Vai viajar em tempos pandêmicos? Vá preparado!

É com pesar que dizemos que a pandemia do coronavírus ainda é realidade em grande parte do mundo – o que acaba requerendo medidas preventivas, sobretudo em momentos de locomoção.

É certo que as companhias aéreas têm feito o possível e o impossível para manter os seus clientes protegidos por todo trajeto, desde a origem até o destino. Mesmo assim, junto dessas medidas de proteção externa, é importante que você, viajante, também tome alguns cuidados na hora da viagem.

Seja para uma viagem a trabalho, uma visita aos entes queridos ou uma volta para o seu lar, nós da equipe Happy Tours fizemos este post para te ajudar a se preparar com mais cautela em suas idas e vindas nesse momento pandêmico.

Ficou curioso? Então, segue a leitura!

Preze por um meio de transporte com menor contato humano

Sabemos que existem alguns destinos quase que impossíveis de serem atingidos dispondo apenas de transportes básicos. Mas, a depender de seu ponto de origem, talvez seja mais seguro e eficiente fazer o trajeto utilizando um carro.

Apesar do carro não ser o meio de locomoção mais rápido, como um avião ou um trem, certamente é o veículo mais seguro, uma vez que restringe o número de passageiros, evitando o contágio.

Quando utilizamos um ônibus ou avião para fazer uma viagem, estamos mais suscetíveis aos riscos de contaminação, uma vez que entraremos em contato com um maior número de pessoas.

E mesmo que você não possua um carro, alugá-lo pode ser uma opção. Não somente para chegar até o destino final, mas, principalmente, para se locomover dentro desse destino e acessar os pontos turísticos. Assim, você evita se locomover de ônibus ou metrô, protegendo-se ainda mais contra o coronavírus.

Caso opte por viajar de carro, cabem aqui algumas medidas de proteção, sobretudo se não for viajar sozinho. Confira algumas delas:

  • Mantenha os vidros abertos para a circulação do ar
  • Higienize todas as superfícies passíveis de toque
  • Higienize as mãos com álcool em gel ou água e sabão

Como se preparar efetivamente para viajar?

Caso o seu destino seja longínquo e a maneira mais viável de atingi-lo seja de avião ou de ônibus, então confira algumas de nossas dicas.

Mantenha-se informado sobre o destino

Sobretudo em viagens internacionais, é muito importante se informar sobre o sistema de saúde interno da região antes de seguir viagem, pois nunca se sabe qual emergências podem ocorrer durante a sua estadia.

Outro fator importante a tomar ciência é quais vacinas você deve tomar e quais são as doenças típicas do destino. Afinal, o seu sistema imune está fortalecido com anticorpos prontos para combaterem doenças do seu lugar de origem.

Por fim, se possível, tente evitar destinos que não possuam controle da pandemia ou ainda que possuam a incidência de doenças infecciosas cuja cura ainda é incipiente.

Higienização das mãos não pode faltar!

Independentemente do meio de transporte e do trajeto que você está disposto a percorrer, é imprescindível que você higienize constantemente as suas mãos para evitar o possível contato com vírus.

A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, permite que, em voos domésticos, os passageiros transportem 500ml de álcool em gel na bagagem de mão e 100ml em voos internacionais, criando condições para que os passageiros viagem com uma maior proteção.

Por isso, como medida protetiva, te indicamos levar consigo álcool em gel, bem como lenços umedecidos. Assim, você sempre terá recursos de sobra para higienizar as mãos.

Mesmo higienizando as mãos com álcool em gel, não deixe de fazer a limpeza adequada com água e sabão nas paradas de conexões entre destinos. Todo cuidado é pouco!

Não esqueça a sua máscara

Em tempos pandêmicos, a máscara tem que ser a sua segunda pele. Não tem como esquecê-la, ainda mais em uma viagem na qual o contato com pessoas é inevitável. Portanto, tenha sempre em mãos (ou melhor, no rosto) a sua máscara.

Estudos da Universidade de Duke, dos EUA, comprovam que a máscara de algodão tem uma ótima cobertura, podendo eliminar de 70% até 90% das gotículas de saliva. As máscaras N-95, embora aparentem ser as melhores proteções, tiveram desempenho quase análogo às máscaras de algodão, podendo reduzir a transmissão de gotículas em 0,1%, enquanto as máscaras cirúrgicas podem reduzir em mais de 90%.

Depois dessas informações, motivos para ter mais de uma máscara disponível para uso é que não faltam.

Contrate um seguro viagem

Nunca sabemos o que pode ocorrer em uma viagem, ainda mais em tempos de pandemia. Mesmo que nos preparemos para todas as situações que possam ocorrer, imprevistos estão aí para nos provar que, na verdade, nunca estamos e estaremos completamente e perfeitamente preparados para nada.

Sendo assim, aceitar que eventuais problemas podem acontecer é uma maneira inteligente de encarar uma viagem. Uma forma estratégica de buscar remediações possíveis para imprevistos é através da contratação de um seguro viagem.

Além de fornecerem suporte em momentos de extravio de bagagem e atrasos de voos, as seguradores ainda cobrem eventuais gastos médicos que se pode ter durante a estadia. Portanto, contratar um seguro viagem talvez se mostre a melhor forma de se preparar para uma viagem em tempos de pandemia.

Pronto! Agora você já sabe como se preparar antes de seguir viagem. Então, não esqueça de contar pra gente o que achou de nossas dicas de hoje. E, se quer ter acesso a mais conteúdos como esse, não deixe de conferir as demais postagens do nosso blog. Aqui, você encontra dicas úteis sobre aluguel de carros e dicas sobre os melhores destinos para se visitar ao redor mundo.

Nos vemos em breve.

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.