Como não ser roubado nem sofrer golpes: dicas de segurança para viajar

Se engana quem acha que só no Brasil o turista corre riscos: mesmo nos países supostamente mais seguros, roteiros turísticos têm uma série de riscos por natureza, e para evitá-los, é importante se informar bem de como não ser roubado no exterior.

Dicas de segurança para viagens internacionais

Se ser roubado no seu país natal já traz muita dor de cabeça e frustração, imagine passar por isso em um país distante, onde não se conhece direito a língua, as leis e tampouco pessoas próximas.

Pois é, o risco é multiplicado, não importa em qual parte do mundo. Por isso, estar atento e informado vai evitar muitos problemas em sua viagem!

Cuidados com a bagagem

Vamos começar pelo início: já falamos aqui no blog sobre bagagem e como o ideal é colocar tudo de valor em sua mala de mão, mas vale a pena reiterar essa dica: a mala de despacho é para roupas, calçados e outros acessórios de pouco valor, que podem ser facilmente substituídos.

Escolha um bom cadeado e fique atento ao conteúdo da mala

O ideal é escolher malas com cadeados no padrão aprovado pela TSA, ou do contrário, a imigração vai quebrar seu cadeado e deixar sua mala aberta caso precise verificar algo.

Uma dica interessante para malas mais simples é envolvê-las em bastante plástico, para evitar a ação de gangues e pessoas mal intencionadas.

Para evitar problemas com a alfândega, saiba bem o que levar na mala de viagem internacional e o que evitar para não ter atrasos nem dores de cabeça.

Fiquem sempre junto de sua mala

Se for a qualquer lugar, leve sua bagagem com você, sempre! Não importa o quão “rapidinho” seja, é nesse pequeno intervalo que você pode acabar sendo roubado.

Estude seu roteiro

É claro que queremos sempre saber do melhor de nosso roteiro, mas conhecer os relatos de outros viajantes é fundamental para aprender o que evitar.

Cada região tem um tipo tradicional de golpe, o ideal é desconfiar sempre e seguir sua intuição, desconfiando sempre daquilo que parece muito fácil e tentador.

Vá com sua viagem preparada e evite desviar de seu trajeto. Faça uma lista de viagem e deixe uma cópia com sua família. Sempre que possível, faça as reservas de tudo antecipadamente e faça check-in de tudo no celular, mantendo sempre o 4G ligado com a localização ativa.

Em cada local que visitar, envie um check-in online para alguém de confiança. Contrate um chip temporário de internet antes mesmo de chegar em seu roteiro, para garantir que não vai passar nenhum minuto sem internet.

Desconfie e recuse

Cuidado com pessoas muito charmosas; evite bebidas de estranhos e jamais ande sozinho ou acompanhe pessoas desconhecidas; muitas quadrilhas se especializam em parecer amigáveis para roubar estrangeiros.

Recuse ofertas que parecem boas demais para serem verdade e, se em qualquer momento alguém tentar te extorquir, procure um lugar público, com muitas pessoas, informe que vai procurar a polícia e que conhece seus direitos, se precisar, grite por ajuda. Se a extorsão vier da própria polícia, insista que conhece seus direitos e exige ser autuado no local.

Cuidado com ao usar transportes

Táxis costumam ter uma fama complicada em todo lugar do mundo. Se vai usar um táxi,pesquise quais companhias são seguras.

Antes de escolher seu roteiro, pesquise-o no mapa do celular e mantenha o GPS ligado durante a viagem para saber que não estão aumentando o roteiro para você gastar mais.

Ao entrar no táxi, finja que fala ao telefone e que alguém te espera em seu roteiro. Se puder optar por outros app licenciados como Uber, dê preferência, assim você conhece o perfil do motorista, seu roteiro e o preço antecipadamente.

Mas entre táxi, Uber e aluguel de carro, o último é sempre recomendado caso vá se locomover bastante, especialmente com família, os custos acabam sendo menores e a segurança muito maior.

Cuidado com pertences pessoais

Jamais se descuide de seus pertences pessoais: mochila sempre junto do corpo, de preferência modelos anti-furto.

Dê preferência aos cartões de crédito, mas tenha sempre dinheiro trocado consigo e nunca guarde dinheiro e cartão no mesmo lugar, assim, caso perca um, você ainda tem o outro.

Tenha uma pochete para guardar junto ao corpo, por baixo da blusa e use sua mochila para frente, ao viajar de metrô. Quanto mais bolsos secretos você tiver, menos chances dá para ladrões e golpistas.

Proteja seus documentos

Ande sempre com cópias autenticadas de seus documentos, como mencionamos em nosso post sobre viajar a trabalho para o exterior, e jamais confie seu passaporte a ninguém!

Tenha uma pasta especial e bem segura para seus documentos e tire cópias deles para manter guardados na nuvem, caso precise em qualquer ocasião.

Faça um seguro

Celulares, roupas e câmeras vão e voltam, você pode recuperar, mas sua vida tem um valor inestimável, e deve ser seu principal cuidado em qualquer viagem.

Não tente inventar meios de economizar com esse tipo de cuidado: muitos países têm sistemas de saúde diferentes e uma simples gripe pode vir acompanhada de uma enorme conta médica.

Além do seguro de saúde, é fundamental contratar um seguro para carro no caso de alugar um veículo, assim você pode viajar com toda a tranquilidade e estar bem assessorado em qualquer ocasião.

Ficou mais cauteloso com essas dicas? Cuidado nunca é demais. Conhecendo as empresas certas, sua viagem vai ter muito mais conforto e qualidade. Aqui no blog da Happy Tours você confere as melhores indicações de segurança, roteiros e conveniências para ter as melhores experiências!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.