Como preparar uma viagem ao exterior com segurança e praticidade

Tem coisa melhor do que viajar? Agora imagine conhecer outras partes do mundo, quantas oportunidades únicas de conhecer culturas diferentes, arte e arquitetura e muita natureza.

Saber como preparar uma viagem com qualidade e antecedência é a chave para ter liberdade e segurança para onde quer que vá. Por isso, separamos dicas incríveis para te ajudar nesta empreitada. Confira a seguir!

Como começar sua viagem com o pé direito

Por mais redundante que possa soar: tudo começa do início. Escolher o roteiro, dar uma boa pesquisada pela internet, entender como anda a situação daquele país, se o momento é favorável ou não.

Cada região tem suas particularidades, e isso é natural em todo o mundo, mas é importante começar a acompanhar de perto as notícias do seu roteiro.

Busque uma boa agência de viagens

Se não tem experiência em viagens internacionais, nem arrisque dar os primeiros passos sozinho. Procure uma agência bem cotada e profissional para conhecer os critérios de visto para turista, já que cada país tem o seu.

Estude as exigências e antecipe a documentação, mas não antecipe demais, afinal, a maioria dos documentos têm validade. O ideal é fazer algumas cópias autenticadas de cada documento para carregar na viagem, papel não pesa nada e podem te salvar de grandes dores de cabeça.

Prepare seu roteiro de viagem

Alguns países exigem detalhes de sua viagem, com um roteiro presumido de passeio, além da apresentação de comprovação financeira para cada atividade. Se esse for o caso do país que você escolheu, essa já é uma ótima oportunidade para colocar toda sua viagem na ponta do lápis e traçar planos detalhados de tempo e custos.

Sites como Trip Advisor são ótimas fontes, com avaliações de dicas de outros turistas, assim você se livra de ciladas e ainda economiza na viagem. Se sua viagem for à trabalho, não deixe de fornecer detalhes, nomes e locais de prestação.

Fique de olho na cotação da moeda

Geralmente, a parte mais complicada de qualquer viagem é o poder aquisitivo, que determina se você vai conseguir curtir outlets ou vai ter que espremer cada moeda.

Observe o câmbio atentamente desde o momento em que decidir fazer sua viagem e vá comprando o dinheiro aos poucos, assim você aproveita as melhores oportunidades.

Lembre-se que existe um limite de compras na alfândega, a partir de um determinado volume, você passa a pagar impostos um pouco salgados sobre suas compras. Guarde todas as notas para declarar suas compras e evitar problemas com a aduaneira.

Conheça os costumes e como se proteger

Viajar para fora de sua nação exige uma série de cuidados, conosco e com o próximo, afinal, estamos em uma terra que não é a nossa, onde muitos gestos comuns no nosso dia a dia podem ter uma conotação diferente, e ninguém gosta de cometer gafes.

O povo brasileiro é bastante afetivo, gosta de conversar tocando, dar beijinho ao encontrar e tudo mais, mas alguns desses gestos podem constranger pessoas de outras nacionalidades.

Na dúvida, o ideal é manter uma certa impessoalidade, sempre com muito respeito e, na dúvida, perguntar. Perguntar não ofende e mostra que você se preocupa com a cultura local.

Não é difícil encontrar influencers e dicas interessantes sobre como se comportar em outros países.

Mais do que evitar constrangimentos aos outros, você também precisa se preparar para não ser enganado ou mesmo roubado. Todo cuidado é pouco, e preparamos um guia aqui em nosso blog para te ajudar a proteger suas malas, mochilas, o celular e a carteira.

Mais do que ser roubado ou passado para trás, é importante estar em contato. Não deixe de tirar muitas fotos com a localização ativada, fazer check-ins nas redes sociais e deixar uma cópia de seu roteiro com familiares e amigos.

Criar evidências de seus passos é sempre importante para qualquer tipo de ocasião internacional.

Não fique incontactável

Para ter mais autonomia, você não pode depender apenas do wi-fi de cafés e restaurantes: contrate um serviço de roaming com sua operadora ou compre um chip internacional temporário em seu destino.

Escolha um hotel qualificado e compartilhe todos os dados de contato com seus familiares. Ao optar por CouchSurfing ou Airbnb, escolha apenas anfitriões muito bem qualificados, pergunte para usuários que já se hospedaram no destino e tire todas as suas dúvidas com seu hoster.

Conheça o clima do local

Por não lidarmos com frios rigorosos, é raro encontrar roupas preparadas para dias de neve aqui no Brasil, mas elas podem fazer muita falta ao viajar durante o inverno do hemisfério Norte.

Não subestime o frio do inverno sobre os trópicos, conheça o clima de seu destino em detalhes.Se a cotação estiver favorável, o ideal é comprar uma roupa de frio adequada no destino, onde esse tipo de peça é mais comum e, logo, mais barata. Assim você até poupa espaço na mala.

Tome medidas de cautela especialmente em épocas de frio, pólen e transmissões virais, sazonais ou excepcionais. Se for alugar um carro, aprenda as técnicas para dirigir na neve.

Esteja com a saúde em dia e um seguro de qualidade

A maioria dos países vai exigir sua cartela de vacinas em dia e até algumas extras, dependendo do roteiro. Mais do que isso, é importante estar com a saúde em dia, pois há países onde não existe sistema público e uma ida ao médico pode custar uma pequena fortuna.

Problemas acontecem, especialmente em um ambiente diferente, por isso contratar um seguro de vida é um pré-requisito que jamais deve ser ignorado.

Se tomar remédios controlados, é fundamental levar as embalagens lacradas, em quantidades moderadas e sempre acompanhadas de uma prescrição médica, de preferência traduzida para a língua-alvo.

Alugue um carro

Táxis e transportes costumam ser muito caros para turistas, e como conhecemos pouco a região, o transporte público pode ser um desafio.

Se você quer autonomia, a opção ideal é o aluguel de carros internacionais, assim você desfruta roteiros fora do tradicional e se demora o quanto desejar em cada lugar.

Para quem vai viajar com a família, o custo per capita de cada membro certamente compensa o carro, sem contar com a segurança para as crianças e idosos.

Assim como para sua saúde, é fundamental contratar um seguro de veículo para viajar com segurança. A Happy Tours oferece uma variedade de grandes opções de carros, com locação online, mobilidade livre e praticidade para retirar seu veículo no destino.

Aprenda a língua do destino

Nada reflete mais uma cultura do que sua língua. Aprender o básico de uma língua, mais do que uma forma de sobreviver, é uma maneira de demonstrar respeito e interesse pela cultura local.

Aprenda as principais frases para pedir comida, licença, informações, desculpas e não deixe de ter bons aplicativos de tradução e interpretação instalados em seu smartphone para se situar em qualquer momento de sua viagem.

Em momentos de urgência, arranhe o bom e velho inglês, que é a língua franca nos dias de hoje e provavelmente vai conseguir fazer um contato básico.

Existem muitos livros e cursos de língua para viagem que são divertidos e cheios de dicas culturais que certamente serão produtivas na sua viagem.

E aí, está se preparando para aproveitar o melhor de suas férias? Com a Happy Tours você faz muito mais com segurança e autonomia, confira nossa página para alugar seu automóvel nos principais roteiros turísticos e confira nosso blog para as melhores dicas de turismo!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.