Dicas para alugar um carro na Europa! Saiba como proceder

dicas-para-alugar-um-carro

Muitos turistas ainda tem dúvidas sobre os requisitos para alugar um carro na Europa. O destino é daqueles que valem a pena se dar o direito de ter um automóvel à disposição. É claro que vários países têm um sistema integrado de trens de ponta, mas isso ainda te restringe aos trilhos.

Outra característica da Europa, é a boa conservação das estradas, imagine o número de paisagens incríveis para contemplar em uma viagem de carro, além da possibilidade de cruzar países, conhecer o interior e as capitais. As vantagens são incontáveis, mais do que em qualquer outro lugar no mundo!

Tenho habilitação nacional, posso alugar um carro? Preciso de uma habilitação internacional?

Diferentemente dos Estados Unidos, onde é possível andar apenas com sua carteira de habilitação nacional, se você for parado na Europa, por qualquer procedimento de trânsito, é bem possível que tenha dores de cabeça por não portar uma habilitação internacional condizente com o tipo de automóvel que está pilotando.

Em muitos países, a idade requerida para a locação de um carro é de 25 anos, mas isso é variável, e pode ser inclusive maior com determinados modelos de automóvel.

Para ter uma habilitação internacional, você deve requerer junto ao Detran, aqui no Brasil, por essa modalidade de habilitação, apresentando sua documentação, passaporte e pagando uma taxa.

É relativamente burocrático e, quem sabe, demorado, mas vale a pena estar com sua situação totalmente regularizada para sair do país. Ao dirigir, leve sempre a Permissão Internacional para Dirigir (PID) retirada junto ao Detran, sua CNH brasileira, passaporte e toda a documentação básica.

carteira internacional de habilitação - Happy Tours

 

Como posso pagar? Preciso de um cartão internacional?

Definitivamente. Para alugar um carro na Europa você precisa arcar com a taxa de caução de garantia. Tenha certeza de que seu cartão está longe do prazo de expirar e que possui um bom limite de crédito. Para realizar a locação, você precisará de um cartão no seu próprio nome, caso vá ser o condutor.

Uma quantia será bloqueada temporariamente no crédito do seu cartão até a devolução. Diversas despesas relacionadas serão vinculadas a esse volume de crédito aprovisionado: vouchers, combustível, serviços especiais, seguro e outras taxas não inclusas.

Ao demandar um seguro, opte pelo mais completo e pesquise antecipadamente as condições. Vale ressaltar que se antecipar é fundamental, pois em determinados períodos é possível haver um fluxo muito grande de locações. Especialmente no continente Europeu, que contém tantos países distintos e uma série de eventos acontece paralelamente em cada lugar.

cartões de crédito internacionais

 

Onde retirar e devolver o carro? A quilometragem é livre?


Na maioria dos casos, ao alugar um carro na Europa muitos dos centros de locação, por praticidade, já se encontram nos aeroportos e estão conectados com diversas outras filiais ou parceiros.

Os pontos de retirada costumam ficar dispersos em outros pontos estratégicos, mas fique atento: se você já reservou antecipadamente seu veículo, o mais provável é que ele esteja em uma filial específica já reservado te esperando.

Muitas vezes não consiste em simplesmente alugar online um carro e retirá-lo em qualquer filial, pois esta pode estar em falta, enquanto na filial onde supostamente seu veículo o espera, estará ocioso por determinação da locação.

Já para a devolução, a menos que seja estritamente especificado pela locadora, pode ser que você precise pagar uma taxa extra para que aquele veículo seja retornado ao ponto de locação original. Mesmo podendo devolver em outro ponto diferente, isso não te exime de taxas. Talvez, dependendo da circunstância e das disposições, valha a pena devolver o automóvel de onde foi retirado, para poupar e evitar cobranças inesperadas.

No entanto, entenda que, por vezes, os veículos são alugados com pacotes de quilometragem. Nessa situação, caso exceda, você será taxado por quilometragem extra. Dessa forma, é importante considerar uma quilometragem livre, de acordo com seus roteiros definidos. Mas pense que é possível acontecer de você desejar estender a sua trip para outros lugares. E, assim, a quilometragem livre será necessária.

Como proceder em caso de multa?

Isso é relativo à legislação de cada país. Como o carro ficará vinculado ao seu cartão, a sua licença de automóvel e aos seus dados durante o tempo que o usar, é certo que a empresa saberá e terá meios para redirecionar as multa até você, que podem chegar até a sua casa no Brasil.

Na Europa a tecnologia rodoviária é de ponta e você será taxado, na maior parte dos países, apenas proporcional a intensidade da infração. Por exemplo, caso esteja uma quantidade pequena de velocidade acima do permitido, a multa será mais branda. Mas vale lembrar que as multas serão em Euros, o que, após a conversão, acabam ficando um tanto salgadas.

Informe sempre a locadora se achar que infringiu alguma regra e se atente aos seus retornos. O sistema de multas Europeu é moderno e fará com que você tome consciência da infração e das formas de resolvê-la. Procure entender junto a locadora os princípios de direção no país em que estiver.

 

Para conseguir curtir a sua viagem, com liberdade e segurança ao locar um automóvel, conheça a Happy Tours, que trabalha com os melhores serviços de aluguel.
Confira nossa página e nosso blog, você irá encontrar mais postagens importantes sobre destinos, curiosidades e facilidades durante sua viagem. Aproveite e assine nossa newsletter para receber todo o conteúdo em primeira mão!

Alugar um carro na Happy Tours!

Avalie o post

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.