pessoal além de sua bagagem de mão, como bolsas ou mochilas, desde que sejam carregadas junto do passageiro. É importante conferir essa política individualmente com a agência para não precisar deixar sua mochila ou bolsa para trás.

Se puder utilizar uma mochila, o ideal é guardar itens que vai usar durante a viagem, como tablet, carteira, alimentos, máscaras, maquiagem entre outros itens.

E aí, ficou mais fácil preparar as malas agora? Aqui no blog da Happy Tours você confere as melhores dicas e informações para fazer a viagem da sua vida, assinando nossa newsletter você recebe nossas publicações em primeira mão para auxiliar nos preparativos!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.